5 fatos impressionantes sobre os anjos que você não sabia!

ASSISTA NO YOUTUBE ► 5 fatos impressionantes sobre os anjos que você não sabia!

Uma das perguntas que mais ficam na mente do cristão está relacionada aos anjos. Afinal, o que são esses seres celestiais e como eles podem impactar a nossa vida? Em toda a Bíblia existem, pelo menos 300 referências a anjos. Seja no Antigo ou no Novo Testamento, sempre vemos exemplos de anjos trabalhando em favor dos filhos de Deus.

Vamos ver uma passagem do Livro de Atos que fala sobre um livramento que o anjo deu ao apóstolo Pedro quando estava na prisão:

“Na noite anterior ao dia em que Herodes iria submetê-lo a julgamento, Pedro estava dormindo entre dois soldados, preso com duas algemas, e sentinelas montavam guarda à entrada do cárcere. Repentinamente apareceu um anjo do Senhor, e uma luz brilhou na cela. Ele tocou no lado de Pedro e o acordou. ‘Depressa, levante-se!’, disse ele. Então as algemas caíram dos punhos de Pedro. O anjo lhe disse: ‘Vista-se e calce as sandálias’. E Pedro assim fez. Disse-lhe ainda o anjo: ‘Ponha a capa e siga-me’. E, saindo, Pedro o seguiu, não sabendo que era real o que se fazia por meio do anjo; tudo lhe parecia uma visão” (Atos 12:6-9).

A Bíblia diz que quando Pedro foi preso por pregar a Palavra, a Igreja orou fervorosamente por ele. E, em resposta ao clamor do povo, o Senhor enviou um anjo para libertar o apóstolo. Pedro estava num sono tão profundo que a Bíblia diz que o anjo teve que bater nele para despertá-lo. As algemas, então, caíram de seus pulsos, a porta da prisão se abriu e Pedro foi embora.

Olha a importância dos anjos! Saber quem eles são e qual papel eles desempenham nos planos de Deus pode nos ajudar muito na vida cristã. Por isso, eu vou te mostrar as 5 perguntas mais comuns sobre os anjos e vou respondê-las de acordo com a Palavra de Deus.

1) Qual é o papel dos anjos?

A palavra grega e hebraica para anjo se traduz como "mensageiro", que é exatamente o que os anjos são. Eles são seres espirituais que realizam a vontade do Senhor e não devem ser adorados, porque eles são como nós e estão em obediência a Deus (Apocalipse 22:8,9).

Os anjos cuidam de nós e nos protegem quando o Senhor ordena, e, na maioria das vezes, fazem isso se que nós saibamos. Veja o que a Bíblia diz:

“Seja constante o amor fraternal. Não se esqueçam da hospitalidade; foi praticando-a que, sem o saber alguns acolheram anjos.” (Hebreus 13:1,2)

Deus criou os anjos com um propósito, assim como criou cada um de nós. Na Bíblia, há três tipos de anjos mencionados: os querubins (Gênesis 3:24), os serafins (Isaías 6:2) e o Arcanjo Miguel, que é uma espécie de líder dos outros anjos, sendo o mais poderoso e com maior autoridade (Apocalipse 12:7). Todos eles fazem parte do exército do Senhor e cada um recebe um trabalho específico e realiza a vontade de Deus comunicando Suas mensagens, tanto pelo que dizem como pelo que fazem (Salmo 103:20,21).

2) Nós nos transformamos em anjos quando morremos?

Muitas pessoas acreditam que, quando alguma pessoa boa morre, ela vai para o céu e se transforma em anjo. Porém, isso não é verdade. No céu seremos parecidos com os anjos, no sentido que viveremos eternamente, mas ainda seremos diferentes deles (Mateus 22:30), porque os anjos foram criados de forma separada da humanidade. Em Gênesis 1 está escrito:

“Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gênesis 1:27)

Adão e Eva foram criados à imagem de Deus. E a Bíblia não diz em lugar nenhum que os anjos foram criados da mesma maneira, por mais que, às vezes, eles assumam a forma humana para transmitir as mensagens de Deus às pessoas.

Além disso, a Bíblia não diz que os anjos são redimidos em Cristo como os humanos. Cristo morreu na cruz pelos pecados da humanidade, e não pelos anjos. E isso é tão grandioso que até os anjos desejam experimentar esse presente de Jesus, porque eles não o receberam como eu e você recebemos (1 Pedro 1:12).

Por outro lado, os anjos já são seres perfeitos, sem pecado. Enquanto nós, só conseguiremos atingir esse patamar quando formos para a eternidade e recebermos o nosso corpo santificado.

3) Nós seremos levados ao céu por um anjo?

Acredito que sim! Nós podemos ser levados ao céu por um anjo quando morrermos. Há uma parábola em Lucas 16 em que Jesus conta a história de um homem rico que vivia apenas para satisfazer as suas vontades e um pobre mendigo. O homem rico ignorou a Deus e, quando morreu, foi separado do Senhor para sempre e nunca teve outra chance de consertar os seus erros. Já o pobre homem, apesar de sua situação miserável, nunca perdeu a sua fé no Pai. Veja o que aconteceu quando ele também morreu:

“Chegou o dia em que o mendigo morreu, e os anjos o levaram para junto de Abraão” (Lucas 16:22)

Os anjos estão aqui para nos ajudar e, na Bíblia, somos ensinados que eles estão sempre conosco para nos proteger dos ataques de Satanás. Da mesma forma, também podemos confiar que eles nos levarão ao céu quando chegar a hora.

4) Os anjos podem se afastar de Deus?

Certamente você já ouviu falar que Satanás foi um anjo de luz. A Bíblia diz que ele era o anjo mais poderoso do céu. Porém, ele não estava satisfeito com o seu posto e quis tomar o lugar que era de Deus. Então, o Senhor puniu aquele ser expulsando-o do céu e, como castigo, fará com que ele passe a eternidade no inferno (Isaías 14:12-15 / Ezequiel 28:14-17).

E Satanás não se afastou de Deus sozinho. Durante a sua rebelião, ele conseguiu convencer um terço dos anjos a fazerem o mesmo. Eles também foram expulsos do céu, tornando-se anjos caídos, também conhecidos como demônios. O apóstolo João relatou esse evento de forma poética em Apocalipse 12. Veja o que ele disse:

“Então apareceu no céu outro sinal: um enorme dragão vermelho com sete cabeças e dez chifres, tendo sobre as cabeças sete coroas. Sua cauda arrastou consigo um terço das estrelas do céu, lançando-as na terra. O dragão colocou-se diante da mulher que estava para dar à luz, para devorar o seu filho no momento em que nascesse.” (Apocalipse 12:3,4)

Hoje, Satanás e seus demônios governam a Terra (João 14:30 / 2 Coríntios 4:4), porém, quando Jesus voltar, eles receberão a condenação que merecem. A Bíblia não apresenta oportunidades para esses anjos caídos se arrependerem e serem perdoados como Deus nos perdoa. Isso porque, como vimos agora há pouco, Cristo derramou Seu sangue pelos nossos pecados - Ele não fez isso para salvar os anjos caídos.

5) Cada pessoa tem o seu anjo da guarda?

A ideia de um anjo da guarda é popular em nossa cultura. Eu já ouvi relatos de muitas pessoas que, mesmo não tendo nenhuma religião, disseram terem sido resgatadas por um anjo durante uma experiência de quase morte.

Houve ocasiões na Bíblia em que anjos vieram ajudar um dos escolhidos de Deus. Por exemplo: um anjo fechou a boca dos leões para que Daniel não fosse devorado; Eliseu e seu servo foram cercados por muitos anjos; um anjo apareceu no meio da tempestade para avisar Paulo que ele sobreviveria a um naufrágio. Em alguns Salmos diz que os anjos se unem para a proteção dos servos de Deus. Porém, diferente desse pensamento, nenhum ser humano recebe de Deus um anjo da guarda específico quando vem ao mundo. Em Mateus 18, Jesus disse:

"Cuidado para não desprezarem um só destes pequeninos! Pois eu lhes digo que os anjos deles nos céus estão sempre vendo a face de meu Pai celeste.” (Mateus 18:10)

Aqui Jesus está nos dizendo que os anjos de Deus estão à disposição dos cristãos e fazendo tudo o que o Senhor os ordena para cuidar de Seus filhos. Porém, não há uma passagem sequer que diga que cada anjo do céu é responsável por uma pessoa na Terra. Se fosse assim, o que aconteceria com o anjo de uma pessoa que morreu, por exemplo? Ele se aposentaria? Creio que não.

A única passagem da Bíblia que parece indicar que existe anjo guarda é o versículo 7 do Salmo 34, que diz:

"O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra" (Salmos 34:7).

No entanto, este versículo não prova que existe um anjo da guarda para cada pessoa. Ele apenas mostra o cuidado de Deus por aqueles que o temem, ou seja, aqueles que amam a Deus e não querem desagradá-Lo. E repare que o anjo "acampanha-se" ao nosso redor, que tem o mesmo significado de montar e desmontar acampamento.

Conclusão

A Bíblia diz que os anjos são ministros de Deus para servir aqueles que vão herdar a salvação (Hebreus 1:14). Porém, você nunca deve adorá-los nem pedir nada pra eles, porque eles não fazem nada por conta própria. Eles só recebem ordens de Deus (Salmos 103:20).

E se você ler os evangelhos verá que Jesus nunca recorreu aos anjos em momento algum, nem quando Ele estava sendo morto na cruz. Sempre foram os anjos que vieram até Jesus e o serviram, como aconteceu no final do seu jejum no deserto e quando Ele estava sofrendo no Getsêmani (Mateus 4:11 / Lucas 22:43). Por isso, quando você for orar, fale diretamente com Deus, em nome de Jesus e o Senhor enviará anjos para te socorrer e te proteger. Amém?

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados