O que significa amar ao próximo como a si mesmo? (Explicação da parábola do bom samaritano)

ASSISTA NO YOUTUBE ► O que significa amar ao próximo como a si mesmo? (Explicação da parábola do bom samaritano)

A maioria dos brasileiros, independente da religião, já ouviu falar que devemos amar ao próximo. A Bíblia diz que existem dois mandamentos que resumem todas as leis: “amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a si mesmo”.

Quando Jesus estava explicando sobre isso, um de seus ouvintes perguntou: “Mas quem é o meu próximo?”. E essa pode ser também a sua dúvida. Jesus respondeu àquele homem contando uma história muito famosa, conhecida como "A parábola do Bom Samaritano". Veja o que Ele disse:

"Um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando caiu nas mãos de assaltantes. Eles lhe tiraram as roupas, espancaram-no e se foram, deixando-o quase morto. Aconteceu estar descendo pela mesma estrada um sacerdote. Quando viu o homem, passou pelo outro lado. E assim também um levita; quando chegou ao lugar e o viu, passou pelo outro lado. Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele. Aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele. No dia seguinte, deu dois denários ao hospedeiro e disse-lhe: “Cuide dele. Quando voltar lhe pagarei todas as despesas que você tiver" (Lucas 10:30-35).

Essa parábola mostra que o seu "próximo" é quem está, neste instante, perto de você. Por exemplo: se você está em casa, são as pessoas da sua família, mas também seus vizinhos e quem passar pela sua rua. Se você está no trabalho, são todos os seus colegas, o gerente, o patrão. Se você está no trânsito, são todos os outros motoristas que trafegam com você. O mandamento de Deus é que você ame essas pessoas como a si mesmo.

No entanto, eu vejo que é impossível cumprir essa ordem por conta própria, porque muitas vezes não somos capazes de amar nem as pessoas de quem gostamos, o que dirá do vizinho que nos incomoda ou do outro motorista que acabou de fazer uma barbeiragem! Na verdade, não é fácil seguir nenhum dos ensinamentos de Cristo, porque não queremos abrir mão do nosso conforto e dos nossos direitos em favor de pessoas que talvez nem conheçamos.

Porém, devemos nos lembrar que Jesus veio a este mundo para se tornar o nosso "próximo". Ele nos amou antes que o conhecêssemos, e assim como o bom samaritano, Ele nos encontrou nas "estradas da vida", feridos pelo pecado, e pagou toda a nossa dívida, entregando a vida dele em nosso favor.

Por isso, quando você ama o seu próximo, você age como Jesus. E, mesmo que não consiga fazer isso perfeitamente, não desanime, porque ninguém é perfeito. Todos nós precisamos da capacitação de Deus, então peça ao Senhor que coloque amor e compaixão no seu coração, principalmente por aquelas pessoas que são difíceis de lidar.

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados