Como amar ao próximo como a si mesmo
por: Antonio Júnior
ASSISTA NO YOUTUBE ► Como amar ao próximo como a si mesmo
Todos nós sabemos que amar ao próximo é um dos dois mandamentos que Jesus ordenou aos seus seguidores. O outro mandamento é amar a Deus acima de todas as coisas. Mas afinal, como devemos amar o nosso próximo?
O mundo sem Jesus tem um jeito diferente de demonstrar amor. As pessoas geralmente amam aqueles que as tratam bem ou que podem lhe dar alguma coisa em troca. Ou seja: sem o amor de Jesus no nosso coração, buscamos apenas o nosso próprio benefício.
Mas aquele que segue a Cristo deve amar ao próximo de um jeito totalmente diferente. Veja qual é o padrão que o próprio Jesus estabeleceu:
“Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros” (João 13:34).
Isso quer dizer que devemos amar ao próximo do mesmo jeito que Jesus nos amou! E como Ele amava as pessoas? Diferente do que o mundo ensina, Jesus não buscou seus próprios interesses e escolheu abrir mão de todos seus direitos quando se tornou humano como nós. Veja o que Paulo disse a respeito disso:
“Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!” (Filipenses 2:5-8).
O maior desejo de Jesus era nos reconciliar com Deus, por isso suportou calúnias, perseguições, tentações e, por fim, a morte na cruz. Foi a maior demonstração de amor que este mundo já conheceu: um Justo morrendo por pecadores.
Jesus também não buscou a felicidade ao nos amar. Muitas pessoas querem entrar num relacionamento amoroso para que o outro a faça feliz. Mas Jesus escolheu se relacionar conosco sabendo que isso lhe custaria a própria vida, e isso se chama amor sacrificial.
Amar quem nos ama é fácil, mas somos desafiados a amar até mesmo aqueles que não fazem por merecer. Eu sei que nenhum de nós consegue realmente amar como Cristo amou, mas este tem que ser o nosso objetivo. Então reflita sobre qual atitude você pode tomar hoje para cumprir esse desafio. Pense em coisas simples, como: orar por alguém que te persegue, abrir mão de ganhar uma discussão, ajudar um mendigo na rua ao invés de julgá-lo, sorrir para aquela pessoa que nunca te cumprimenta. Enfim, tenha o olhar de Cristo e pense em como Ele agiria em cada situação. Eu tenho certeza que o mundo seria diferente se todos que creem em Jesus, amassem aos outros como Ele nos amou!
A tentação vem depois da bênção

A rosa e o cacto | Histórias para reflexão

Como se livrar do pecado da mentira

O poder da língua

3 erros do Rei Salomão que você não pode cometer! - (O 2º é muito comum)

Você tem valor para Deus

O que acontece no mundo espiritual quando você vai para a cama com alguém

Calcule o preço de caminhar com Cristo

Como sair da depressão

6 observações que fiz sobre a pregação

5 frases que provam que Denzel Washington é um homem de Deus

Meu namorado mente pra mim. O que devo fazer?

Saiba como superar a dor da traição - (Especial semana da Páscoa)

Cuidado com as propostas do mundo (Sedução, paquera, namoro)

3 razões para você não ler a Bíblia

A importância de perdoar

Deus perdoa os seus erros do passado

Tenha grandes expectativas em Deus

Quando Deus age as portas se abrem

Uma migalha te basta

Faça as pessoas se sentirem acolhidas

A Criptomoeda é a marca da Besta 666? - Descubra a verdade!

Quando será o arrebatamento? A Igreja será arrebatada antes ou depois da Grande Tribulação?

Por que Deus permite o sofrimento na sua vida?
