5 coisas que seu pastor não vai te contar - Mas você precisa saber!

ASSISTA NO YOUTUBE ► 5 coisas que seu pastor não vai te contar - Mas você precisa saber!

O pastor é aquele que cuida do rebanho, administra a igreja e prega a Palavra de Deus. Esse é um ministério muito importante que o Senhor entrega àqueles que são chamados para salvar almas e conduzir a vida espiritual das pessoas.  

Tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, um pastor de ovelhas sempre teve um forte significado. No livro de Isaías, capítulo 40, o profeta se refere a Deus como “pastor”, que cuida e protege os Seus filhos com carinho. Veja o que está escrito:

“O Soberano Senhor vem com poder! Com seu braço forte ele governa. A sua recompensa com ele está, e seu galardão o acompanha. Como pastor ele cuida de seu rebanho, com o braço ajunta os cordeiros e os carrega no colo; conduz com cuidado as ovelhas que amamenta suas crias. (Isaías 40:10,11)

Já no Evangelho de João, o próprio Jesus é quem se compara a um pastor. Veja o que Ele disse:

"Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas; e elas me conhecem; assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.” (João 10:14,15)

Estas comparações entre Deus e Jesus são muito importantes para entendermos o papel e a responsabilidade do pastor na condução da igreja, que é o rebanho que Cristo comprou com o Seu próprio sangue.

No livro de Efésios 4:11,12 está escrito que é Jesus quem escolhe os pastores, com o objetivo de preparar os santos para a obra do ministério, para que a igreja de Cristo seja edificada. Então o pastor é alguém que precisa, acima de qualquer coisa, ter o coração semelhante ao de Deus, para cuidar e proteger o Seu povo.

Porém, o que não podemos nos esquecer é que, assim como qualquer um de nós, os pastores são seres humanos, com qualidades e defeitos. Eles também passam por lutas, dificuldades, provações, tentações e momentos difíceis. Nós podemos até não perceber isso, mas a saúde física, emocional e espiritual do pastor influencia muito a saúde da igreja.

Na grande maioria dos casos, os pastores são os primeiros a estender a mão para alguém que precisa. Porém, eles são os últimos a serem ajudados. E isso, infelizmente, fez com que muitos desses líderes não se sintam merecedores de receber amor, apoio e o incentivo que tanto precisam. Não é por acaso que temos visto inúmeros casos de pastores com depressão e até tirando a própria vida nos últimos anos.

E nós, como igreja, temos a nossa parcela de culpa nisso quando exigimos do nosso líder mais do que ele pode nos oferecer. Queremos que ele conheça todos os membros pelo nome, que sua pregação seja agradável todo domingo, que condene o pecado sem ferir os sentimentos das ovelhas e que esteja disponível para nos servir 24 horas por dia, sete dias por semana...

Então, diante de tantas responsabilidades e de tantas cobranças que os pastores das igrejas costumam ter, vou te mostrar neste vídeo 5 coisas que o seu pastor não vai te dizer, mas que você precisa saber. 

1ª coisa que seu pastor não vai te dizer: “Resolva seus problemas sozinho”

Diferente da maioria dos trabalhadores, o pastor tem uma semana de trabalho extremamente longa. Seu dia não termina às 5 da tarde, quando ele deixa o escritório da igreja e vai para casa. Eles ficam disponíveis o tempo todo, caso alguma de suas ovelhas precisem da sua ajuda. Não são poucas as vezes em que ele tem que deixar a sua casa e a sua família para ir a um hospital ou até alguém que esteja passando por problemas. Quando surgem emergências, ele deixa tudo e vai.

Você pode até não saber disso, mas seu pastor frequentemente deixa sua vida pessoal de lado para atender às necessidades dos outros. Então, se você tiver uma emergência, ligue para o seu pastor, mas se for um problema que pode esperar até amanhã ou depois, dê um tempo para ele. O casamento e a vida familiar dos pastores sofrem um grande impacto quando eles não conseguem passar mais tempo juntos.

2ª coisa que seu pastor não vai te dizer: “Eu não tenho todas as respostas”

Sim, o seu pastor foi para o seminário, estudou Teologia, conhece a Bíblia e ora pedindo orientação e sabedoria a Deus todos os dias. Mas nenhum pastor tem todas as respostas, e haverá momentos em que ele não poderá responder às suas perguntas, ou te dar as respostas que você está procurando.

Por mais que ele tenha uma grande intimidade com a Palavra de Deus, é importante que você reconheça que o seu pastor está na mesma caminhada de fé que você. Ele também está seguindo a Cristo e também tem dúvidas a respeito do Reino de Deus.

Os pastores são chamados para conduzir as pessoas à cruz, estão preparados para ganhar almas para Cristo, mas eles não conhecem todas as coisas. Por mais sábios que sejam, eles não têm todas as respostas! Caso você queira saber de algo que o seu pastor não saiba o que lhe dizer, ore a Deus para que Ele te dê entendimento e revele ao seu coração o que você deseja saber, (se essa for a vontade do Pai, é claro), pois existem coisas que Deus não quer que você saiba nesse momento. Então, tenha paciência com o seu pastor. Mas, o que estiver ao alcance do seu pastor, com certeza ele irá querer te ajudar.

3ª coisa que seu pastor não vai te dizer: “Eu sou um ser humano”

Pelo fato de a Bíblia nos mostrar que Deus e Jesus se consideram pastores, muitos de nós, cristãos, achamos que os homens que o Senhor escolheu para cuidar de Suas ovelhas nas igrejas também sejam seres iluminados, quase celestiais. Porém, por mais que nosso pastor tenha uma unção especial derramada sobre a sua vida e seu ministério, ele é um ser humano como qualquer outro.

Os pastores também são pessoas. Acredite ou não, eles gostam das mesmas coisas que nós, incluindo esportes, música e programas de televisão. Gostam de se divertir, de rir e se distrair. Eles também sentem dor e tristeza.

Nosso pastor também tem família, amigos (fora da igreja), objetivos de vida, medos e inseguranças. Todo pastor passará por tempestades na vida e enfrentará momentos muito difíceis. Todo pastor luta contra o pecado e diversos tipos de tentações. Resumindo, os pastores são seres humanos e também lidam com as deficiências.

Então, assim como nós não gostamos de ser identificados apenas pela nossa profissão, o nosso pastor também quer que saibamos que ele é mais do que aquele homem que vai à igreja pregar a Palavra de Deus. Lembre-se disso: antes de ser o líder espiritual da sua igreja, ele é um ser humano como qualquer outro!

4ª coisa que seu pastor não vai te dizer: “Eu posso perder o meu foco”

Se você tiver um problema, não reclame com o seu pastor na igreja antes de ele iniciar o culto, pois isso pode fazer com que ele perca o foco na Palavra que preparou para ministrar à igreja. Há muita coisa se passando pela cabeça de um pastor quando ele entra pelas portas do templo que você nem faz ideia. Nesse momento, ele precisa de concentração total para levar às ovelhas exatamente aquilo que Deus colocou em seu coração. Qualquer coisa externa pode atrapalhar ele e, consequentemente, prejudicar toda a igreja.

É claro que você pode e deve conversar com o seu pastor sobre as suas angústias, seus problemas, suas lutas e seus medos. Mas faça isso em outro momento, fora do horário de culto. Suas necessidades podem ser importantes, mas elas não podem ser maiores do que o momento de adoração e louvor a Deus. Toda a igreja merece o melhor que o pastor pode oferecer e você não deve atrapalhar isso.

Mas tem mais uma coisa: evite também conversar por muito tempo com o pastor logo depois que o culto termina, na porta da igreja. Lembre-se que há apenas um pastor ali e que ele precisa dar atenção para muitas pessoas. O pastor deseja se despedir de suas ovelhas quando elas voltam para suas casas e, se você passar tempo demais falando com ele ali, naquele momento, ele não conseguirá cumprir o seu trabalho.

Além disso, pode ser que haja algum visitante novo que precise de uma atenção maior. Alguém que está em busca de direcionamento ou de uma ajuda para encontrar a Deus. E é nessas horas que o pastor tem que agir. Ele precisa estar disponível para falar do amor de Cristo a essa pessoa e encontrar uma forma de fazer com que ela volte na próxima semana.

Lembre-se de que você não é o único que deseja ou precisa da atenção do seu pastor, então, se você precisa conversar com ele, pedir algum conselho ou ajuda, procure ele fora desses horários. Marque um encontro com ele durante a semana, vá até o escritório da igreja no momento em que ele estiver por lá. Eu não tenho dúvidas de que ele terá o maior prazer em te receber.

5ª Coisa: “Às vezes eu me sinto sozinho”

Uma pesquisa realizada por um instituto cristão norte-americano mostrou que mais de 70% dos pastores se sentem pessoas sozinhas. A maioria deles têm poucos amigos e não têm uma vida social ativa por causa do seu trabalho. E, por causa disso, muitos deles vivem lutando contra os sentimentos de isolamento e solidão.

São raros os casos de pastores que têm a oportunidade de se afastar um pouco de seus compromissos na igreja para passar um tempo de lazer e descanso com sua família e seus amigos. Além disso, é difícil para eles encontrar alguém com quem se relacionar fora da igreja que entenda sua vida como pastor.

Também não é nada fácil para eles serem amigos íntimos das pessoas de dentro da igreja, porque esses membros não conseguem enxergar seus líderes como pessoas normais, que gostam de conversar sobre outros assuntos que não sejam ligados à vida espiritual e que façam atividades que vão além da igreja.

Por isso, olhe para o seu pastor como um amigo sem julgá-lo e mostre que ele pode contar com você. Ele precisa ter amigos, precisa desabafar, conversar, rir um pouco. Então seja esse instrumento de Deus na vida dele.

Conclusão

A intensidade do trabalho de um pastor e a grande expectativa que as ovelhas colocam nele, podem fazer muito mal à sua saúde física, psicológica e até espiritual. Além disso, a falta de atenção, de cuidado e zelo leva muitos líderes das igrejas a um lugar de desespero e de angústia.

Por isso, meu irmão e minha irmã, se você deseja que a sua igreja seja um lugar próspero e seu pastor tenha uma vida feliz e saudável, não se esqueça que ele também é uma pessoa e merece tanta atenção, respeito e cuidado quanto você! Deus te abençoe.

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados