Se você tem mais de 18 anos, o pecado de Adão pode estar dentro de você
por: Antonio Júnior
O pecado original é como chamamos o primeiro pecado cometido por Adão e Eva, que separou a humanidade de Deus. Todos nós, homens e mulheres, ricos e pobres, cristãos ou não cristãos, somos considerados pecadores por causa desse erro que aconteceu lá no Jardim do Éden. Foi por isso que o apóstolo Paulo disse em Romanos 3:23 que “todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus”.
O pecado original foi quando Adão e Eva comeram o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, desobedecendo a Deus. Adão e Eva estavam no Éden e podiam comer a fruta de todas as árvores menos essa, porque causaria sua morte. Mas Satanás, que se disfarçou de serpente, disse que Deus estava mentindo para eles, para que não se tornassem poderosos como Ele. Em vez de confiar em Deus, Adão e Eva acreditaram na serpente e comeram. Aí descobriram que quem tinha mentido foi a serpente, não Deus. Eles perderam a inocência e acabaram sendo expulsos do jardim do Éden.
E, como consequência desse pecado, entraram no mundo a morte física e espiritual; o sofrimento; a dor; a separação de Deus; e a contaminação da Terra - ou seja, o mundo ficou amaldiçoado com o pecado (Gênesis 3:17-19). Porém, não é desse pecado que iremos falar no vídeo de hoje. E, sim, de um pecado que originou tudo isso que acabamos de ver: o pecado da independência de Deus.
E o que exatamente é isso?
Ao convencer Eva a comer do fruto proibido, Satanás a fez pensar que ela e seu companheiro poderiam ser mais felizes se ficassem livres da orientação e do cuidado de Deus e passassem a viver segundo a vontade deles. O inimigo a levou a acreditar que a independência do Criador faria com que eles vivessem experiências esclarecedoras e muitos prazerosas que Deus os proibia. (Gênesis 3:1-5)
Cegada pelos seus novos desejos egoístas, Eva incentivou seu marido a se juntar a ela na rebelião. Adão também optou pela atitude de ser independente de Deus. O resultado: A tristeza tomou o lugar da felicidade. Vieram o pecado, a vergonha, a doença, a dor e a morte, não só para Adão e Eva, mas também para toda a sua descendência.
E a Bíblia mostra que parte dos anjos do céu também decidiram seguir por esse caminho de independência de Deus e possuíram as filhas dos homens que mais os agradavam e lhes deram filhos (Gênesis 6:1-4). Isso fez com que o mundo se enchesse de imoralidade e violência, a ponto de que o Senhor resolveu destruir aquele mundo com o dilúvio, salvando apenas Noé e sua família. Aqueles anjos independentes, então, se tornaram demônios, que agora lançam o mesmo espírito maligno contra a humanidade.
O pecado de Adão, que é o pecado da independência de Deus, costuma atingir as pessoas a partir dos 18 anos porque é com essa idade que começamos a sentir o sabor da liberdade e da independência em nossas vidas. É quando, por exemplo, tiramos a carteira de motorista e podemos dirigir para qualquer lugar; prestamos vestibular e entramos na universidade; conseguimos um emprego e começamos a ter o nosso próprio dinheiro... Também é o tempo em que, pela lei do nosso País, somos considerados maiores de idade e podemos, entre outras coisas, frequentar bares, tomar bebida alcoólica, fumar, assistir a filmes com conteúdo impróprio e aí por diante.
É a partir desse período da vida que nos tornamos “donos dos nossos próprios narizes”. É nesse momento que costumamos pensar que podemos fazer tudo o que quisermos. Que não aceitamos mais que as pessoas interfiram em nossa vida. É muito comum nessa época da vida dizermos: “Eu sou livre e quero aproveitar tudo o que a vida tem para me oferecer”, sem calcular as consequências dessa atitude.
E por que isso é tão grave a ponto de nos afastar de Deus e até nos fazer perder a salvação em Cristo? Porque, sem que percebam, as pessoas que cometem esse pecado estão sendo dominadas por um espírito maligno de Satanás, que pode ser chamado de “espírito de independência”.
E esse espírito começa a agir na vida das pessoas aos poucos, sem que elas percebam que estão sendo controladas pelo diabo. E o primeiro sinal que estamos cometendo o pecado de Adão é ter uma visão errada sobre a Palavra de Deus. Começamos a acreditar de que não adianta seguir os Seus mandamentos, pois, nossa vida não será melhor por causa disso. E esse pecado é tão comum que o próprio autor do salmo 73 foi tomado por ele e quase se perdeu. Veja o que ele escreveu:
“Quanto a mim, os meus pés quase tropeçaram; por pouco não escorreguei. (...) Certamente foi-me inútil manter puro o coração e lavar as mãos na inocência, pois o dia inteiro sou afligido, e todas as manhãs sou castigado.” (Salmos 73:2;13,14)
E o passo seguinte que o pecado da independência nos faz dar é enxergar as leis de Deus como “barreiras” que nos proíbem de viver felizes, com prazer, e não como uma proteção que nos livra do mal. O pecado de Adão leva a acreditar que a vida com Deus é chata, monótona e que é impossível ser feliz e viver bem tendo que seguir tantas “regras”.
Mas isso não passa de uma grande mentira. A mesma mentira que foi lançada por Satanás a Adão e Eva. E o resultado disso foi a queda daquele casal e de toda a sua descendência. Por isso, meus irmãos, é tão importante que busquemos a orientação de Deus, porque, se dermos esse passo errado, poderemos pagar com a nossa própria vida – física e espiritual. É por isso que a Bíblia diz que “o salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23).
Para nos mantermos longe do pecado da independência, temos que ser totalmente dependentes do Senhor. Esse é o motivo de o profeta Jeremias ter dito a Deus: “Eu sei, Senhor, que a vida do homem não lhe pertence; não compete ao homem dirigir os seus passos.” (Jeremias 10:23)
Além disso, o rei Salomão, que também foi tomado por esse espírito de independência e teve que pagar um alto preço por essa escolha, escreveu sobre o perigo de viver distante da Palavra de Deus. Leia comigo o que está escrito em Provérbios 14: “Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte. Mesmo no riso o coração pode sofrer, e a alegria pode terminar em tristeza.” (Provérbios 14:12,13)
Vamos trazer essas duas passagens bíblicas para a nossa realidade, para compreendermos melhor o que Deus espera de nós. Imagine se todos os pilotos de avião parassem de seguir as orientações fornecidas pelas torres de controle dos aeroportos e começassem a aterrissar onde e quando quisessem. Seria seguro viajar de avião? Claro que não!
Ou, então, imagine se todos os trabalhadores da construção civil jogasses fora as plantas dos projetos e resolvessem construir os prédios e as casas como bem entendessem, usando qualquer tipo de material. No que isso resultaria? Em uma série de desabamentos e mortes de inocentes, não é mesmo!?
Isso significa que, para que tudo ocorra bem em nossas vidas, não podemos simplesmente seguir as nossas vontades, os nossos desejos. Não podemos achar que somos independentes e que não precisamos de Deus. A única forma de prosperar e conquistar a vida eterna através do sacrifício de Jesus na cruz é seguindo as orientações da Palavra de Deus.
Como Criador de todas as coisas, só Deus tem o direito absoluto de fixar as regras pelas quais os seres humanos devem orientar suas vidas. Ele conhece nossas limitações; sabe exatamente quais são as nossas necessidades e o que é o melhor para as nossas vidas. E Ele é tão bom que não escondeu nenhuma informação das pessoas. Tudo o que precisamos saber para termos uma vida feliz está escrito na Bíblia! Veja o que Josué escreveu:
“Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido.” (Josué 1:8)
Além disso, o apóstolo Paulo escreveu em uma de suas Cartas a Timóteo que “toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.” (2 Timóteo 3:16,17)
Entenda uma coisa de uma vez por todas, meu irmão e minha irmã: Ignorar a Palavra de Deus para viver de forma independente, como Adão e Eva fizeram, é um verdadeiro desastre. Neste mundo, somos obrigados a enfrentar muitas lutas e desafios, como combater a influência de Satanás e seus demônios em nossas vidas e lutar contra a desobediência, o egoísmo e as inclinações enganosas do nosso coração. E isso só é possível se estivermos debaixo da vontade do Senhor e não da nossa!
E o melhor exemplo de como viver longe do pecado da independência é o de Jesus. Mesmo sendo Deus e tendo todo o poder, Ele disse sobre si mesmo:
“Eu lhes digo verdadeiramente que o Filho não pode fazer nada de si mesmo; só pode fazer o que vê o Pai fazer, porque o que o Pai faz o Filho também faz.” (João 5:19)
Jesus poderia ter seguido o exemplo de Adão e Eva e ter dado ouvidos a Satanás, no deserto. Mas Ele sabia qual era o caminho certo a seguir. Ele sabia que de nada adiantaria ser independente se Ele estivesse longe da vontade do Pai. Certa vez, Ele disse:
“Quando vocês levantarem o Filho do homem, saberão que Eu Sou, e que nada faço de mim mesmo, mas falo exatamente o que o Pai me ensinou. Aquele que me enviou está comigo; ele não me deixou sozinho, pois sempre faço o que lhe agrada". (João 8:28,29)
Diante disso, eu te pergunto: Você deseja seguir o exemplo de Adão ou o de Jesus?
Em 1 Timóteo 1, Paulo nos diz que Deus é um Deus bendito, ou seja, que é generoso, faz o bem, abençoa as pessoas. Isso significa que Ele não deseja nos privar de prazeres, emoções ou felicidade saudáveis. Ou seja: Deus não é um chato que nos proíbe de fazer tudo o que é bom. Ele apenas nos protege das coisas que parecem ser boas aos nossos olhos, mas que nos levam ao pecado e à perdição.
Por isso, meus irmãos, ser independente de Deus não significa ser feliz de verdade. Não tem a ver com liberdade, mas, sim, com prisão. Deixamos de ser livres em Cristo para sermos controlados por Satanás. Lembre-se do que o rei Davi disse ao escreveu o Salmo 37:
“Desvie-se do mal e faça o bem; e você terá sempre onde morar. Pois o Senhor ama quem pratica a justiça, e não abandonará os seus fiéis. Para sempre serão protegidos, mas a descendência dos ímpios será eliminada; os justos herdarão a terra e nela habitarão para sempre.” (Salmos 37:27-29) .
Estou querendo desistir da vida

5 coisas que você nunca verá no céu

Valorize quem te ama | Histórias para reflexão

O sacrifício de amor de Jesus

Como controlar a raiva no casamento

Joio e Trigo | Parábolas de Jesus

Deus vai te fazer andar sobre as águas e viver o sobrenatural

Mudança de vida para hoje!

Seja conhecido pelos seus frutos

Ele terminou comigo e estou sofrendo muito

A homossexualidade e a Bíblia

Por que nos esquecemos tão rápido de Deus?

Existe algum pecado que Deus não possa perdoar?

Veja porque Abraão foi considerado o "Pai da Fé"

Você está onde deve estar

4 dicas para educar os filhos no caminho de Deus

É pecado comer carne de porco? O que a Bíblia diz? - (Dúvidas do Cristão)

É pecado cremar o corpo? Descubra o que a Bíblia diz sobre cremação!

Palavra de Deus para você hoje: Os caminhos de Deus são mais altos que os seus

Deus quer transformar a sua vida

Dar é melhor do que receber

Como o diabo ataca a vida de um cristão (Leão vs Zebra) -

A Arca da Aliança finalmente foi encontrada? Saiba tudo sobre ela!

O cristão pode procurar um psicólogo?
