2 lições da história de Ester para você superar a crise
por: Antonio Júnior
ASSISTA NO YOUTUBE! CLIQUE AQUI ► 2 lições da história de Ester para você superar a crise
Durante esse período de pandemia, muitas pessoas estão tendo que adiar ou até mesmo cancelar os seus planos. Casamentos estão sendo desmarcados, viagens de férias tão sonhadas estão ficando para trás. Além disso, empresas estão fechando e demitindo seus funcionários, e milhões de pessoas estão angustiadas por não saberem como será o futuro daqui pra frente. Enfim: o novo coronavírus mexeu com a rotina de todo mundo e agora precisamos aprender a lidar com a crise.
Diante do que estamos vivendo, muitos têm se questionado: Por que isso aconteceu exatamente nessa fase da minha vida? Por que essa pandemia não veio um ou dois anos atrás? Mas, a verdade, meus irmãos, é que as crises sempre aconteceram e devemos pedir força e sabedoria a Deus para reagirmos bem diante delas.
Essa situação difícil me faz lembrar da história da rainha Ester, uma mulher que teve uma grande importância para o povo de Deus. Se o Senhor não tivesse agido através da vida dela, o povo de Israel provavelmente teria sido destruído antes mesmo da chegada de Jesus. E, como consequência, a história da humanidade seria totalmente diferente.
Por isso, na mensagem de hoje, eu quero te mostrar duas atitudes que Ester tomou quando ela e o seu povo passaram pelo pior momento de suas vidas. E para aprendermos com a rainha Ester sobre os propósitos de Deus em tempos de crise, precisamos, em primeiro lugar, conhecer um pouco de sua história:
O povo Hebreu estava sob domínio da Pérsia há mais de 120 anos. Certo dia, durante um grande banquete, o rei daquela nação, chamado Assuero, pediu para que a rainha Vasti desfilasse diante dos convidados para exibir a sua beleza. Porém, ela se recusou e não atendeu ao pedido do marido, que ficou muito irado com aquilo e ordenou que fosse escolhida outra mulher para ocupar o posto de rainha.
Passado algum tempo, o rei, por conselho de seus sábios, resolveu convocar todas as mulheres virgens e bonitas do reino. Após uma seleção, ele iria escolher sua nova rainha.
Morava naquela cidade um homem chamado Mardoqueu, que tinha sido trazido como escravo de Israel. Ele morava com sua prima, Ester, uma moça muito bonita que havia ficado órfã ainda criança. Ele a adotou e passou a cuidar dela como se fosse sua própria filha.
Aconteceu que Ester foi levada pelos guardas do rei Assuero ao palácio juntamente com outras mulheres. Mas, ela foi orientada por Mardoqueu a não revelar que era do povo judeu, porque os persas poderiam lhe fazer mal.
Passado um ano, o rei começou a chamar as moças que havia selecionado e então, Ester se apresentou diante do rei, que ficou completamente apaixonado pela beleza daquela mulher e fez dela a sua nova rainha. Veja o que a Bíblia diz:
“O rei gostou mais de Ester do que de qualquer outra mulher, e ela foi favorecida por ele e ganhou sua aprovação mais do que qualquer das outras virgens. Então ele lhe colocou uma coroa real e tornou-a rainha no lugar de Vasti. E o rei deu um grande banquete, o banquete de Ester, para todos os seus nobres e oficiais. Proclamou feriado em todas as províncias e distribuiu presentes por sua generosidade real.” (Ester 2:17,18)
A vida no palácio seguia normalmente até que o rei Assuero decidiu honrar um amigo dele chamado Hamã, assinando um decreto real que obrigava todas as pessoas da Pérsia, incluindo os escravos judeus, a se prostrar diante da presença de Hamã. Mas Mardoqueu não cumpriu essa ordem, porque era fiel somente a Deus.
Alguns empregados do palácio contaram isso a Hamã e ele ficou muito irritado. Porém, a sua raiva não foi apenas contra Mardoqueu, mas contra todos os judeus que viviam entre os persas. Então, ele foi falar com o rei e pediu para que todos os filhos de Israel fossem mortos (Ester 3:8).
E o rei Assuero atendeu ao pedido de Hamã, enviando um decreto alertando a todos os povos que os judeus deveriam ser mortos, tanto mulheres como crianças e velhos. E o mais triste é que os judeus não poderiam se defender, nem fugir.
Ao receber aquela terrível notícia, Mardoqueu foi até a sua prima Ester e pediu para que ela usasse o seu cargo de rainha da Pérsia para interceder pelo seu povo diante do rei. Mas Ester disse ao seu primo que ninguém podia entrar na presença do rei sem ser chamado, caso contrário, seria condenado à morte, a não ser que o rei lhe concedesse o perdão.
E, se formos analisar, Ester não estava errada em tentar salvar a sua vida. Ela foi sensata, afinal de contas, estava casada com um rei pagão que era tão doido que o simples fato de entrar em sua presença sem ser convidado já era motivo para morrer. Ela poderia pensar: “Deus me colocou nesta posição para um propósito e não para arriscar minha vida”.
Mas foi nesse momento que Mardoqueu abriu os olhos de Ester a respeito da gravidade daquela crise. Veja o que ele disse a ela:
“Não pense que pelo fato de estar no palácio do rei, de todos os judeus só você escapará, pois, se você ficar calada nesta hora, socorro e livramento surgirão de outra parte para os judeus, mas você e a família de seu pai morrerão. Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha?" (Ester 4:13,14)
Repare na última frase que Mardoqueu disse a Ester: “Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha?”. Foi esse questionamento que mudou a postura da rainha Ester em relação à crise que ela e todo o povo de Deus vivia naquele momento!
Então, Ester pediu para que todo o seu povo orasse por ela e jejuasse por três dias e três noites. Depois disso, foi falar com o rei Assuero que, surpreendentemente, não ficou bravo com ela. Ela, então, convidou o rei e Hamã para um banquete, pois queria lhe pedir um favor.
Durante o banquete, o rei perguntou à sua esposa Ester qual era o pedido que ela queria fazer. Ela, então, respondeu:
“Se posso contar com o favor do rei, e se isto lhe agrada, poupe a minha vida e a vida do meu povo; este é o meu pedido e o meu desejo. Pois eu e meu povo fomos vendidos para destruição, morte e aniquilação. Se apenas tivéssemos sido vendidos como escravos e escravas, eu teria ficado em silêncio, porque nenhuma aflição como essa justificaria perturbar o rei". (Ester 7:3,4)
Surpreso com aquele pedido, o rei Assuero perguntou à Ester quem havia planejado fazer aquelas coisas tão terríveis. E ela disse que foi Hamã. Em seguida, o rei ainda descobriu que aquele homem estava querendo enforcar Mardoqueu (Ester 6:10), só que Hamã não sabia que Mardoqueu era querido pelo rei Assuero, pois havia salvo a vida do rei no passado (Ester 2:21-23).
Diante de tudo aquilo, o rei decretou que Hamã fosse enforcado. Depois disso, o rei deu a Ester a casa de Hamã e deu a Mardoqueu o seu anel real que antes pertencia a Hamã. Então, Ester se lançou aos pés do rei e chorou e implorou por seu povo, pois o decreto contra eles ainda vigorava e seria cumprido em pouco tempo.
O problema é que um decreto assinado pelo rei jamais poderia ser cancelado (Ester 8:8). Porém, Assuero autorizou que outro decreto fosse feito, permitindo que todos os judeus pudessem se defender dos ataques que viriam e lutassem contra quem tentassem matá-los. E a Bíblia diz que o povo de Israel matou 75 mil inimigos (Ester 9:16) e que, após aquela batalha, todos festejaram, pois sabiam que haviam recebido um grande livramento do Senhor.
Glória a Deus, meu irmão! O Senhor é fiel com todos que o amam e obedecem a Sua Palavra, mesmo nos momentos mais complicados.
E agora eu quero refletir com você sobre duas atitudes que Ester teve naquele momento de crise para que você possa se inspirar em seu exemplo nesse tempo de tanta incerteza e medo que estamos vivendo.
1) Primeira atitude: não pense apenas em si mesmo
Quando Mardoqueu foi até a rainha Ester pedir para que ela intercedesse pelo seu povo, a primeira reação dela foi tentar proteger a si mesma, pois sabia que poderia morrer se fosse até a presença do rei sem ser convidada. E quando nos sentimos ameaçados ou estamos diante de uma crise, é comum pensarmos primeiro em nós, pois temos um instinto de sobrevivência muito forte. Mas, devemos agir como Ester, que pensou primeiro nos outros e entendeu que havia um propósito de Deus para a sua vida.
Então, reflita: Quem sabe se não foi para um momento como esse que o Senhor quer te usar? Nesta crise, pense em como você pode ajudar ao próximo com os recursos que você tem, e eu tenho certeza que Deus irá te honrar e cuidar de você. A Bíblia diz:
“Nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. Cada um de nós deve agradar ao seu próximo para o bem dele, a fim de edificá-lo. Pois também Cristo não agradou a si próprio, mas, como está escrito: "Os insultos daqueles que te insultam caíram sobre mim". (Romanos 15:1-3)
Segunda atitude: creia que Deus não vai te abandonar
A Bíblia conta que Mardoqueu não tinha dúvida que Deus iria trazer livramento ao seu povo (Ester 4:13,14). Da mesma forma, nós não sabemos o que o Senhor fará para nos tirar dessa crise. Mesmo que passemos por momentos muito difíceis no futuro, não podemos deixar de acreditar que Deus sempre cuida do Seu povo e lhe dá o livramento, assim como está escrito no Salmos 34:
“O justo passa por muitas adversidades, mas o Senhor o livra de todas” (Salmos 34:19).
CONCLUSÃO
Amém? Como acabamos de ler, as adversidades e aflições sempre farão parte da nossa vida, e se Deus permitiu essa pandemia justamente nos dias de hoje, devemos procurar entender qual é o seu propósito e o que podemos fazer para ser parte da solução.
Ficar reclamando ou procurando achar um culpado para tudo, não irá resolver nada. Devemos crer que, assim como a rainha Ester, não estamos aqui na Terra por acaso. Talvez, não consigamos fazer grandes coisas, mas todos nós podemos tomar pequenas atitudes que farão uma grande diferença.
Jesus disse que, se dermos até mesmo um copo d’água a um de Seus pequeninos, estaremos fazendo isso ao próprio Senhor e não perderemos a nossa recompensa (Mateus 10:42; 25:40). Por isso, se você tiver disposição e amor no coração, isso já é suficiente.
Que Deus te abençoe e te use em todos os momentos da sua vida!