Palavra de Deus para você hoje: A diferença entre tentar a Deus e confiar Nele

Você sabe qual é a diferença entre confiar em Deus e tentá-Lo? E você sabia que muitas pessoas agem de forma errada, achando que estão colocando a sua confiança no Senhor quando, na verdade, estão apenas O colocando à prova? Só que tentar ao Senhor é algo muito grave e pode nos trazer consequências terríveis.

Vamos começar falando sobre confiança. O autor do Salmo 91 talvez seja a pessoa que melhor traduziu o verdadeiro significado de confiar em Deus. Vamos ver o que ele escreveu:

“Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso pode dizer ao Senhor: Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio.” (Salmos 91:1,2)

Confiar em Deus é saber que Ele vai suprir cada uma de nossas necessidades. É pensar no futuro com alegria e esperança, apesar dos problemas e dificuldades que enfrentamos no presente. Confiar no Senhor significa ter a certeza de que Ele, no Seu tempo e do Seu jeito, abrirá portas onde hoje só existem muros. Resumindo: é se entregar completamente ao Pai e acreditar em Seu cuidado.

E isso é totalmente diferente de tentar a Deus. A ideia bíblica de “tentação” não tem a ver necessariamente com “sedução”, como cansamos de ouvir nos dias de hoje, mas é a de pôr uma pessoa em prova, de sujeitá-la a um teste, o que pode ser feito com o propósito positivo de provar ou melhorar a sua qualidade, ou então com o propósito malicioso de mostrar sua fraqueza ou levá-lo a cair na armadilha de cometer um erro.

O apóstolo Paulo disse que todos nós enfrentamos tentações e que nunca podemos pensar que somos bons o bastante, pois senão cairemos (1 Coríntios 10:12,13). Acontece que muitos não percebem, mas às vezes em pequenas atitudes e situações do cotidiano acabam tentando ao Senhor. Há vários exemplos disso. Muitas pessoas pedem provas da presença de Deus em determinado momento de sua vida, mesmo sabendo da promessa de Jesus Cristo de que Ele estaria com seu povo todos os dias até a consumação dos séculos. Isto é uma forma de tentar ao Senhor.

Outro exemplo muito comum é quando alguém diz que, se ela não ouvir a voz de Deus sobre determinado assunto do seu interesse, ela desistirá de sua fé. Mas Isso é o mesmo que desprezar e duvidar da verdade da Palavra de Deus revelada e registrada na Bíblia.

A tentação é algo tão perigoso que o próprio Satanás fez isso com Jesus enquanto Ele jejuava no deserto. Para fazer com que Cristo desobedecesse às ordens do Pai e destruísse o plano de salvação para a humanidade, o diabo chegou até a usar as Escrituras. Veja o que ele disse:

"Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui para baixo. Pois está escrito: ‘Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra". (Mateus 4:6)

Satanás estava citando versículos do Salmo 91, que diz: “Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos; com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra.” (Salmos 91:11,12)

Mas, note que o diabo deixou de fora as palavras "para que o protejam em todos os seus caminhos". Mas por que ele fez isso? Para tirar a Palavra de Deus do contexto. Ele estava dizendo que Jesus poderia pular à vontade, pois os anjos O segurariam. Mas, o que o salmista realmente quis dizer é que, quando estamos debaixo da vontade do Pai, não temos o que temer.

Então, naquele momento, Jesus percebeu que Satanás tentou enganá-Lo e o repreendeu, dizendo: “Também está escrito: ‘Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus". (Mateus 4:7)

Já essa citação de Jesus é de um texto que está em Deuteronômio 6, que diz assim: “Não ponham à prova o Senhor, o seu Deus, como fizeram em Massá.” (Deuteronômio 6:16)

Essa passagem fala de um acontecimento na região de Massá, quando o povo estava caminhando pelo deserto e não tinha água. Ali murmuraram contra Moisés e contra o Senhor, questionando os planos de Deus (Êxodo 17:3). Veja o que a Bíblia diz:

“Chamou aquele lugar Massá e Meribá, porque ali os israelitas reclamaram e puseram o Senhor à prova, dizendo: "O Senhor está entre nós, ou não?” (Êxodo 17:7).

Observe que o povo hebreu, de forma incrédula, questionou a presença de Deus no meio deles e O tentou, mesmo depois de terem visto o Senhor abrir o mar e fazer grandes maravilhas diante de seus olhos. Só que isso é um grande erro, porque a Palavra de Deus não precisa ser provada como que em um tipo de show milagroso. A verdade simplesmente é a verdade e ponto final.

Por isso, meu irmão e minha irmão, não queira tentar a Deus com a desculpa de que você apenas quer confiar nEle. Não aplique testes a Ele, ou seja, não duvide de Sua palavra, como se Ele precisasse te provar que não é um mentiroso ou tivesse o caráter duvidoso. Caso contrário, você entristecerá o coração do Senhor e colherá frutos ruins em sua vida. Lembre-se: o Pai já te deu todos os motivos para você acreditar em Sua Palavra! Deus te abençoe.

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados