Cair em tentação é culpa do diabo? - (Como vencer o pecado)

ASSISTA NO YOUTUBE! ► Cair em tentação é culpa do diabo? - (Como vencer o pecado)

Muitas pessoas, quando caem em tentação, se justificam dizendo que não podiam fazer nada, e que a culpa é toda do diabo. Mas você sabia que nem sempre o inimigo é quem está por trás das suas tentações?

O escritor Tiago escreveu sobre esse assunto em sua pequena carta que está na Bíblia. Veja o que ele disse a respeito das tentações:

“Cada um é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido. Então esse desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ter se consumado gera a morte” (Tiago 1:14,15).

Isso mostra que a tentação nasce a partir de maus desejos que estão em nosso coração. Por exemplo: o desejo de se vingar, de ganhar dinheiro fácil, ou de ter um prazer proibido. Todas essas vontades já estão dentro de nós e nos seduzem. E o inimigo apenas se aproveita da nossa cobiça, criando situações que nos dão a chance de realizar o que já está em nosso coração.

Por isso, você não pode culpar o diabo quando cai em tentação, pois a Bíblia diz que a tentação nasceu dentro de você. Você poderia ter dito “Não”, mas resolveu satisfazer a vontade do seu coração. E já que a tentação começa dentro de nós, como podemos vencê-la?

Às vezes achamos que não tem problema nenhum pensar ou desejar coisas más ou proibidas, pois pensamos que só é perigoso quando colocamos em prática. Mas a verdade é que tem problema sim, ficar pensando em coisas “erradas”, pois quando pensamos nessas coisas, estamos alimentando o desejo de pecar.

É como se o pecado fosse uma semente. Quando você pensa nele e fantasia situações pecaminosas, você dá a essa semente a chance de brotar e se enraizar no seu coração. A partir daí, infelizmente, é só questão de tempo até que ela produza o fruto do pecado, que gera a morte espiritual.

Por isso, fique atento com os seus pensamentos e renove a sua mente com a Palavra de Deus. E quando você começar a pensar coisas ruins ou imaginar situações que desagradam a Deus, peça perdão ao Senhor. Quando você confessa a Deus a sua intenção de pecar, mesmo que não tenha cometido nenhum pecado, você mata essa semente maligna e é liberto da tentação.

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados