O que aconteceu em Sodoma e Gomorra vai se repetir! - Como se proteger da ira de Deus
por: Antonio Júnior
ASSISTA NO YOUTUBE ► O que aconteceu em Sodoma e Gomorra vai se repetir!
Estamos vivendo em uma época em que a imoralidade vem crescendo cada dia mais. As pessoas estão cada vez mais promíscuas e, consequentemente, mais distantes de Deus. E não tem como pensar em todas essas coisas sem nos lembrar de Sodoma e Gomorra, as duas cidades mais imorais de toda a Bíblia.
E diante dessa triste realidade dos últimos dias antes da volta de Jesus, é muito importante conhecermos a história dessas duas cidades do Antigo Testamento e compreender o porquê elas foram destruídas, para que não venhamos a cometer os mesmos erros das pessoas que moravam ali.
Mesmo tendo acontecido há milhares de anos, a história de Sodoma e Gomorra nos lembra que Deus, por mais amoroso que possa ser, também é justo, se ira, e tem paciência limitada com os pecados do ser humano.
A grande verdade, meus irmãos, é que Deus está irritado com a imoralidade do mundo atual assim como estava nos tempos de Sodoma e Gomorra. E diante disso, eu te pergunto: Qual tem sido a nossa postura diante de tanto pecado? Será que nós estamos participando de tudo isso também?
Por isso eu vou te mostrar que existem alguns motivos importantes para conhecermos a história de Sodoma e Gomorra. O primeiro deles é que a história dessas cidades é comparada à segunda vinda de Cristo. Veja o que o próprio Jesus disse:
“Aconteceu a mesma coisa nos dias de Ló. O povo estava comendo e bebendo, comprando e vendendo, plantando e construindo. Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu fogo e enxofre no céu e os destruiu a todos. Acontecerá exatamente assim no dia em que o Filho do homem for revelado.” (Lucas 17:28-30)
A volta de Jesus é semelhante aos tempos de Ló e das duas cidades, não somente por causa das coisas que acabamos de ler, mas também por causa do crescimento da imoralidade sexual. E, da mesma forma com que a maioria da população de Sodoma e Gomorra foi destruída por esse pecado, muitos também serão destruídos no juízo final.
O segundo motivo é porque Jesus nos pede para nos lembrarmos de uma personagem desta história. No versículo 32 desta passagem, Jesus diz: “Lembrem-se da mulher de Ló!” (Lucas 17:32). E eu vou te explicar daqui a pouco porque Jesus nos chamou atenção para isso.
E o terceiro motivo é porque Sodoma e Gomorra ficaram como exemplo para sabermos o que acontecerá com aqueles que praticarem os mesmos pecados. Veja o que o apóstolo Pedro disse:
“Deus condenou as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinzas, tornando-as exemplo do que acontecerá aos ímpios” (2 Pedro 2:6).
Agora que eu te mostrei os motivos pelos quais devemos conhecer a fundo a história de Sodoma e Gomorra, vamos ver 8 lições que podemos tirar dela.
1ª Lição: Nunca se afaste de Deus
A primeira coisa que devemos saber sobre Sodoma e Gomorra é sobre Ló. Quem foi esse homem e porque ele é tão importante nessa história toda. Para isso, vamos ver o que a Bíblia diz em Gênesis 11:
“Esta é a história da família de Terá: Terá gerou Abrão, Naor e Harã. E Harã gerou Ló.” (Gênesis 11:27)
De acordo com este versículo, Ló era o sobrinho de Abraão. Você provavelmente já sabe que Abraão não podia ter filhos, então ele praticamente adotou seu sobrinho já que seu pai havia morrido quando Ló ainda era jovem.
Como Abraão era servo de Deus, entendemos que Ló também era, pois havia apreendido com seu tio sobre o Senhor. Abraão e Ló eram muito ricos e donos de muito gado. Tanto que os pastores de Abraão e Ló brigavam por falta de espaço. Sendo assim Abraão decidiu se separar do seu sobrinho. Enquanto Abraão seguiu em Canaã, Ló foi para Sodoma, que era banhada pelo rio Jordão e, por isso, tinha a terra fértil e era muito próspera.
Às vezes nós precisamos nos separar de pessoas importantes. Querendo ou não, Abraão já havia feito isso quando Deus lhe pediu para deixar seus parentes e ir para uma terra desconhecida. Porém, ele nunca se separou da pessoa mais importante: o próprio Deus.
Mas Ló acabou se encantando com tudo o que Sodoma proporcionava a seus habitantes e acabou se casando e tendo filhas com uma mulher sodomita daquela região. Por mais que continuasse acreditando em Deus, Ló se afastou Dele para viver a sua vida naquele lugar que, por mais que parecesse muito bom, não tinha a presença do Senhor e era habitado por um povo idólatra.
Acontece que a presença de Deus em nossas vidas é indispensável. Por isso, devemos ser como Abraão e não deixar a presença do Senhor no dia em que formos chamados a sair da casa dos nossos pais, nos casar, ou se precisarmos nos separar de alguém importante por qualquer motivo.
E se algum dia alguém nos abandonar ou sair da nossa vida, não podemos nos esquecer que Deus não nos abandona. Ele é um amigo para estar sempre perto de nós e não longe, por isso busque sempre a presença Dele em sua vida.
2ª Lição: Escolhas erradas trazem problemas
Sodoma e Gomorra eram cidades muito ricas e ofereciam toda riqueza necessária para que seus habitantes vivessem bem. E isso atraiu Ló, que provavelmente era um jovem que sonhava em vencer na vida assim como muitos de nós. Então ele decidiu se mudar para aquela região.
Mas algum tempo depois as coisas começaram a mudar e toda aquela prosperidade acabou. Isso porque o rei de Sodoma e o rei de Gomorra se uniram a outros 3 reis para guerrear contra os reinos inimigos em um lugar chamado Vale de Sidim, mas eles acabaram sendo derrotados.
E como Ló fazia parte daquele grupo acabou sendo levado como prisioneiro juntamente com todos os moradores de Sodoma e Gomorra. A história continua até que Abraão e seus servos conseguem resgatar seu sobrinho e libertar aqueles 5 reinos.
Essa situação nos ensina que não basta possuirmos riquezas e posses como Ló possuía. Se nossa casa, nossa família ou nossa vida estiver voltada apenas para os bens materiais, mais cedo ou mais tarde, os problemas virão e não teremos a quem recorrer. Foi por isso que Jesus disse:
“Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.” (Mateus 6:19-21)
Precisamos entender que o dinheiro e os bens não podem nos livrar de problemas e destruição, e muito menos desse mundo de pecado. Como vimos na primeira lição, a presença de Deus deve ser nossa prioridade. Só Jesus nos livra do mal e da ira divina.
3ª Lição: Saiba escolher quem andará ao seu lado
Não há dúvidas de que Ló era um homem justo e temente a Deus, mas ele fez algumas escolhas erradas depois que se mudou para Sodoma. E como eu disse, uma delas foi se casar com uma mulher daquele povo, que cultuava a deuses pagãos e não ao Senhor. Por causa dessa influência dentro de sua casa, Ló se afastou de Deus e passou a viver em um ambiente onde outras divindades eram adoradas e recebiam sacrifícios. E suas filhas cresceram debaixo dessa religião e acabaram cometendo um erro gravíssimo contra seu pai e contra Deus que logo mais eu irei contar.
Agora, é importante você entender que a Bíblia condena a união com pessoas que não servem ao mesmo Deus que nós. Não podemos fazer alianças com pessoas corrompidas pelo pecado, como nos ensina o apóstolo Paulo em sua 2ª Carta aos Coríntios. Vamos ver juntos o que ele escreveu no capítulo 6:
“Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas? Que harmonia entre Cristo e Belial? Que há de comum entre o crente e o descrente? Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: ‘Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo". Portanto, saiam do meio deles e separem-se’, diz o Senhor. ‘Não toquem em coisas impuras, e eu os receberei" (2 Coríntios 6:14-17).
Portanto, não se case com uma pessoa que não quer saber de Deus. Confie que Ele tem o melhor para você. Prefira sofrer a dificuldade de encontrar a pessoa ideal do que sofrer as consequências da uma má escolha e de ter um cônjuge que não caminhará com você ao lado de Deus.
4ª Lição: Deus quer salvar toda a sua família
Todos os habitantes de Sodoma e Gomorra eram imorais. Tanto é que Deus disse a Abraão que não havia sequer dez pessoas justas naquela região e que, por isso, iria destruir as cidades. (Gênesis 18:32)
Então os anjos do Senhor foram até Ló para avisá-lo o que aconteceria. E enquanto eles jantavam diversos homens tentaram invadir a casa de Ló para ter relações sexuais com os anjos que ali estavam. Você consegue imaginar essa situação? Consegue enxergar o quanto aquelas pessoas eram impuras e profanas.
E a Bíblia conta que os anjos de Deus fizeram com que todos aqueles homens pervertidos ficassem cegos e depois perguntaram a Ló:
“Você tem mais alguém na cidade - genros, filhos ou filhas, ou qualquer outro parente? Tire-os daqui, porque estamos para destruir este lugar. As acusações feitas ao Senhor contra este povo são tantas que ele nos enviou para destruir a cidade". (Gênesis 19:12,13)
Assim como Deus não salvou apenas Noé do dilúvio, mas também toda a sua família, Ele quis fazer o mesmo com Ló. Mesmo sabendo que os familiares de sua mulher eram todos idólatras, o Senhor os quis salvar por amor ao seu servo.
E o mesmo acontece conosco hoje. Deus não quer apenas que você seja salvo. Ele quer salvar a sua família inteira. Por isso, se você já é salvo pela sua fé em Jesus, você precisa levar a Palavra de Cristo aos seus parentes. Eu sei que é difícil evangelizar. Eu mesmo tenho dificuldades, mas nós precisamos avisar as pessoas que amamos que Jesus está voltando e que elas precisam se entregar a Ele também, caso contrário, estarão entre os ímpios que sofrerão a ira de Deus assim como sofreram os habitantes daquelas cidades. Ore pedindo sabedoria a Deus e Ele vai te ajudar. Você não pode perder mais tempo, porque o fim está mais próximo do que podemos imaginar.
5ª Lição: Jamais brinque com a Palavra de Deus
Assim que recebeu a mensagem a respeito do juízo de Deus, Ló foi até os seus familiares para dar o aviso. Vamos ver o que a Bíblia diz sobre esse episódio:
“Então Ló foi falar com seus genros, os quais iam casar-se com suas filhas, e lhes disse: ‘Saiam imediatamente deste lugar, porque o Senhor está para destruir a cidade!’ Mas eles pensaram que ele estava brincando.” (Gênesis 19:14)
Os genros de Ló não levaram a mensagem de Deus a sério e acharam que o futuro sogro estava fazendo uma piada com eles. E é exatamente isso que tem acontecido hoje em dia. As pessoas ouvem a Palavra, mas não a levam a sério. E isso acontece também dentro das igrejas. Muitos vão aos cultos, sentem Deus os chamando, mas quando saem de lá continuam vivendo suas vidas como bem entendem. Mas esse é um erro muito grave! Os genros de Ló pagaram um preço muito alto por não acreditarem na mensagem do Senhor, pois foram destruídos juntamente com aquele povo. Não caia no mesmo engano!
6ª Lição: Não demore para atender ao chamado de Deus
Preste muita atenção no que está escrito em Gênesis capítulo 19:
“Ao raiar do dia, os anjos insistiam com Ló, dizendo: ‘Depressa! Leve daqui sua mulher e suas duas filhas, ou vocês também serão mortos quando a cidade for castigada’. Tendo ele hesitado, os homens o agarraram pela mão, como também a mulher e as duas filhas, e os tiraram dali à força e os deixaram fora da cidade, porque o Senhor teve misericórdia deles.” (Gênesis 19:15,16)
Os anjos tentaram apressar Ló para tirá-los da cidade para que ela fosse destruída, mas Ló não estava com a mesma pressa que eles. Por causa disso, os anjos agarraram toda aquela família pelo braço e os obrigaram a deixar aquele lugar o quanto antes.
Você já parou para pensar que Deus tem mais pressa do que nós para certas coisas? E a maior delas é para a nossa conversão. Muitas pessoas dizem: “Ah, mas eu sou muito jovem para abandonar tudo por causa de Cristo. Vou aproveitar a minha vida primeiro, depois me converto.” Já outras, pensam assim: “Primeiro eu quero trabalhar, ganhar dinheiro e me casar. Depois penso em Jesus!”.
Mas irmãos, a nossa vida é como um sopro, hoje estamos aqui, amanhã poderemos não estar mais. Então quem garante que você terá tempo para essas coisas antes de buscar o Senhor? Não foi por acaso que o profeta Isaías nos deixou o seguinte alerta:
“Busquem o Senhor enquanto se pode achá-lo; clamem por ele enquanto está perto.” (Isaías 55:6)
7ª Lição: Nunca olhe para trás
Agora sim vamos falar mais sobre a mulher de Ló. E, para isso, vamos continuar a nossa leitura de Gênesis 19:
“Assim que os tiraram da cidade, um deles disse a Ló: 'Fuja por amor à vida! Não olhe para trás e não pare em lugar nenhum da planície! Fuja para as montanhas, ou você será morto!' Então o Senhor, o próprio Senhor, fez chover do céu fogo e enxofre sobre Sodoma e Gomorra. Assim ele destruiu aquelas cidades e toda a planície, com todos os habitantes das cidades e a vegetação.” (Gênesis 19:17; 24-25)
Quando Ló e sua família se distanciam da sua cidade, Deus manda fogo e enxofre do céu sobre Sodoma e Gomorra destruindo toda sua população. Porém, a mulher de Ló, que não temia a Deus, cometeu um erro fatal. Veja o que aconteceu:
“Mas a mulher de Ló olhou para trás e se transformou numa coluna de sal.” (Gênesis 19:26)
Aquela mulher estava presa à sua religião e, por mais que tenha aceitado deixar Sodoma com a família, o seu coração permaneceu naquele lugar, naquelas práticas pecaminosas. O seu corpo estava ali, porém a sua mente permanecia no passado.
E existem muitos falsos cristãos assim hoje, com o corpo na igreja e o coração no mundo. Eles só pensam nas coisas da Terra e nos prazeres que ela oferece e não nas coisas do céu, assim como a mulher de Ló.
Se esse for seu caso, arrependa-se enquanto é tempo. Pode ser que tentações do passado e convites para voltar à velha vida estejam aparecendo com frequência. Mas, não ceda a essas ofertas de Satanás. Não faça como a mulher de Ló que ao se prender demais ao passado, abriu mão do futuro.
É por isso que Jesus nos mandou nos lembrar da mulher de Jó. Ele está próximo de voltar e nós não podemos nos apegar às coisas da Terra como ela fez.
8ª Lição: Cuide da sua mente
Depois da destruição de Sodoma e Gomorra e a transformação de sua esposa, Ló foi viver com as filhas em uma caverna nas montanhas. O tempo se passou e algo terrível aconteceu. A Palavra diz o seguinte:
“Um dia, a filha mais velha disse à mais jovem: 'Nosso pai já está velho, e não há homens nas redondezas que nos possuam, segundo o costume de toda a terra.Vamos dar vinho a nosso pai e então nos deitaremos com ele para preservar a linhagem de nosso pai'. Assim, as duas filhas de Ló engravidaram do próprio pai." (Gênesis 19:31,32; 36)
Por mais que a intenção de preservar a linhagem de Ló fosse boa, a ideia das filhas de se deitarem com o próprio pai era totalmente imoral. E de onde será que elas tiraram essa ideia? Em Sodoma! Apesar de Ló dizer que suas filhas eram virgens, é difícil acreditar nisso ao saber que elas tinham uma mente tão corrompida com tanta imoralidade daquele lugar.
E, diante disso, fica a pergunta: será que a sua mente não tem se corrompido com a imoralidade e a promiscuidade do meio em que você vive? A imoralidade está na televisão, na internet, nas pessoas que se vestem de forma indecente, nas letras das músicas… Toda essa promiscuidade tem contaminado a mente das pessoas desde sua infância, fazendo com que as pessoas tenham a mente pervertida desde cedo.
É por causa disso que existem tantos casos de abusos, adultérios, divórcios, homossexualismo e doenças sexualmente transmissíveis por aí. Satanás tem agido nessa área da vida das pessoas da mesma forma com que agiu em Sodoma e Gomorra. É por isso que devemos ter cuidado para que nossa mente e nosso coração não sejam poluídos com as coisas deste mundo.
Conclusão
Qual deve ser a nossa postura ao viver em um mundo tão imoral quanto Sodoma e Gomorra? Nós não devemos nos conformar com tudo isso que acontece à nossa volta, muito menos permitir com que essas coisas nos contaminem e nos afastem de Deus. É por isso que a Bíblia diz que não devemos nos amoldar aos padrões deste mundo (Romanos 12:2).
Lembre-se de que esta Sodoma e Gomorra que estamos vivendo atualmente também será destruída e todos os seus habitantes serão julgados pelo Deus Todo Poderoso. Então, prepare-se, porque o Senhor quer livrar você e sua família disso!
7 sinais de que Jesus está voltando

Quem está te aconselhando?

Veja se você transmite a luz de Jesus Cristo por onde você passa (Luz do mundo) -

Deus suprirá as suas necessidades

Esqueça o passado e viva o presente

Seja uma pessoa sonhadora

Deus está no controle da sua vida!

Qual a forma certa de falar com Deus?

Por que ninguém está falando disso? - Alerta a todos cantores gospel

Deus fará o que for preciso

O sangue de Jesus te liberta

Por que Deus não responde minhas orações?

O Reino de Jesus não é deste mundo

As lições da videira que é Jesus

Deus transforma meninos em guerreiros - (Davi e Golias)

Dê mais uma chance para alguém

5 erros que você comete ao ler o Livro de Apocalipse - [O 3º é muito comum]
![5 erros que você comete ao ler o Livro de Apocalipse - [O 3º é muito comum]](/uploads/posts/5-erros-que-voce-comete-ao-ler-o-livro-de-apocalipse-o-3o-e-muito-comum-60b4c9d49ac42.jpg)
Meu trabalho está me esgotando

Um ato de amor | Histórias para reflexão

Aceite as mudanças em sua vida

Aprenda a amar e aceitar as diferenças. Todo mundo tem defeito!

Deus conhece as nossas fraquezas

Entregue o seu ódio e raiva para Jesus

A graça de Deus que recebemos de graça
