Descubra como será a vida no céu e se vamos reconhecer nossos parentes na eternidade

ASSISTA NO YOUTUBE ► Descubra como será a vida no céu e se vamos reconhecer nossos parentes na eternidade

Diversos versículos da Bíblia nos dizem como será o céu. E uma das passagens que eu mais gosto e que mais enchem o meu coração de alegria e esperança está registrada no capítulo 21 de Apocalipse, que diz:

“Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: ‘Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus. Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou". (Apocalipse 21:3,4)

Uma das dúvidas mais comuns das pessoas em relação à vida no céu é se iremos reconhecer nossos familiares quando estivermos ao lado de Cristo. E esse questionamento é muito válido porque nós, seres humanos, passamos toda a nossa vida aqui na Terra construindo relacionamentos e cultivando amizades uns com os outros. Nós queremos ter por perto as pessoas com quem nos identificamos e, por isso, seria maravilhoso se elas estiverem conosco também na eternidade, não é mesmo?

Por isso, hoje eu vou responder algumas dúvidas em relação ao céu e como serão os nossos relacionamentos:

A Bíblia não dá muitos detalhes de como será a nossa vida lá no céu, mas o que ela mostra é suficiente para entendermos que vamos reconhecer um ao outro. Eu não sei se você sabe, mas quando Jesus voltar, nós seremos transformados e estaremos com Ele em nosso próprio corpo, e não como “espíritos” que ficam vagando. A Bíblia diz que, depois que Jesus ressuscitou, Ele apareceu aos seus discípulos e eles ficaram com muito medo porque acharam que estavam vendo um “espírito”. Mas Cristo os acalmou e os mostrou como era seu novo corpo espiritual. Veja o que está escrito:

“Ele lhes disse: “Por que vocês estão perturbados e por que se levantam dúvidas em seus corações? Vejam as minhas mãos e os meus pés. Sou eu mesmo! Toquem-me e vejam; um espírito não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho.’ Tendo dito isso, mostrou-lhes as mãos e os pés. E por não crerem ainda, tão cheios estavam de alegria e de espanto, ele lhes perguntou: ‘Vocês têm aqui algo para comer?" Deram-lhe um pedaço de peixe assado, e ele o comeu na presença deles” (Lucas 24:36-43).

Perceba que Jesus mostrou as mãos e os pés para que vissem que Ele era de carne e osso. E como não acreditaram, Jesus pediu algo para comer. Então os discípulos lhe deram um peixe assado e Ele comeu junto com eles para mostrar que, apesar de ser um corpo espiritual, ele ainda se alimentava.

Em Apocalipse 1:5 está escrito que Jesus foi o primeiro filho que foi ressuscitado, e isso significa que a ressurreição Dele serve de modelo para a ressurreição de todos que crerem Nele. E assim como Ele subiu ao céu com um corpo glorificado, nós também teremos um corpo glorificado (Filipenses 3:20, 21) para que possamos ter uma vida normal no céu, onde poderemos tocar as pessoas que amamos e até nos alimentarmos.

Por exemplo: depois de tomar a última Ceia, Jesus disse aos discípulos que não beberia do fruto da videira até aquele dia em que beberia novamente com eles no reino de Deus (Mateus 26:29). E isso mostra claramente que no céu nós seremos pessoas “reais”, e não “espíritos desencarnados”. Você já imaginou o quanto seria ruim se, quando você chegasse no céu, não pudesse abraçar as pessoas que você ama? Seria muito triste, não é mesmo? Mas graças a Deus que não será assim. Veja algo interessante que Jesus disse:

“Digo-vos que muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugares à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus” (Mateus 8:11).

Jesus quis dizer que lá no céu nós iremos conhecer Abraão, Isaque e Jacó, e por causa disso, eu tenho certeza que nós iremos reconhecer também nossos entes queridos. Tudo isso mostra que no céu nós teremos comunhão uns com os outros e seremos pessoas reais. Outro ponto importante é que, assim como Jesus foi reconhecido pelos seus discípulos depois de ter ressuscitado, nós também seremos reconhecidos no céu. Manteremos a nossa identidade e teremos consciência das coisas, porque Deus não fará uma “lavagem cerebral” em nós. É claro que não teremos pensamentos ruins ou sentimentos que nos tragam tristeza, porque no céu não haverá dor. Será um lugar de muita alegria, porque a presença de Deus estará conosco para sempre!

E você pode estar se perguntando agora: “Mas, pastor, a Bíblia não diz que a nossa aparência irá mudar no céu?”. Sim! Quando deixarmos esta terra, Deus nos dará novos corpos. Os corpos que teremos no céu não serão como nossos corpos terrestres, pois eles passarão por uma grande transformação (1 Coríntios 15:51,52).

Porém, isso não nos impedirá de reconhecer aqueles que passaram em nossas vidas durante a nossa caminhada pela Terra. Mesmo com outra aparência, seremos capazes de identificar os nossos amigos. E quem nos prova isso é o próprio Jesus. A Bíblia diz que quando Jesus estava no monte com os discípulos, ele se transfigurou e “o seu rosto brilhava como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz” (Mateus 17: 2). E, mesmo estando com uma aparência diferente, os discípulos ainda podiam ver quem Ele era, além de Elias e Moisés, que vieram do céu para falar com Ele.

Outra garantia que temos quando chegarmos ao céu é que não haverá mais pecado. Neste mundo, sofremos muito com o pecado e as tentações. Mas, quando morrermos e ressuscitarmos, tudo será bem diferente. Veja o que está escrito em Apocalipse 21:

“Nela jamais entrará algo impuro, nem ninguém que pratique o que é vergonhoso ou enganoso, mas unicamente aqueles cujos nomes estão escritos no livro da vida do Cordeiro.” (Apocalipse 21:27)

E isso tudo acontecerá graças ao sacrifício de Jesus, que nos livrou do julgamento de nossos pecados ao morrer na cruz em nosso lugar. Graças a Ele é que nós receberemos os nossos corpos celestes. Não teremos que nos preocupar com os problemas que enfrentamos em nossas vidas antigas e nem teremos desentendimentos com as outras pessoas. O céu será maravilhoso e desfrutaremos completamente do Paraíso ao lado do Criador e daqueles que foram importantes para nós neste mundo e que também entregaram suas vidas a Cristo.

Conhecer e reconhecer nossos familiares e amigos no céu é uma bênção muito grande que podemos esperar quando deixarmos esta Terra. Em 1 Tessalonicenses 4, o apóstolo Paulo consolou alguns irmãos em Cristo que estavam chorando pela morte de seus amigos. Ele disse:

“Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança. Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e juntamente com ele, aqueles que nele dormiram.” (1 Tessalonicenses 4:13,14)

Aqui, Paulo se refere ao reencontro com aqueles que dormem em Cristo. Por isso, não precisamos chorar como os outros que não têm fé ou confiança na Palavra de Deus, pois quando chegarmos ao céu, reencontraremos aqueles que tanto amamos.

Eu não quero te dar uma falsa esperança de todas as pessoas do mundo que morreram estão no céu, porque não estão. Mas quero te dizer que se os seus familiares e amigos queridos clamaram a Jesus até mesmo no último momento de suas vidas, Deus os perdoou e os salvou! E é essa confiança que você deve ter, pois a Bíblia diz que "todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" (Romanos 10:13).

E para concluir, quero te dizer que eu realmente acredito que na eternidade nós vamos ter tempo de sobra para nos relacionar com os outros, porém, esse não será o nosso foco principal, porque estaremos muito mais ocupados em adorar a Deus e desfrutar das maravilhas do céu. E quando nos reunirmos com nossos parentes e amigos, será para falarmos da graça de Deus, do amor Dele, dos Seus milagres, e você pode ter certeza que será maravilhoso! Deus te abençoe.

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados