O cristão deve ter medo da sexta-feira 13?
por: Antonio Júnior
“Pastor, eu sirvo a Deus, mas confesso que ainda tenho medo da Sexta-feira 13. Sempre que essa data chega, lembro dos filmes de terror que assisti e das histórias de morte que os meus amigos e parentes contavam. Além disso, ainda tenho dúvidas se esse dia realmente traz azar. Será que o cristão deve ter medo da sexta-feira 13?”
R: Algumas pessoas (inclusive cristãs) ficam tão paralisadas na sexta-feira 13 que evitam fazer atividades normais, como sair de casa, trabalhar, ir ao supermercado, fazer exercícios físicos no parque, etc. Alguns, inclusive, não viajam de avião e nem pegam a estrada de carro. Por isso, antes de responder a sua pergunta, quero falar um pouco sobre essa data:
Ninguém sabe ao certo de onde surgiu a lenda de que as sextas-feiras 13 são datas malignas, que trazem azar e maldição. O que sabemos é que existem várias superstições sobre esse dia. Uma delas é que o "número 13" e o dia "sexta-feira", ambos relacionados ao azar, ganham mais força ainda quando se juntam.
Além dessa combinação, está a numerologia, que considera o "12" um número completo, como por exemplo: os doze meses do ano, doze signos do zodíaco, doze horas do relógio, doze tribos de Israel, doze apóstolos de Jesus, etc., enquanto o número 13 é considerado irregular, incompleto. Por causa disso, existem muitas superstições que "dão azar" como: não passar debaixo das escadas, não quebrar espelhos, ver um gato preto atravessar o nosso caminho, etc, que são apenas crenças que levam as pessoas a cumprirem falsas obrigações e terem medo de coisas insignificantes.
Mas a verdade é que muita gente, principalmente da indústria da música, da literatura e do cinema, tiram muito proveito desse medo irracional da sexta-feira 13 para ganhar dinheiro. Cada vez que essa data chega, novos livros, músicas e filmes que tratam sobre misticismo ou outra coisa relacionada ao mal, são lançados no mercado. Quem não se lembra dos filmes "A Hora do Pesadelo", em que Freddy Krueger assombrava todo mundo!? Eu morria de medo desse filme quando era adolescente e não sei porquê, mas eu continuava assistindo aquilo. Hoje vejo o quanto o diabo trabalha forte para manter as pessoas debaixo de uma opressão gerada pelo medo.
Agora sim, quero responder a sua pergunta:
O medo da sexta-feira 13 é baseado em superstição, por isso, não pode ocupar a mente ou o coração do cristão. Aliás, nenhuma data deve ser temida por aqueles que pertencem a Deus. É importante que você saiba que tudo o que acontece na sua vida está sob o controle do Senhor, que é Soberano. Ele também governa completamente o universo e nada pode frustrar os Seus planos e a Sua vontade. O profeta Isaías escreveu: "Do oriente convoco uma ave de rapina; de uma terra bem distante, um homem para cumprir o meu propósito. O que eu disse, isso eu farei acontecer; o que planejei, isso farei" (Isaías 46:11).
Além disso, o diabo (Satanás) se aproveita dessas brechas vindas das superstições e lendas, para colocar medo nas pessoas e incentivá-las a se envolver com ocultismo, exoterismo, invocar demônios, fazer rituais, etc. E nós precisamos tomar cuidado com isso! Não é por acaso que a Bíblia diz: "Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar" (1 Pedro 5:8).
Então, meu irmão, não permita que sua fé seja abalada por essa lenda da sexta-feira 13 ou por qualquer outra coisa. Antes de conhecer a Cristo, você estava escravizado pelo inimigo e por isso vivia com medo. Mas, agora, você é filho do Deus Vivo! Então, não se submeta a isso. Também não acredite que essa data traz azar, pois isso é pura superstição, e nós não podemos ser cristãos e, ao mesmo tempo, supersticiosos! Está escrito: "Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro" (Mateus 6:24).
Diante disso, quero que você reflita: você acredita no poder de libertação de Deus ou não? Você vive com medo ou vive pela fé no Filho de Deus? Você é escravo das superstições e mentiras, ou você é uma pessoa liberta pelo sangue de Jesus? Se você tem dificuldade para abandonar esses medos supersticiosos, peça para o Senhor te ajudar. Se você fizer isso, o Espírito Santo fará com que esse sentimento ruim vá embora e você estará sempre alegre, independentemente do dia ou das circunstâncias. Por isso, caminhe firme com Cristo todos os dias e graça e a paz dEle estarão sempre com você!
LEIA MAIS:
Perguntas sobre datas comemorativas
Perguntas sobre outros assuntos
Perguntas sobre situações de crise