Descubra como morreram os 12 discípulos e apóstolos de Jesus Cristo
por: Antonio Júnior
ASSISTA NO YOUTUBE ► Descubra como morreram os 12 discípulos e apóstolos de Jesus Cristo
A forma como morreram os 12 apóstolos de Cristo nem sempre está clara para os estudiosos da religião. Existem algumas citações no Novo Testamento, em textos apócrifos, e até mesmo relatos contados por cristãos primitivos sobre o que poderia ter acontecido com cada um deles.
É verdade que alguns desses relatos são diferentes entre si, mas existe sempre uma explicação que é mais aceita e considerada confiável. O que sabemos é que os apóstolos deixaram a vida pessoal e os trabalhos de lado para se juntar a Jesus durante sua missão em vida, e após sua morte, foram ordenados a pregar o evangelho pelo mundo, mesmo que para isso tivessem que morrer. Naquela época, a perseguição a quem pregava era grande, e assim como Jesus, muitos deles foram assassinados.
Após a morte de Jesus, os apóstolos continuaram espalhando o cristianismo de Jerusalém a Damasco, Antioquia, Ásia Menor, Grécia e finalmente, Roma. Veja como foi a vida de cada um deles de acordo com os relatos bíblicos e tradições.
Pedro
Pedro era o mais velho discípulo e foi a ele que Jesus confiou a liderança da igreja e dos apóstolos. Veja o que está escrito:
“Eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino dos céus; o que você ligar na terra terá sido ligado nos céus, e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus". (Mateus 16:18,19)
Após a morte de Cristo, foi Pedro quem conduziu a missão de pregar o evangelho a todas as pessoas. Seu trabalho missionário continuou até o fim de sua vida, 68 anos após o nascimento de Cristo. Depois que Cristo foi morto, o apóstolo continuou sua obra missionária por mais 35 anos. Diz a tradição que ele foi morto crucificado em Roma, porém, teria pedido para ficar de cabeça para baixo pois não se achava digno de morrer como o seu Senhor.
André
André era irmão de Pedro, e também era pescador. Ele já era seguidor de João Batista, e quando encontrou Jesus, apresentou seu irmão Pedro a ele (João 1:41-42).
André é mencionado em diversos momentos importantes nos Evangelhos e era um dos discípulos mais próximos de Jesus, junto com Pedro, João e Tiago. O apóstolo esteve presente quando Jesus falou sobre o fim dos tempos (Marcos 13:3-4), na ascensão de Jesus (Atos dos Apóstolos 1:3-5; Atos dos Apóstolos 1:13-14) e desempenhou um papel ativo na expansão da igreja Primitiva (Atos 6:2-4 / 8:1).
A tradição revela que André também foi muito torturado antes de ir para a cruz na Grécia. Ele estaria em missão na província de Acaia onde foi crucificado. Só que desta vez por uma cruz em formato de X. Seus restos mortais foram encontrados séculos depois e levado para a Escócia pelo mar, onde o barco teria naufragado. Por isso, até hoje existe uma ilha chamada Santo André.
João
João era o discípulo mais jovem que Cristo tinha e também era conhecido como “o discípulo a quem Jesus mais amava” (João 13:23 / 21:20). Com Pedro e Tiago, João era parte dos amigos íntimos de Jesus e presenciou milagres e revelações. Ele também foi o único apóstolo que acompanhou Cristo até a sua crucificação. Segundo a tradição, ainda jovem ele teria sido lançado vivo em óleo fervente mas não sofreu dano algum. Tempos depois, por ordens do imperador Domiciano, João foi levado cativo para a Ilha de Patmos onde recebeu a revelação do Apocalipse (Apocalipse 1:1,2). Acredita-se que ele tenha morrido de causas naturais aos 94 anos, na cidade de Éfeso.
Felipe
Filipe foi a terceira pessoa a ser chamada por Jesus ao discipulado (João 1:43). O apóstolo participou de muitos milagres e foi a ele que Jesus perguntou como poderiam alimentar a multidão, no episódio da multiplicação dos pães e peixes (João 6:5-7). O discípulo deu continuidade à missão na Ásia, nas regiões de Frígia e Hierápolis. A história da morte de Felipe é confusa, e até hoje não se sabe ao certo como morreu. Há relatos de que ele tenha morrido de causas naturais, mas também existem estudiosos que acreditam que ele morreu enforcado, apedrejado e até crucificado em Hierápolis.
Bartolomeu
Existem poucas referências na Bíblia sobre o apóstolo Bartolomeu, seu nome é mencionado apenas na lista de discípulos (Mateus 10:3; Marcos 3:18; Lucas 6:14-16; Atos 1:13). Segundo alguns registros, que não estão na Bíblia, o apóstolo pregou pela Ásia menor até a Índia e teria sido esfolado e crucificado de ponta a cabeça em Albanópolis, na Armênia. Existe outra versão de tradição católica que alega que ele foi açoitado até a morte e seu corpo jogado ao mar.
Mateus
Mateus era judeu e tinha boas condições financeiras pois trabalhava como publicano - recolhendo os impostos para o império romano. Os publicanos eram mal vistos pela sociedade judaica. Mas foi exercendo esta função, que Jesus o chamou para segui-lo (Mateus 9:9).
Autor de um dos evangelhos, Mateus revelou muitos detalhes a respeito do ministério e da vida de Jesus. Segundo relatos, o apóstolo teria percorrido toda a Pérsia, Judeia e Etiópia, onde veio a ser morto. A causa de sua morte teria sido por conta de um ferimento de espada. Mas também há quem acredite que ele tenha morrido de causas naturais. Seu túmulo se encontra em Salerno, cidade italiana.
Tomé
Apesar de poucos detalhes bíblicos, podemos perceber a personalidade de Tomé: um homem sincero, mas pessimista e incrédulo em certos pontos. No episódio no qual Jesus decide voltar à Judéia para ressuscitar Lázaro, com o risco de ser apedrejado. Tomé faz um comentário a respeito da decisão, veja o que ele disse:
“Então Tomé, chamado Dídimo, disse aos outros discípulos: "Vamos também para morrermos com ele". (João 11:16)
Após a morte de Cristo, o apóstolo ganhou destaque nos relatos bíblicos ao dizer que só poderia crer na ressurreição de Jesus se pudesse tocar em suas marcas. Tomé ansiava em ver Jesus, mas a ansiedade se transformou em incredulidade. Uma semana após ressuscitar, Jesus apareceu a Tomé, mostrou as suas marcas e assim o discípulo creu. (João 20:27-29).
Há relatos de que ele morreu a flechadas enquanto estava orando e sua morte teria sido encomendada pelo rei de Milapura, na cidade indiana de Madras, no ano 53 depois de Cristo.
Simão
Pouco se sabe sobre Simão, além de sua origem. Ele era natural de Caná da Galileia. Não há detalhes sobre a sua morte, mas segundo a tradição católica o apóstolo foi cortado ao meio por um serrote. Nos escritos de Hegésipo, o apóstolo teria sido martirizado aos 120 anos durante o império de Trajano. E existem outras versões que alegam que ele foi crucificado ou queimado vivo numa fogueira, na Armênia.
Tiago, filho de Zebedeu
Tiago era irmão do apóstolo João, e os dois foram apelidados por Jesus de “filhos do trovão” (Marcos 3:17; Lucas 9:54). Ele trabalhava no barco do pai em sociedade com Pedro e André, e foi nas margens do mar da Galileia que se tornaram discípulos de Jesus.
Tiago também fazia parte dos discípulos mais chegados a Jesus. Ele esteve presente na ressurreição da filha de Jairo (Marcos 5:37), na transfiguração (Mateus 17:1,2) e no Getsêmani (Mateus 26:36,37). Foi o primeiro apóstolo a ser martirizado e o único a ter um registro bíblico sobre o acontecimento. O apóstolo foi decapitado a mando de Herodes por volta do ano 44 depois de Cristo, na mesma ocasião em que Pedro havia sido preso (Atos 12,1,2).
Tiago, filho de Alfeu
Ao contrário de Tiago, filho de Zebedeu, há pouquíssimos detalhes sobre a trajetória de Tiago, filho de Alfeu. Existem apenas 4 citações referentes ao apóstolo, depois você pode ler na sua casa os versículos de Mateus 10:3; Marcos 3:18; Lucas 6:12-16; e Atos 1:13.
Há dois relatos das causas da morte de Tiago. O primeiro diz que ele foi crucificado, assim como Jesus no Egito no ano de 62 d.C. O apóstolo tornou-se missionário na Palestina e no país onde foi morto. Outra hipótese, levantada pelo historiador Flávio Josefo, é que ele teria sido apedrejado até a morte a mando de Ananias, um sumo sacerdote que queria que Tiago denunciasse alguns cristãos.
Judas Tadeu
Depois da morte de Cristo, Judas escreveu uma das cartas presentes no Novo Testamento, onde contém algumas referências sobre o fim dos tempos. Diferente do Judas traidor, ele respondeu com fidelidade ao chamado do seu Senhor e teve a coragem de entregar a vida por amor a Cristo e por causa do Evangelho. Segundo a tradição, o apóstolo teria evangelizado na Judéia, Samaria, Iduméia, Síria, Mesopotâmia e Líbia antiga. Teria sido martirizado no ano 70 d.C, linchado a golpes de lança, machado e porrete.
Judas Iscariotes
Judas Iscariotes foi o discípulo que traiu Jesus. Curiosamente, ele é o discípulo com o maior número de citações nos Evangelhos, depois de Simão Pedro. Outro detalhe, é que seu nome sempre foi mencionado por último, entre os discípulos. Judas era encarregado da administração do dinheiro (João 13:29). Apesar dessa responsabilidade e de andar com Jesus, o discípulo costumava furtar os valores recolhidos (João 12:6).
Com remorso por entregar Jesus aos sacerdotes em troca de 30 moedas de prata, Judas tentou devolver o dinheiro, mas foi rejeitado (Mateus 27:3-4). Dominado pela culpa, ele jogou o dinheiro dentro do templo e saiu para se enforcar. (Mateus 27:5).
E talvez você esteja se perguntando: "Mas pastor, hoje ainda existem apóstolos como os de antigamente?"
O título de "apóstolo" estava ligado diretamente a pessoas que viram Jesus quando ele esteve na terra. A Bíblia diz em Efésios 4:11 que Deus escolhe alguns para serem apóstolos, por isso, algumas denominações dos dias de hoje consagram pessoas que acreditam ter esse dom ministerial. O fato é que todo o cristão tem um chamado de Jesus para anunciar o Evangelho às pessoas à sua volta. Quem obedece a esse mandamento, segue os passos dos apóstolos, que deram tudo para que muitos conhecessem Jesus.
Cristãos intolerantes, acusadores e mal educados

Supere a inveja e se alegre com os outros

Ame o Deus das promessas

A oração simples que agrada a Deus

10 características do Espírito Santo - (Que talvez você não conheça)

Salvação: o bem mais valioso

A nossa trajetória de vida

Relaxe e confie em Deus

Não dê lugar ao diabo

Meu namorado quer fazer sexo comigo

Você está disposto a pagar o preço para seguir a Jesus Cristo?

Cuidado com os conselhos para o seu casamento

4 coisas que todo cristão tem que parar de fazer

Deixe seus filhos verem Deus em você

Como vencer o desânimo

Aprenda com Daniel a tomar decisões

A fé não enxerga barreiras

Deixe Deus cuidar de você

Abra os meus olhos, Senhor

O milagre na vida de Ana

Sinais da volta de Jesus

Como está a sua consciência?

Aprenda a dizer não para as pessoas

Se Deus ama a todos, por que nem todos vão para o céu?
