Como lidar com filhos adolescentes
por: Antonio Júnior
"Pastor, meu marido e eu não estamos entendendo o que está acontecendo com as nossas filhas adolescentes. Em um dia elas estão felizes e tranquilas, mas no dia seguinte, ficam mal humoradas, se trancam no quarto e quase não nos procuram para conversar. A situação está tão complicada que estamos com medo de corrigi-las e acabar piorando as coisas. O que pode estar acontecendo?"
R: Eu tenho certeza que a grande maioria dos pais de adolescentes já se fizeram a mesma pergunta que vocês. A verdade é que a adolescência é uma fase muito confusa - não apenas para os adolescentes, mas também para os pais.
Eu não sou especialista em psicologia, mas quero dar um conselho a você e seu marido: parem por um minuto, olhem para trás e pensem sobre quando vocês eram adolescentes. Vocês sabem que esta fase pode ser um pouco complicada! Por um lado, os jovens na idade de suas filhas querem ser livres e ter todos os privilégios da vida adulta. Mas, por outro lado, eles estão começando a perceber que essa vida adulta tão sonhada também requer muitas responsabilidades – e com certeza que isso assusta eles! Assim como os outros adolescentes, as filhas de vocês também devem estar lidando com um monte de outras questões, como, por exemplo, a pressão de serem aceitas pelos colegas da escola. Então sejam compreensivos com elas.
Deus não deu suas filhas para que a casa de vocês tenha apenas momentos de alegria, mas também para que você e seu marido possam orientá-las e ajudá-las a se tornarem mulheres de verdade. A Bíblia diz: "Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor" (Efésios 6:4).
Em relação a esse medo de corrigir e colocar suas filhas de castigo quando for preciso, saiba que Deus deu a vocês essa missão! Por mais difícil que seja, é melhor elas aprenderem o que precisam, dentro de um lar amoroso, do que nas ruas, onde Satanás tem ceifado a vida de tantos jovens. Preste atenção no que o Senhor diz: "Não evite disciplinar a criança; se você a castigar com a vara, ela não morrerá. Castigue-a, você mesmo, com a vara, e assim a livrará da sepultura" (Provérbios 23:13,14).
Deem graças a Deus pelas filhas que vocês têm e, em seguida, peçam a Ele amor, paciência e sabedoria para ajudá-las nessa fase da vida. Acredito que este versículo se encaixa perfeitamente na situação de vocês: "Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida" (Tiago 1:5).
Também é importante que você e seu marido separem um tempo com as meninas. Passeiem, conversem, tomem um sorvete na praça, assistam a um filme juntos... Enfim, mostrem a elas que, independente do que elas estão vivendo, vocês as amam e sempre estarão por perto para ajudá-las. Vocês devem ser os melhores amigos delas. E por fim (acima de tudo), incentivem suas filhas a colocar as vidas delas nas mãos de Deus. Não há coisa melhor a se fazer!
LEIA MAIS:
Perguntas sobre relacionamento
Perguntas sobre diversos assuntos