Aprenda a caminhar no deserto com Deus

ASSISTA NO YOUTUBE ► Aprenda a caminhar no deserto com Deus

Quando uma pessoa desobedece as leis desta terra, ela corre o risco de ser punida. Quando um filho desobedece seus pais, ele corre o risco de fazer as escolhas erradas. Assim também, quando você conhece a Palavra de Deus, mas não a pratica, você poderá sofrer as consequências. E foi o que aconteceu com o povo hebreu, que viveu em desobediência por muitos anos, mesmo sendo sustentado pelo Senhor milagrosamente. Veja o que está escrito:

“Lembre-se de como o Senhor, o seu Deus, os conduziu por todo o caminho no deserto, durante estes quarenta anos, para humilhá-los e pô-los à prova, a fim de conhecer suas intenções, se iriam obedecer aos seus mandamentos ou não. Assim, ele os humilhou e os deixou passar fome. Mas depois os sustentou com maná, que nem vocês nem os seus antepassados conheciam, para mostrar-lhe que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca do Senhor” (Deuteronômio 8:2,5,6).

O povo de Deus passou mais de 400 anos na escravidão no Egito. Então o Senhor levantou Moisés e seu irmão Arão para conduzir aquela gente a uma terra abençoada que Ele havia prometido a Abraão, Isaque e Jacó. No entanto, antes de chegar àquele lugar, eles precisaram atravessar o deserto para serem provados.

Se Deus quisesse, Ele poderia ter feito com que Seu povo chegasse em poucos dias àquela terra que manava leite e mel. No entanto, Ele fez com que eles passassem por muitas provações para que O conhecessem de verdade e aprendessem a depender somente dEle. Mas o povo endureceu o coração, não aprendeu as lições e virou as costas para Deus. Só depois de 40 anos e muito sofrimento, O Senhor permitiu que entrassem na terra de Canaã.

Pode ser que você também esteja passando por um deserto e não tem enxergado uma saída. Será que, assim como os hebreus, você tem andado em círculos pelo deserto por não entender que precisa mudar certas atitudes? Em 1 Coríntios capítulo 10, o apóstolo Paulo nos exorta a não seguirmos o mesmo exemplo daquele povo. Não devemos cobiçar as coisas más, criar falsos ídolos, cometer imoralidade sexual, pois tudo isso nos mantêm presos no deserto e nos impede de seguir em frente, rumo às promessas que Deus tem para nós.

Diante disso, quero que você reflita: o que tem te prendido no deserto por tanto tempo? Existe alguma área em sua vida na qual você tem sido desobediente? Se você estiver passando por algum tipo de sofrimento, verifique se você está errando por não confiar em Deus ou por reclamar de tudo. Mas se você tem sido obediente e tem passado pela prova dando glória a Deus, então creia que o seu deserto vai passar. Você está sendo provado hoje para colher os frutos amanhã! Então não desanime, pois Deus tem o melhor preparado para você!

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados