É pecado morar junto antes de casar? Descubra o que a Bíblia diz

ASSISTA NO YOUTUBE ► É pecado morar junto antes de casar? Descubra o que a Bíblia diz

Uma pergunta que tem se tornado muito comum entre os cristãos, principalmente entre os jovens adultos, é a respeito de um casal morar junto antes do casamento. Isso é errado? É pecado um homem e uma mulher que servem a Cristo dividirem o mesmo teto antes de se tornarem, de fato, marido e mulher? Hoje eu quero conversar com você que já mora com alguém, já morou um dia ou que está pensando nessa possibilidade no futuro.

Morar junto antes de casar está se tornando cada vez mais comum, mesmo entre os cristãos. E isso acontece por vários motivos. Antes de assumir um compromisso para a vida toda, até que a morte os separe, muitos casais desejam um “período de experiência” para sentir como os dois irão conviver e saber se faz sentido levar o relacionamento para a próxima etapa, que seria a oficialização do casamento. A questão é que adotar os costumes do mundo pode trazer sérios problemas ao relacionamento por diversas razões que vou tratar aqui neste vídeo.

A primeira coisa que precisa ficar bem clara é que, em momento algum, a Bíblia diz que morar junto antes de casar é viver em pecado. E, por causa disso, muitos cristãos acreditam que não há nada de mais em viver como casados sem estar casado de fato.

A verdade é que não há nada sobre isso na Bíblia porque no tempo em que ela foi escrita, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, as pessoas não faziam planos de morar juntas antes de se casarem. Essa prática não existia entre os judeus e nem entre os cristãos da antiguidade. Essa maneira de se relacionar se popularizou no mundo todo a partir dos anos 1970.

E outra coisa importante que devemos fazer é definir o que é esse tipo de relacionamento. Morar juntos significa viver em um mesmo espaço, como marido e mulher sem estar casados, inclusive tendo relações sexuais. Não há nada de errado em um homem e uma mulher viverem juntos, desde que o casal se comprometa a não ter relação até se casarem. Mas isso pode ser difícil, porque a tentação pode ser muito grande.

Na Bíblia não existe nenhuma palavra hebraica ou grega que se refira exatamente ao sexo antes do casamento. Sabemos que ela condena o adultério, mas por que o sexo antes do casamento seria considerado imoral? O apóstolo Paulo nos traz a resposta. Veja o que ele disse:

“É bom que o homem não toque em mulher, mas, por causa da imoralidade, cada um deve ter sua esposa, e cada mulher o seu próprio marido” (1 Coríntios 7:1,2).

Neste versículo, Paulo declara que o casamento é a "cura" para a imoralidade sexual. Ele disse que, porque as pessoas não conseguem se controlar e por isso muitas estão tendo relação fora do casamento, elas devem se casar. Só então poderão satisfazer os seus desejos de uma forma que não desagrade a Deus.

E já que esta passagem de 1 Coríntios 7:2 define o sexo antes do casamento como imoralidade sexual, todos os versículos bíblicos que condenam essa prática, devem ser olhados da mesma forma. Com isso, existem muitos versículos que deixam claro que o casal deve se guardar para o casamento, senão estará pecando (Atos 15:20 / 1 Coríntios 5:1; 6:13,18; 10:8 / 2 Coríntios 12:21 / Gálatas 5:19 / Efésios 5:3 / Colossenses 3:5 / 1 Tessalonicenses 4:3 / Judas 1:7). Além disso, o sexo entre o marido e sua esposa é a única forma de relações sexuais que Deus aprova (Hebreus 13:4).

Outro problema em morar junto antes do casamento tem a ver com o compromisso. O matrimônio é uma aliança com Deus que precisa ser firmada e honrada. No livro de Gênesis o Senhor diz que o homem deve deixar o seu pai e sua mãe e se unir a sua esposa, tornando-se os dois uma só carne (Gênesis 2:24). E Jesus também reafirmou esta verdade no evangelho de Marcos 10:6-9.

E você pode estar se perguntando agora: “qual é a importância de uma certidão de casamento para Deus? Por que Ele faz tanta questão de que as pessoas oficializem a união? O amor não é suficiente?”.

Não! Não basta. É preciso oficializar um casamento no “papel” porque é assim que a lei reconhece um matrimônio e Deus diz que devemos seguir também as leis desta Terra, desde que ela esteja de acordo com a Palavra do Senhor. Veja o que está escrito:

“Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos.” (Romanos 13:1,2)

A verdade é que quando o casal mora junto sem ser casado, não existe o mesmo compromisso que haveria se os dois fossem casados. Se um homem e uma mulher não são capazes de compartilhar sua vida como “uma só carne” em um relacionamento que seja honrado por Deus, não há uma relação de confiança e de amor, por mais que muitos digam que não precisam de um documento para definir o seu compromisso com alguém.

Além disso, esse tipo de relacionamento é um desrespeito à mulher, porque oferece ao homem o que ele precisa em relação a sexo, mas não dá à mulher a importância que ela merece e a influência que a Bíblia diz que a esposa precisa ter. De acordo com a Palavra de Deus, a mulher é a coroa do seu marido (Provérbios 12:4), sua ajudadora em todos os momentos (Gênesis 2:18), mas, se ela não for reconhecida pela lei dos homens e pela lei de Deus, como poderia ser reconhecida dentro do seu próprio lar? Então, mulher, não aceite esse tipo de relacionamento, porque não foi isso que Deus planejou para você!

Um casal que mora junto sem estar casado pode até ser muito íntimo, mas o seu compromisso espiritual não é o mesmo de um casal que vive conforme Deus espera. Ele quer que o homem e mulher sejam “uma só carne” em todos os sentidos, não apenas na intimidade sexual ou na hora de dividir as contas e as tarefas da casa.

E você pode estar pensando agora: “Ah, pastor, mas eu conheço muitos casais casados no papel que não são felizes, vivem brigando, se traindo... Enquanto isso há tantos outros que moram juntos e que se dão muito bem”. Sim, eu acredito que isso possa ser verdade. E isso acontece porque o ser humano é falho e pecador, e por causa do seu egoísmo e orgulho, muitas vezes deixa de aproveitar as bênçãos de Deus para sua vida. Mas isso não significa que o Senhor não tenha abençoado aquele casamento, pelo contrário, é o casal que não está dando o devido valor ao que Deus lhe deu quando assumiram seu compromisso.

Conclusão

O casamento é um dos maiores passos que você pode dar na vida. É decidir dividir o teto, as alegrias, as tristezas, as realizações e as frustrações com a pessoa que você ama. Por isso, não seja influenciado pelos costumes do mundo. E se o seu companheiro ou companheira não pensar como você e não quiser viver de acordo com a Palavra de Deus, talvez seja necessário você reavaliar o futuro do seu relacionamento. Deus te abençoe!

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados