Como será a Batalha do Armagedom - A luta entre o bem e o mal (Apocalipse)

ASSISTA NO YOUTUBE ► Como será a Batalha do Armagedom - A luta entre o bem e o mal (Apocalipse)

Durante toda a história da humanidade, inúmeras batalhas e guerras aconteceram. Algumas tiveram proporções pequenas e envolveram poucas nações, já outras foram praticamente no mundo todo. Exércitos lutaram por várias razões, por disputas de territórios, por religiões, idelologias, etc. Algumas, por motivos justos e, na maioria das vezes, injustos. Mas, independentemente dos motivos, uma coisa é fato: a dor e a morte causados por esses conflitos foram tão grandes que não podem nem ser calculados.

E a Bíblia nos diz que o futuro também será cheio de grandes batalhas. Certa vez, Jesus falou aos Seus discípulos que, no início das dores, ou seja, quando o tempo da vinda do anticristo estiver próximo de acontecer, ouviremos falar de guerras e rumores de guerras, onde nação se levantará contra nação, e reino contra reino (Marcos 13:7,8).

Porém, nada vai se comparar ao grande conflito profético que tem chamado a atenção de crentes e incrédulos no decorrer dos séculos: o Armagedom. E é sobre a batalha final que falarei na mensagem de hoje.

O Armagedom é profetizado como o acontecimento mais catastrófico e devastador da história humana. E, por mais que as pessoas acreditem ou não em seu contexto bíblico, sempre vemos o Armagedom sendo mencionado nos filmes e na literatura. Parece que todo mundo tem alguma noção sobre o que se trata esse evento, mas poucos sabem o que a Bíblia realmente diz sobre isso.

Tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, lemos não somente sobre a grande batalha final entre o bem e o mal, mas também sobre os eventos que acontecerão antes e depois dessa guerra.

E uma coisa que muita gente acredita é que a Bíblia fala do Armagedom para trazer medo e pânico às pessoas, para que elas se convertam e não tenham que sofrer com as consequências terríveis dessa batalha. Mas isso não é verdade. É claro que Deus espera que as pessoas entreguem suas vidas a Jesus Cristo e recebam a salvação (1 Timóteo 2:4,5), mas as Escrituras narram esse acontecimento para mostrar o quanto Deus está no controle de tudo, além de nos lembrar que os Seus planos não podem ser frustrados.

Um dia Deus acertará todas as contas, julgará todo mal e estabelecerá um reino universal de justiça. O desejo dos cristãos ao longo dos séculos será realizado com a segunda vinda de Jesus e a derrota daqueles que se opuseram a Ele na batalha do Armagedom. É por causa dessa esperança que estudamos as profecias, esperando o cumprimento das promessas de Deus. Por isso, vamos ver agora como essa guerra acontecerá!

A Bíblia diz que, durante os últimos dias do governo do anticristo, Deus derramará sobre a Terra Sua ira, com pragas e sofrimento a todos aqueles que O negaram e continuaram nos maus caminhos. Porém, ainda assim, as nações não se arrependerão e ainda blasfemarão contra o Seu nome. Então, no final dos sete anos da grande tribulação, Israel será cercado no monte Megido pelas nações que se juntaram ao anticristo.

Em Apocalipse 16, o apóstolo João nos conta que os governantes do mundo todo se reunirão para “a batalha do grande dia do Deus todo-poderoso” no lugar chamado Armagedom (Apocalipse 16:14-16).

E antes de continuar, vale a pena refletirmos o porquê de Deus ter escolhido o Monte Megido para essa batalha.

A palavra “Armagedom” vem do livro de Juízes, capítulos 4 e 5, no Antigo Testamento. Naquele tempo, o povo de Deus era pequeno diante dos inimigos, mas na batalha que ocorreu no monte do Megido, eles saíram vitoriosos. Portanto, o “Armagedom” é o símbolo de todas as batalhas onde os israelitas são inferiores aos seus inimigos, mas recebem livramento do Senhor. Quando Seu povo é oprimido, o Senhor intervém para libertá-lo e lhe dar a vitória.

E, voltando ao livro de Apocalipse, o apóstolo João conta que viu o céu aberto e que dele vinha Jesus montado em um cavalo branco, seguido de todos os exércitos celestes (Apocalipse 19:11-14). E em seu manto e em sua coxa estará escrito: “Rei dos reis e Senhor dos senhores” (Apocalipse 19:16).

Em seguida, um anjo chama as aves do céu para um grande banquete em que comerão a carne de todos aqueles que se levantaram contra o povo de Israel (Apocalipse 19:17-19).

Porém, essa guerra não será como as outras, que chegaram a durar dezenas de anos. Na verdade, a batalha do Armagedom durará pouco tempo, pois os inimigos serão esmagados sem qualquer esforço por parte do Senhor. É nesse momento que será derramado sobre o mundo a sétima taça da ira de Deus. Veja o que está escrito:

“O sétimo anjo derramou a sua taça no ar, e do santuário saiu uma forte voz que vinha do trono, dizendo: ‘Está feito!’ Houve, então, relâmpagos, vozes, trovões e um forte terremoto. Nunca havia ocorrido um terremoto tão forte como esse desde que o homem existe sobre a terra. A grande cidade foi fracionada em três partes, e as cidades das nações se desmoronaram. Deus lembrou-se da grande Babilônia e lhe deu o cálice do vinho do furor da sua ira. Todas as ilhas fugiram, e as montanhas desapareceram. Caíram sobre os homens, vindas do céu, enormes pedras de granizo, de cerca de trinta e cinco quilos cada; eles blasfemaram contra Deus por causa do granizo, pois a praga fora terrível.” (Apocalipse 16:17-21)

Depois disso, Jesus lançará o anticristo e o falso profeta no lago de fogo do inferno, e todos os homens que os serviram serão mortos e comidos pelas aves (Apocalipse 19:20,21). Em seguida, Jesus aprisionará Satanás (Apocalipse 20:1-3) e estabelecerá o seu governo de mil anos na Terra, onde governará juntamente com sua Igreja e também com aqueles que morreram durante a grande tribulação, por não terem se curvado ao anticristo (Apocalipse 20:4).

Esse governo de mil anos de Cristo desmente a ideia apresentada em filmes e livros de que o Armagedom é o fim do mundo. Ele não marcará a destruição do nosso planeta como muitos pregam, pois, segundo a Bíblia, a Terra é a morada eterna de todos que reconheceram Jesus como seu Salvador e fizeram a vontade do Pai. Veja o que está escrito:

“O Senhor ama quem pratica a justiça, e não abandonará os seus fiéis. Para sempre serão protegidos, mas a descendência dos ímpios será eliminada; os justos herdarão a terra e nela habitarão para sempre.” (Salmos 37:28,29)

Vale lembrar que este mundo será completamente renovado para que o povo de Deus habite nele eternamente. O apóstolo João viu um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham passado; e o mar já não existia (Apocalipse 21:1). Isso mostra o quanto Deus é poderoso, pois Ele irá purificar todo esse mundo que Satanás tentou destruir, removendo todos os efeitos do pecado.

O Armagedom também não é a destruição da humanidade, porque “uma grande multidão” de servos de Deus das tribos de Israel vai sobreviver (Apocalipse 7:9,14). Por mais que a Bíblia use a palavra “mundo” diversas vezes para se referir à Terra, ela também se refere à nossa sociedade perversa e a tudo que vai contra à Palavra de Deus (1 João 2:15-17). E é nesse outro sentido que o Armagedom será o “fim do mundo” (Mateus 24:3).

A Bíblia ainda conta que, após os mil anos do governo de Cristo, Satanás será liberto da prisão e tentará, pela última vez, derrotar Jesus e o Seu povo, porém, ele será derrotado e lançado no lago de fogo, onde já estarão o anticristo e o falso profeta (Apocalipse 20:7-10). Em seguida, todos os mortos se reunirão diante do Senhor para serem julgados e aqueles que não tiverem seus nomes gravados no Livro da Vida também serão enviados ao inferno, onde permanecerão por toda a eternidade (Apocalipse 20:11-15).

Você pode estar se perguntando: “E quando tudo isso irá acontecer?”. Por mais que todos nós já estejamos vendo sinais do fim dos tempos, nenhum de nós sabe exatamente quando acontecerão essas coisas (Mateus 24:36,37). O importante é permanecermos firmes com Jesus todos os dias. Você irá enfrentar muitas dificuldades, problemas e tentações para desistir dos caminhos do Senhor. Mas o Céu espera por você! Então fique firme e não desista, pois Cristo prometeu que estará com você até a consumação dos séculos, e quando você estiver com Ele, você será recompensado com uma alegria que nunca irá acabar, pois na Glória não haverá dor nem sofrimento!

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados