5 fatos sobre a ressurreição de Jesus que você talvez não sabia!

ASSISTA NO YOUTUBE ► 5 fatos sobre a ressurreição de Jesus que você talvez não sabia!

A ressurreição de Jesus é o centro de toda a Bíblia. Tudo o que aconteceu, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, ocorreu para tornar esse momento possível. A ressurreição não apenas testemunha a grandeza do poder de Deus, mas também prova que Jesus é quem afirmava ser: o Messias, o Filho de Deus, o Salvador do mundo. Veja o que Ele disse a Marta, irmã de Lázaro:

“Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá” (João 11:25)

Nesta passagem, fica claro que não existe ressurreição e vida eterna sem Cristo. E o que é surpreendente sobre o poder de Jesus é que Ele faz mais do que dar vida, Ele é a própria vida, e é por isso que a morte não tem domínio sobre Ele. Ao ressuscitar da sepultura, Deus nos lembra que Ele tem o poder absoluto sobre a vida e a morte. Que coisa maravilhosa, não é mesmo?

Neste vídeo, eu quero te mostrar 5 fatos muito importantes sobre a ressurreição de Jesus que nos ajudará a enxergar esse evento de uma forma muito mais profunda:

1) O túmulo aberto tem um significado

No dia seguinte da morte de Jesus, os líderes religiosos se encontraram com Pilatos e o avisaram que Cristo havia profetizado que ressuscitaria no terceiro dia. Então, para evitar que os discípulos organizassem uma falsa ressurreição, Pilatos ordenou que o selo oficial de Roma lacrasse a tumba e assim ninguém conseguiria roubar o túmulo. Aquela pedra pesava cerca de 2 toneladas e seriam necessários muitos homens para empurrá-la, por isso, a ideia de que os discípulos foram até o local durante a noite e roubaram o corpo de seu Mestre sem que ninguém percebesse, é totalmente impossível de acontecer. Além disso, os guardas romanos tinham que se manter em alerta, pois caso dormissem durante a vigília, a pena por essa infração seria a própria morte.

Então, o que realmente aconteceu? Vamos ler o que está escrito em Mateus 28:

“Depois do sábado, tendo começado o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. E eis que sobreveio um grande terremoto, pois um anjo do Senhor desceu do céu e, chegando ao sepulcro, rolou a pedra da entrada e assentou-se sobre ela. Sua aparência era como um relâmpago, e suas vestes eram brancas como a neve. Os guardas tremeram de medo e ficaram como mortos.” (Mateus 28:1-4)

O que ninguém esperava é que Deus enviaria um anjo para rolar a pedra que fechava o túmulo de Jesus. Mas isso não foi feito para que Cristo saísse daquele lugar, mas sim para que as pessoas pudessem entrar e ver que Ele havia ressuscitado e que o sepulcro estava totalmente vazio.

Se a pedra do túmulo não tivesse sido rolada por um anjo, muitos duvidariam que Jesus havia ressuscitado. Por isso, o sepulcro foi aberto de forma milagrosa para Deus provar que a Palavra dele estava se cumprindo naquele momento.

2) Muitas pessoas testemunharam a ressurreição

De acordo com relatos do apóstolo Paulo, mais de 500 pessoas testemunharam ao mesmo tempo a ressurreição de Jesus. Vamos ver o que ele escreveu em sua 1ª Carta aos Coríntios, no capítulo 15:

“O que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, e apareceu a Pedro e depois aos Doze. Depois disso apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez, a maioria dos quais ainda vive, embora alguns já tenham adormecido.” (1 Coríntios 15:3-6)

O principal dever dos seguidores de Jesus sempre foi falar sobre a ressurreição Dele, e por isso a Igreja de Cristo foi testemunha desse grande acontecimento. Durante 40 dias, Jesus fez questão de fazer diversas aparições de propósito, para que a notícia se espalhasse e as pessoas acreditassem que Ele cumpriu o que as Escrituras diziam sobre a sua vinda à Terra. Resumindo: as aparições do Jesus depois de ter ressuscitado deram credibilidade à Sua Palavra.

3) A ressurreição de Jesus foi física

Seja por má interpretação da Bíblia ou até mesmo por falta de conhecimento das Escrituras, muitas pessoas pensam que a ressurreição de Jesus foi apenas uma ressurreição espiritual. Mas isso não é verdade - Cristo teve o seu corpo físico ressuscitado por Deus! E esse fato foi tão importante para que a verdade sobre a ressurreição fosse espalhada, que Jesus chegou a permitir que o discípulo Tomé, que duvidava desse fato, tocasse nas feridas causadas pelos pregos que O seguraram na cruz. Veja o que a Bíblia diz:

“Tomé, um dos Doze, não estava com os discípulos quando Jesus apareceu. Os outros discípulos lhe disseram: ‘Vimos o Senhor!’ Mas ele lhes disse: ‘Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não crerei’. Uma semana mais tarde, os seus discípulos estavam outra vez ali, e Tomé com eles. Apesar de estarem trancadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: ‘Paz seja com vocês!’ E Jesus disse a Tomé: ‘Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia’. Disse-lhe Tomé: ‘Senhor meu e Deus meu!’ Então Jesus lhe disse: ‘Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram". (João 20:24-29)

A ressurreição física é o evento mais importante da história, pois nos dá provas indiscutíveis de que Jesus é quem afirma ser - o Filho de Deus.

4) A ressurreição foi profetizada

No Antigo Testamento, milhares de anos antes de Jesus vir à Terra, muitos homens de Deus tiveram visões a respeito da morte e ressurreição de Cristo e profetizaram que esse dia chegaria. E o profeta Isaías foi quem mais fez revelações a esse respeito. Leia o que está escrito em Isaías 53:

“Ele foi oprimido e afligido, contudo não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, ele não abriu a sua boca. Com julgamento opressivo ele foi levado. E quem pode falar dos seus descendentes? Pois ele foi eliminado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo ele foi golpeado. Foi-lhe dado um túmulo com os ímpios, e com os ricos em sua morte, embora não tivesse cometido qualquer violência nem houvesse qualquer mentira em sua boca. Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor faça da vida dele uma oferta pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua mão.” (Isaías 53:7-10)

Todos aqueles que conviveram com Jesus foram pegos de surpresa quando o Mestre começou a falar sobre como deveria ser a sua morte e ressurreição. Isso porque aquelas pessoas, por mais que estivessem ao lado do Messias o tempo todo, não conseguiam entender que as Escrituras que eles tanto diziam conhecer falavam exatamente daquele homem de Nazaré. Eles não prestaram atenção no que os profetas disseram, mas a verdade sempre esteve lá.

5) A ressurreição é só o começo

Como eu disse antes, a ressurreição de Jesus é o acontecimento mais importante de toda a Bíblia. Porém, a história não termina por aí. Na verdade, ela começa quando o anjo rola a pedra do sepulcro e só termina em nossa ressurreição, quando deixaremos esta vida para trás e viveremos na eternidade, ao lado do Senhor. A Bíblia nos diz:

“Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo as primícias dentre aqueles que dormiram. Visto que a morte veio por meio de um só homem, também a ressurreição dos mortos veio por meio de um só homem. Pois da mesma forma como em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados.” (1 Coríntios 15:20-22)

O poder que foi usado por Deus para ressuscitar Jesus é o mesmo poder que será usado em nossa ressurreição. Mas nem todos nós ressuscitaremos por meio da ressurreição. Alguns de nós estarão vivos na época da volta de Jesus e seremos levados ao céu ainda em vida! E isso será maravilhoso! O apóstolo Paulo também escreveu:

“Eis que eu lhes digo um mistério: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados.” (1 Coríntios 15:51,52)

Conclusão

A ressurreição de Jesus acabou com a separação entre nós e Deus que o pecado havia criado. Como cristãos, acreditamos que Jesus voltará e aqueles que morreram na fé estão agora com o Senhor, e aqueles que estiverem vivos se juntarão ao Pai celestial e farão parte do reino que não tem fim. Glória a Deus!

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados