O mundo está abandonando o Cristianismo - Descubra porquê!
por: Antonio Júnior
ASSISTA NO YOUTUBE ► O mundo está abandonando o Cristianismo - Descubra porquê!
Infelizmente, o cristianismo está em queda no mundo todo. A cada dia que passa, menos pessoas declaram sua fé em Jesus Cristo como Salvador de suas vidas. E o pior: muitos que se dizem cristãos estão abandonando a fé, cumprindo assim a profecia de que a apostasia tomaria conta do mundo no fim dos tempos. Veja o que está escrito em 1 Timóteo 4:
“O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios.” (1 Timóteo 4:1)
A Bíblia também diz que é muito importante que o cristão viva em comunhão com outros irmãos na fé. Porém, o que temos visto ultimamente é as igrejas cada vez mais vazias. Mas, afinal, por que tudo isso está acontecendo? É sobre isso que nós vamos falar hoje e eu vou te mostrar o que já está acontecendo em vários países do mundo. Você ficará impressionado...
Existe uma série de situações que estão levando as pessoas a rejeitarem os valores bíblicos e a sua fé em Jesus. E estudos realizados mostram que isso é uma tendência que vem se acelerando por todo o mundo. As estatísticas mostram que a cada geração as pessoas estão se tornando menos religiosas.
E, quanto mais mundana a nossa sociedade se torna, menos a Palavra de Deus consegue impactar a vida das pessoas e, consequentemente, mais igrejas fecham suas portas. Um jornal americano chamado “The Wall Street” destacou que centenas de prédios onde antes funcionavam templos cristãos foram fechados e acabaram sendo ocupados por escritórios, bares, boates e restaurantes.
E a situação não é diferente na Europa. Um instituto que estuda os comportamentos da sociedade atual constatou que apenas 15% dos que se dizem cristãos vão à igreja. Isso pode ser muito prejudicial, pois nós, cristãos, fomos chamados para ter comunhão com outros irmãos. Veja o que a Bíblia diz:
“Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia” (Hebreus 10:25)
E outra questão preocupante é a quantidade de pessoas que dizem não ter religião ou que se consideram ateus. No Brasil esse número passa de 20 milhões, e essa tendência está se espalhando pelo restante do mundo. O mais assustador é que, em Israel, nação eleita pelo Senhor, mais de 65% das pessoas não têm religião nenhuma e não reconhecem Jesus como o Filho de Deus.
Uma outra pesquisa, do Instituto Gallup, mostrou que o número de americanos que estão abandonando a fé em Cristo também está aumentando.. Nas últimas décadas, mais de 70 milhões de americanos deixaram de ser cristãos e passaram a ter outras crenças - isso sem falar dos que se tornaram ateus. E quando foram questionados do motivo dessa mudança, muitos disseram que não concordavam com os ensinamentos e a posição de certas igrejas sobre questões sociais e políticas.
Além disso, muitos disseram que a “ciência” os levou a enxergar a vida de outra forma. Ou seja, essas pessoas estão colocando a ciência acima da Palavra de Deus, e enxergando a Bíblia como algo fantasioso e que não pode ser comprovado.
Porém, se formos analisar, muitas descobertas da ciência nas últimas décadas não foram desfavoráveis à Bíblia, pelo contrário, comprovaram que ela está correta e que é a Palavra de Deus. Um exemplo disso está relacionado à arca de Noé.
Em 2014, quatro alunos de física da Universidade de Leicester, na Inglaterra, decidiram investigar a possibilidade de a arca de Noé flutuar enquanto carregava um par de cada espécie animal. Para isso, os estudantes começaram a analisar de acordo com a física o passo a passo das instruções que Deus deu a Noé. Depois, eles transformaram os cúbitos (medida utilizada na Bíblia) para centímetros, determinando que um cúbito correspondia a 48 centímetros. Seguindo esta linha, eles descobriram que a arca teria 145 metros de comprimento, 24 metros de largura e 14 de altura.
Noé também foi instruído a construir a arca com madeira de gofer, cuja densidade é parecida com a madeira do cipreste, utilizada pelos estudantes para realizar os cálculos. Então, eles chegaram à conclusão que a arca vazia teria um peso de um milhão e duzentos mil quilos. E para flutuar a densidade da embarcação teria que ser menor do que a da água. Então a arca poderia suportar até 51 milhões de quilos, o suficiente para transportar todas as espécies sem afundar.
Mas infelizmente, mesmo a ciência comprovando a existência de Deus e a veracidade dos relatos bíblicos, o cristianismo continua em decadência. E eu quero te mostrar 3 motivos que podem estar colaborando para que isso aconteça:
1º motivo: Falsas doutrinas das igrejas
Muitas denominações que se dizem cristãs, têm aceitado cada vez mais as ideias do mundo e rejeitado o que a Bíblia diz, para se ajustarem à sociedade. Elas evitam falar sobre o pecado e o arrependimento, preferindo mais a tolerância e a aceitação. E por não se posicionarem contra as práticas mundanas que a Bíblia condena, as pessoas acabam se desviando do caminho de Deus.
E isso é muito perigoso, pois à medida que os membros da igreja percebem que pouca coisa é exigida deles, muitos decidem que a igreja não é mais importante em sua caminhada, e acabam deixando de congregar. E foi exatamente sobre isso que o apóstolo Paulo falou em 2 Timóteo 4. Vamos ver o que ele escreveu:
“Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente: Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos”. (2 Timóteo 4:1-4)
E a postura errada dessas igrejas faz as pessoas acharem que não precisam de Deus para terem valores morais e bons costumes. Porém, a Bíblia nos mostra o contrário: Deus já decidiu o que é bom e o que é mau e registrou isso em Seus mandamentos. Quando as pessoas tentam decidir por si mesmas o que é certo e o que é errado, elas tomam para si o lugar que é do Senhor. Veja o que está escrito:
“Ignorando a justiça que vem de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se submeteram à justiça de Deus.” (Romanos 10:3)
Além disso, Provérbios 3 nos diz: “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas” (Provérbios 3:5,6).
2º motivo: Famílias se desintegrando
Uma pesquisa do Instituto American Enterprise, realizada em 2019, descobriu que filhos criados por pais divorciados tiveram pouca ou nenhuma experiência espiritual durante a infância. Além disso, apenas 28% dessas pessoas hoje frequentam uma igreja cristã.
Um casamento onde Deus é colocado no centro e onde os mandamentos do Senhor são observados e ensinados, é muito importante para o desenvolvimento espiritual dos filhos. É por isso que a Bíblia diz:
“Não foi o Senhor que os fez um só? Em corpo e em espírito eles lhe pertencem. E por que um só? Porque ele desejava uma descendência consagrada. Portanto, tenham cuidado: Ninguém seja infiel à mulher da sua mocidade. ‘Eu odeio o divórcio’, diz o Senhor, o Deus de Israel, e ‘o homem que se cobre de violência como se cobre de roupas’, diz o Senhor dos Exércitos. Por isso tenham bom senso; não sejam infiéis.” (Malaquias 2:15,16)
E Deus também deixou um mandamento importante aos pais: “Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.” (Deuteronômio 6:6,7)
Esse é um dever do casal. Mas, infelizmente, em lares desfeitos, muitas vezes essa tarefa é direcionada apenas à mãe ou ao pai. E como muitos deles não assumem essa responsabilidade, mais jovens estão crescendo sem instrução bíblica e decidindo seguir caminhos que não levam a Deus e à salvação em Jesus.
3º motivo: Individualismo
Em um estudo sobre a fé dos americanos, que representam 47% de protestantes no mundo, descobriu que a geração que nasceu de 1981 a 1997, e que hoje têm idades entre 24 e 40 anos, é a menos cristã da história do país.
E segundo o estudo, uma das razões é o aumento do individualismo, que coloca o “eu” em primeiro lugar, o que não se encaixa com os ensinamentos da Bíblia, que diz:
“Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros. Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus,que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!” (Filipenses 2:3-8)
Conclusão
À medida que as pessoas buscam decidir por si mesmas o que é certo, elas ignoram os ensinamentos de Deus na Bíblia. Porém, mesmo em uma sociedade cheia de ateus e falsos cristãos, a verdadeira Igreja de Cristo continua proclamando a verdade do Evangelho com o objetivo de salvar almas.
Então, por mais que você encontre outras formas de viver a sua espiritualidade, tome cuidado para não ser enganado e fique firme nas promessas do Senhor, pois serão elas que te livrarão da condenação eterna. Lembre-se do que Jesus disse:
“Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará". (João 8:31,32)
Faça as pessoas se sentirem acolhidas

4 coisas que todo cristão tem que parar de fazer

Não deixe o Espírito Santo triste

Vaso nas mãos do oleiro

7 verdades sobre o perdão que talvez você não saiba

Algo sobrenatural está acontecendo com os animais? - Ovelhas andando em círculos

Por que Jesus disse que é melhor dar do que receber?

Veja a profecia de Jesus que está se cumprindo hoje!

Fale do amor de Deus para as pessoas

Deus perdoa os seus erros do passado

O amor de Cristo por você

Evangelho | Por que ele incomoda tanto?

Jesus quer te dar paz

Cuidado com as más amizades

O cristão pode fazer tatuagem?

Meu namorado não serve a Deus e não sei o que faço

Parábolas de Jesus | O bom samaritano

8 dicas para evitar uma traição na internet e redes sociais

As cinco linguagens do amor

Supere a inveja e se alegre com os outros

Como orar corretamente e ter a oração atendida por Deus

A verdadeira felicidade | Histórias para reflexão

O amor cura quando a vida machuca

Deus quer curar as feridas da sua alma - (História de Naamã)
