Palavra de Deus para hoje: A soberba é um veneno para a nossa alma - (Falando ao Coração)

ASSISTA NO YOUTUBE ► Palavra de Deus para hoje: A soberba é um veneno para a nossa alma

A soberba é um mal que precisa ser combatido em nossas vidas. Ela destrói projetos, sonhos, relacionamentos, além de causar depressão, tristeza, e muitos outros problemas.

Em Lucas capítulo 18, Jesus contou a parábola do fariseu e do publicano. Ele disse: 

"Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro, publicano. O fariseu, em pé, orava no íntimo: ‘Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano. (...) Mas o publicano ficou à distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: ‘Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador’”. (Lucas 18:10,11,13)

Ao contar essa história, Jesus nos mostra duas formas de oração; e mais do que isso, dois modos de vida com Deus completamente diferentes. Enquanto o fariseu foi soberbo ao se julgar melhor que os outros, o publicano reconheceu que era pecador e que não merecia sequer se aproximar da presença do Senhor.

A pessoa soberba é aquela que acha que pode mandar em Deus e que Ele é obrigado a atender suas vontades. Ela acha que só porque tem um conhecimento da Bíblia, uma vida religiosa e não comete certos pecados, que é melhor que as outras. Já o publicano, ou seja, o pecador, é aquele que reconhece que não tem nada de bom para oferecer a Deus, e que se não for a Sua misericórdia, ele já estaria condenado.

A Bíblia diz que Deus resiste aos soberbos e dá graça aos humildes, por isso devemos sempre reconhecer que tudo vem do Senhor. Além disso, temos que ter muito cuidado com nossas palavras e pensamentos, pois eles revelam o que está em nosso coração.

A soberba é um veneno que se não for combatido, vai nos contaminando e nos afastando da graça de Deus, mas quando nos arrependemos e reconhecemos nossas limitações como aquele publicano fez, somos perdoados e reconciliados com o Pai.

Se continuarmos a leitura da parábola de Jesus, veremos que aquele homem foi humilde e por isso recebeu o perdão do Senhor e voltou para a sua casa justificado; já o arrogante, que se orgulhava de jejuar e dar o dízimo, teve suas orações rejeitadas e continuou sem perdão.

Lembre-se: quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado!

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados