5 maneiras de Satanás se disfarçar de anjo de luz - A 4ª acontece muito!

ASSISTA NO YOUTUBE ► 5 maneiras de Satanás se disfarçar de anjo de luz

Nem tudo é tão bom quanto parece. E Satanás quer esconder isso de você. Com toda a sua sabedoria e conhecimento a respeito da nossa natureza humana, ele faz com que acreditemos que coisas más, que nos levam a pecar e nos afastam da presença de Deus, pareçam ser boas e inocentes.

Por isso, no vídeo de hoje eu quero te deixar alguns alertas de como ele faz isso. Mas, para isso, primeiro precisamos descobrir quem é o diabo. Antes de se tornar essa figura maligna, ele já foi um dos anjos de Deus mais poderosos e cheios de beleza e sabedoria.

O Senhor amava tanto esse anjo que o vestiu com as joias mais preciosas e ofereceu a Ele um lugar de destaque nas regiões celestiais. Vamos ler o que Deus disse a seu respeito em Ezequiel 28:

“Você era o modelo de perfeição, cheio de sabedoria e de perfeita beleza. Você estava no Éden, no jardim de Deus; todas as pedras preciosas o enfeitavam: sárdio, topázio e diamante, berilo, ônix e jaspe, safira, carbúnculo e esmeralda. Seus engastes e guarnições eram feitos de ouro; tudo foi preparado no dia em que você foi criado. Você foi ungido como um querubim guardião, pois para isso eu o determinei. Você estava no monte santo de Deus e caminhava entre as pedras fulgurantes. Você era inculpável em seus caminhos desde o dia em que foi criado até que se achou maldade em você.” (Ezequiel 28:12-15)

Quem poderia imaginar que um ser tão especial aos olhos de Deus pudesse se tornar o inimigo de Cristo e fazer de tudo para que as pessoas não se aproximem do Senhor e recebam a salvação através do sacrifício de Jesus!? E essa mudança aconteceu porque o coração dele se encheu de orgulho. Vamos continuar com a leitura de Ezequiel 28:

“Por meio do seu amplo comércio, você encheu-se de violência e pecou. Por isso eu o lancei em desgraça para longe do monte de Deus, e eu o expulsei, ó querubim guardião, do meio das pedras fulgurantes. Seu coração tornou-se orgulhoso por causa da sua beleza, e você corrompeu a sua sabedoria por causa do seu esplendor. Por isso eu o atirei à terra; fiz de você um espetáculo para os reis. Por meio dos seus muitos pecados e do seu comércio desonesto você profanou os seus santuários. Por isso fiz sair de você um fogo, que o consumiu, e eu reduzi você a cinzas no chão, à vista de todos os que estavam observando.” (Ezequiel 28:16-18)

E, desde então, Satanás segue nos enganando e fazendo com que a nossa vida se torne ainda mais complicada. Acontece que ele se disfarça tão bem que consegue até fazer com que muitos duvidem da sua existência, assim ele poderá agir com mais tranquilidade, sem ser incomodado.

Porém, ele é muito real. Tanto é que a Bíblia diz que Jesus foi enviado ao mundo para derrotar o maligno e suas obras. Então, vamos às 5 maneiras pelas quais Satanás se disfarça de anjo de luz nos dias de hoje para enganar as pessoas.

1ª Maneira: Ele se aproveita das nossas fraquezas

No capítulo 6 do livro de Efésios, o apóstolo Paulo nos deixou o seguinte alerta:

“Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.” (Efésios 6:11,12)

O diabo é muito astuto quando o assunto é destruir vidas. Ele não mede esforços para enganar o ser humano que está em busca de uma solução para os seus problemas e uma cura para suas dores. Para isso, o inimigo usa pessoas e mascara as coisas para parecer que elas vêm de Deus.

E foi exatamente isso que aconteceu em 1997 nos Estados Unidos, por exemplo, onde um casal dizia que havia sido enviado por Jesus Cristo para levar a alma das pessoas ao céu em um disco voador. Os líderes dessa seita conseguiram reunir um grupo de pessoas que precisavam de algum tipo de socorro espiritual e psicológico e o convenceu de que eles se encontrariam com Deus se cometessem suicídio logo após a passagem de um cometa próximo à Terra. E, infelizmente, foi isso o que aconteceu: Na noite de 26 de março daquele ano, 39 membros daquele grupo religioso acabaram com a própria vida.

E isso continua se repetindo nos dias de hoje. No mundo todo, milhões de pessoas são enganadas por Satanás e acabam perdendo a sua salvação eterna por seguirem esses ensinamentos mentirosos. O diabo se aproveita de suas fraquezas, seus medos e suas dores para atraí-las através de seus falsos profetas, prometendo a elas prosperidade e abundância na área da vida que elas mais precisam.

E Jesus nos alertou a respeito desses falsos profetas, dizendo que eles podem levar muitas pessoas à perdição. Já o apóstolo Paulo chamou esses enganadores de “filhos do diabo”. Ele disse:

“Tais homens são falsos apóstolos, obreiros enganosos, fingindo-se apóstolos de Cristo. Isto não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz. Portanto, não é surpresa que os seus servos finjam que são servos da justiça. O fim deles será o que as suas ações merecem.” (2 Coríntios 11:13-15)

2ª Maneira: Ele usa falsos profetas e líderes religiosos

Muitas pessoas tem preguiça ou não se interessam por buscar a Verdade contida na Palavra de Deus. E, sem saber, acabam dando uma arma poderosa para Satanás enganá-las com mentiras através de pessoas que se dizem “servos de Deus”. Veja o que o profeta Isaías disse sobre essas pessoas que vivem buscando profecias fora da Palavra de Deus:

“Esse povo é rebelde; são filhos mentirosos, filhos que não querem saber da instrução do Senhor. Eles dizem aos videntes: ‘Não tenham mais visões!’ e aos profetas: ‘Não nos revelem o que é certo! Falem-nos coisas agradáveis, profetizem ilusões. Deixem esse caminho, abandonem essa vereda, e parem de confrontar-nos com o Santo de Israel!" (Isaías 30:9-11)

As pessoas não querem a verdade, porque ela nem sempre é atrativa ao ser humano. A Palavra de Deus muitas vezes fala em renúncia e em carregar a sua cruz. É por isso que muitos pastores que ensinam a verdade do Evangelho acabam sendo perseguidos e criticados hoje em dia.

E se nós não quisermos ser enganados também, devemos seguir o conselho da Bíblia e examinar esses espíritos, para ver se eles realmente vêm de Deus (1 João 4:1). Para isso, precisamos analisar como os falsos pastores e líderes religiosos agem:

1) Eles acrescentam ou retiram coisas do texto da Bíblia (1 Coríntios 4:6 / 2 João 1:9 / Apocalipse 22.18,19);

2) Eles inventam doutrinas que não estão de acordo com o contexto da passagem bíblica (Gálatas 1:6-9);

3) Eles negam que Jesus é Filho de Deus, que veio ao mundo em forma humana e que morreu e ressuscitou (1 João 2:22,23; 4:2,3 / 2 João 1:7 / 2 Pedro 2:1 / Judas 1:4);

4) Eles profetizam o tempo todo, usando a expressão “Assim diz o Senhor”, mas as profecias não se realizam (Jeremias 28:9);

5) Suas mensagens contêm um falso evangelho de paz, amor, harmonia, unidade e tolerância (Jeremias 6.13-14), mas às vezes também mostram explicações falsas ou exageradas sobre os juízos de Deus.

3ª Maneira: Ele ataca a mente das pessoas

Uma das maneiras mais destrutivas que Satanás usa para enganar é atacando a mente das pessoas. E ele não perdoa ninguém, tanto é que tentou o próprio Jesus depois que Ele ficou 40 dias em jejum no deserto. Vamos ler o que está escrito em Lucas 4:

“Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto, onde, durante quarenta dias, foi tentado pelo diabo. Não comeu nada durante esses dias e, ao fim deles, teve fome. O diabo lhe disse: ‘Se você é o Filho de Deus, mande a esta pedra que se transforme em pão". (Lucas 4:1-3)

Satanás lança fortalezas sobre a nossa mente dia após dia. E se engana quem acha que esses ataques sempre se resumem a pensamentos malignos. Na maioria das vezes, esses pensamentos vêm com aquele discurso de “não tem nada de mais”. Por exemplo, ele diz que você não precisa perdoar quem te magoou; que não há nada de mais em trair o seu cônjuge; que Deus é bom e vai ter perdoar se você agir de forma ilícita no trabalho para ganhar um dinheiro extra. E por aí vai.

Jesus é o Filho de Deus e poderia aceitar a sugestão do diabo em transformar a pedra em pão, afinal de contas, ele estava com fome e não seria nada de mais comer um pouco depois de 40 dias em jejum. Porém, Jesus sabia que a intenção por trás daquele conselho era bem mais grave do que parecia. Satanás estava tentando fazer com que Cristo negasse ao Pai, provando que Ele não era suficiente em Sua vida.

E o mesmo acontece conosco. Por isso, precisamos destruir todo pensamento mal disfarçado de bom que o diabo lança em nossas mentes, pois são eles que nos afastam de Deus. Veja o que a Bíblia diz que devemos fazer:

“Destruam argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levem cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.” (2 Coríntios 10:5)

4ª Maneira: Ele usa as pessoas da igreja

Jesus disse que Satanás é mentiroso e pai da mentira (João 8:44). E, como sabemos disso, achamos que é fácil não cairmos em suas armadilhas. Mas o diabo é muito inteligente e, por isso, costuma usar pessoas da igreja, que têm boas intenções e um bom coração, para nos fazer acreditar em suas mentiras.

E você pode estar se perguntando agora: ‘Mas, pastor, como isso pode acontecer?’. Simples: é que essas pessoas também já foram enganadas pelo inimigo e estão apenas repetindo o que ele disse a elas. Eu sei que isso pode parecer loucura, afinal, todo cristão deveria saber que Satanás é mentiroso. Porém, infelizmente, muitos ainda são enganados por causa da religiosidade que ele plantou em seus corações para afastá-los de Cristo.

Quando o apóstolo Pedro ainda não era convertido, ele foi usado pelo inimigo para tentar fazer Jesus desistir de morrer na cruz. Ele tinha boa intenção, mas não teve o discernimento de que era necessário que Cristo morresse pelos pecadores, caso contrário, não haveria oportunidade de salvação. Veja como tudo aconteceu:

“Jesus começou a explicar aos seus discípulos que era necessário que ele fosse para Jerusalém e sofresse muitas coisas nas mãos dos líderes religiosos, dos chefes dos sacerdotes e dos mestres da lei, e fosse morto e ressuscitasse no terceiro dia. Então Pedro, chamando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: ‘Nunca, Senhor! Isso nunca te acontecerá!’ Jesus virou-se e disse a Pedro: ‘Para trás de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, e não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens” (Mateus 16:21-23).

Então tome cuidado com os conselhos bem intencionados, mas que poderão impedir você de cumprir o chamado de Deus. Se alguém disser algo que você não concorde, ore pela vida dessa pessoa e peça ao Senhor para abrir os seus olhos espirituais.

5ª Maneira: Ele nos envolve com as coisas deste mundo

Vivemos em uma sociedade totalmente competitiva, consumista, que exige resultados rápidos e que não perdoa quem ‘fica para trás’. E, por causa disso, somos obrigados a trabalhar cada vez mais, a estarmos cada dia mais conectados ao mundo digital e, consequentemente, temos menos tempo para as coisas de Deus.

E é aí que Satanás entra. Ele aproveita que estamos ocupados com as coisas deste mundo e que o nosso relacionamento com Deus não está tão fortalecido, para se disfarçar de anjo de luz e destruir a nossa vida espiritual. Foi por causa disso que Jesus contou a parábola do semeador. Ele disse que muitos, por causa da falta de tempo para Deus, são como uma semente que é jogada pelo caminho e comida pelas aves antes de brotar na terra (Marcos 4:14,15). Ele se referia a Satanás que está sempre querendo roubar a Palavra de Deus do nosso coração.

Quando focamos somente nas coisas deste mundo, ficamos fracos espiritualmente e nos tornamos um alvo fácil para o inimigo. Ele nos envolve com muitos problemas para resolver e assim não temos força para buscar a Deus. Se isso está acontecendo com você, é hora de parar tudo o que está fazendo e voltar para a presença do Senhor, crendo que se Ele não colocar a mão, tudo será em vão. Veja o que está escrito no Salmo 127:

“Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda. Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento. O Senhor concede o sono àqueles a quem ama” (Salmos 127:1,2).

Conclusão

Irmãos, precisamos ficar atentos com as artimanhas do diabo, porque ele é astuto e está sempre se disfarçando de anjo de luz. E a melhor maneira de nos livrar dos seus enganos é buscar a Deus constantemente em oração e através da Sua Palavra. Deus te abençoe!

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados