5 sinais de que o diabo está manipulando você! - (O 5º acontece muito)

ASSISTA NO YOUTUBE ► 5 sinais de que o diabo está manipulando você!

O maior erro que as pessoas cometem é subestimar o poder e a influência de Satanás em suas vidas. É claro que o mal nunca será maior que a proteção do Senhor, mas não é por isso que podemos deixar de ter cuidado e vigiar. Veja o que o apóstolo Pedro disse:

“Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.” (1 Pedro 5:8)

O diabo está ativo e trabalhando para tomar conta de toda a sua vida. Ele tem muitas armas para usar na vida de um cristão e seu interesse é prejudicá-lo, destruindo sua vida espiritual e contaminando a sua família. Satanás usa essas armas para guerrear contra Deus e a sua obra de Salvação. A Bíblia diz que o inimigo veio para roubar, matar e destruir (João 10:10), mas Cristo veio para nos dar vida em abundância. Diante disso, eu vou te mostrar 5 formas de satanás manipular a sua vida.

1º sinal de que o diabo está te manipulando - Alimentando seu ego

A Palavra de Deus revela que o ego teve sua origem no céu, quando Lúcifer, um anjo ungido, se tornou adversário de Deus, exaltando a si mesmo. Veja o que está escrito:

“Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte;?subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo” (Isaías 14:13,14).

Lúcifer colocou a sua própria vontade acima da vontade de Deus, e as conseqüências dessa atitude não foram boas. A Bíblia diz que Deus o expulsou do céu e ele foi lançado à terra.

Satanás, então, trouxe o seu ego rebelde consigo e acabou seduzindo Eva. Sua estratégia era mostrar a ela que se comesse da árvore proibida, seria conhecedora de todas as coisas, assim como Deus é. A desobediência de Adão e Eva contra a única proibição dada por Deus, trouxe o pecado e o ego junto com ele. Conseqüentemente, toda a humanidade ficou separada de Deus e inclinada a satisfazer suas próprias vontades.

E assim como aconteceu com Eva, a arrogância pode entrar facilmente na vida do cristão. Existem algumas formas de elevar o próprio ego, mas o mais comum é por causa do sucesso. Aqueles que são bem sucedidos, no trabalho, no ministério ou em casa, podem esquecer de onde vieram. É muito fácil se humilhar diante de Deus quando tudo parece dar errado, mas é mais fácil esquecer-se Dele e querer levar todo o crédito quando as coisas vão bem.

Esquecemos de agradecer a Deus por abençoar nossas vidas, e em vez disso nos concentramos em nós mesmos. Isso deixa um espaço para Satanás entrar. Ele sempre vai te encorajar a inflar o seu ego, e te fazer pensar que você é melhor que os outros. Mas a Bíblia nos mostra que não somos melhores do que os outros só porque somos bem sucedidos ou mais experientes. Veja o que está escrito:

“O conhecimento traz orgulho, mas o amor edifica. Quem pensa conhecer alguma coisa, ainda não conhece como deveria. Mas quem ama a Deus, este é conhecido por Deus." (1 Coríntios 8:1-3)

2º sinal de que o diabo está te manipulando - Te convencendo a pecar

Uma maneira de Satanás começar a te manipular é te convencendo de que desobedecer a Deus não é tão grave assim. Você vai começar a pensar coisas como, "será só uma vez", "ninguém está olhando", ou “não tem nada a ver”.

Quando o povo de Israel saiu do Egito, ainda desorganizado e sem um exército formado, os amalequitas não levaram em conta o despreparo dos israelitas e se voltaram contra eles (Êxodo 17:8-16). Por esse motivo, Deus prometeu que iria riscar a memória dos amalequitas de debaixo dos céus (Êxodo 17:14). E cerca de 200 anos depois, coube ao Rei Saul a tarefa de exterminar os amalequitas (1 Samuel 15:2,3). A ordem de Deus para Saul foi muito clara. Veja o que Ele disse:

“Vá e ataque os amalequitas, destruindo totalmente aquilo que eles tiverem” (1 Samuel 15:3a)

Saul não deveria poupar nada e ninguém entre os amalequitas. No entanto, ele decidiu poupar o rei e os melhores animais dos amalequitas (1 Samuel 15:8,9), com a desculpa de oferecer os animais como sacrifícios a Deus (1 Samuel 15:15). Isto é, Saul não cumpriu a ordem de Deus e escolheu confiar em sua própria sabedoria. Qual foi o resultado? Ele perdeu o seu reinado e Davi ocupou o seu lugar (1 Samuel 15:28).

Irmãos, precisamos ser radicais com o pecado, não pode haver tolerância a ele em nossas vidas. Veja o que está escrito:

“Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus. Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês” (Tiago 4:4,7)

Então, quando você cai, ainda que seja apenas uma vez, Satanás vai começar a te empurrar para um buraco cada vez mais fundo. Não existe nenhuma desculpa para o pecado contra Deus. Quando sentirmos que cometemos um erro, precisamos nos arrepender rapidamente, pedir o perdão de Deus e ficarmos atentos para não continuar repetindo esses erros no futuro. 

3º sinal de que o diabo está te manipulando - Dizendo para você não agir

Deus faz tudo na hora certa, e é importante ser esperar Nele com confiança. Porém, uma maneira do diabo manipular os cristãos é convencendo-os de que não precisam agarrar as oportunidades que passam por eles, como fazer a obra de Deus, começar um relacionamento, aceitar um novo emprego, por exemplo. 

Deus pode estar tentando falar com você e mostrando o que Ele quer que você faça, mas talvez você não está agindo porque Satanás está dizendo que ainda não é a hora. Ele vai dizer que você não está pronto ou que não é bom o suficiente. Ele vai colocar medo, insegurança, timidez, tudo para que você se acomode e fique sem fazer nada, e assim não desfrute dos planos que Deus tem para a sua vida.  

4º sinal de que o diabo está te manipulando - Te levando a fazer comparações 

Se você está conectado em qualquer rede social, com certeza teve um momento em que você viu a vida luxuosa de outra pessoa e desejou que tivesse o mesmo. Você pode até olhar para seus amigos e ver as coisas que eles têm em sua casa ou o casamento aparentemente "perfeito", e sentir que sua vida não era tão boa assim... Você compara sua renda e seu emprego com seus colegas de trabalho, ou pensa que sua vida é uma droga em comparação com eles. Temos essa percepção de que a grama do vizinho é muito mais verde e melhor do que a nossa, e isso é tudo coisa do inimigo. Ele quer que nos sintamos mal, e que nossas vidas sejam realmente terríveis a tal ponto de acharmos que não vale a pena viver.  

5º sinal de que o diabo está te manipulando - Diminuindo sua autoestima

Muitos cristãos vivem se culpando depois de terem cometido um pecado, pois ninguém gosta de decepcionar a Deus. Mas, às vezes, podemos ser um pouco duros demais conosco. Você pode pensar: “Ah, eu já estraguei tudo. Eu sou um fracasso, poderia muito bem continuar, mas agora não dá mais.” 

O diabo quer que você se odeie e se sinta terrível sobre todas as atitudes erradas que cometeu. Em vez de se enxergar do jeito que Deus te vê (alguém que merece amor, respeito e perdão), Satanás vai dizer que você é inútil, incapaz e que não é bom o suficiente para andar com Deus. Você se sentirá desencorajado, achando que não há saída, que as coisas sempre serão assim e que tudo é culpa sua. Então você poderá pensar que não pode contar com a ajuda de Deus e das pessoas e que você mesmo terá que se virar sozinho. 

E todos esses ataques do inimigo começam na sua mente. Ele sopra mentiras que são como dardos inflamados, mas se você resistir pela fé, você irá vencê-lo! Amém? Com o tempo, você entenderá a diferença entre o mal e o bem e poderá reconhecer mais facilmente esses ataques. Lembre-se: se você não reconhecer as estratégias de Satanás, será muito mais difícil derrotá-las.

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados