5 leis estranhas da Bíblia que você nem imagina que existiram
por: Antonio Júnior
ASSISTA NO YOUTUBE ► 5 leis estranhas da Bíblia que você nem imagina que existiram
Quando se fala em Antigo Testamento, uma das primeiras coisas que a maioria das pessoas pensa são as centenas de leis deixadas por Deus a Israel. E, por causa dessa quantidade imensa de mandamentos que aquele povo tinha que seguir, nós, cristãos, deixamos de ler boa parte dos livros de Levíticos, Deuteronômio e Números.
Costumamos ler Gênesis e Êxodo, que narram a criação de tudo, o início da formação do povo de Deus e a conquista da Terra Prometida. Depois, já pulamos para as histórias de Davi, Salomão, lemos as profecias que falam sobre a vinda do Messias e nos encantamos com todas as jornadas fantásticas vividas pelos homens e mulheres de Deus.
Mas poucos de nós estamos dispostos a conhecer de forma mais profunda os mandamentos que Deus entregou ao povo de Israel. Isso porque achamos que, como essas leis não se aplicam a nós, não precisamos lê-las. Mas não é bem assim... Veja o que o apóstolo Paulo, que escrevia para aqueles que não eram judeus, disse em sua 2ª Carta a Timóteo:
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra” (2 Timóteo 3:16,17).
Seja para nos ensinar algo, repreender alguma atitude errada e nos corrigir ou simplesmente para nos oferecer mais conhecimento, devemos conhecer os que as leis de Moisés pregavam ao povo israelita. Há um ditado popular muito conhecido que diz que “conhecimento nunca é demais”, então, se isso é verdade com as coisas do mundo, imagine só quando vem da Palavra de Deus!
Por isso, este vídeo não é para te dizer que você precisa se aprofundar na leitura de Levíticos, Deuteronômio e Números - apesar de eu achar que você deve, sim, fazer isso. Hoje eu quero te mostrar algumas leis estranhas que existem na Bíblia que você nem imagina que existiram.
Mas, antes de começar, é importante ressaltar que, por mais que essas leis sejam estranhas para nós nos dias de hoje, Deus as instituiu naquele momento da história por algum motivo importante. Ao longo deste vídeo, você verá que elas ajudaram, inclusive, a manter o povo de Israel saudável e longe de doenças e outros males. Não podemos usar a nossa vivência e o nosso estilo de vida ao tentar interpretá-las, porque estamos falando de 3 mil e 500 anos atrás, mais ou menos. Ok?
1ª Lei: Proibido compartilhar cadeiras com uma mulher menstruada
De acordo com Levítico 15, uma mulher era considerada impura durante os dias em que permanecia menstruada. E durante esse período, que dura em torno de 7 dias, as pessoas que precisavam se manter espiritualmente puras, como os sacerdotes, não podiam sequer se aproximar de suas esposas. E isso valia, inclusive, para se sentar em uma cadeira. Veja o que a Bíblia diz sobre isso:
"Quando uma mulher tiver fluxo de sangue que sai do corpo, a impureza da sua menstruação durará sete dias, e quem nela tocar ficará impuro até à tarde. Tudo sobre o que ela se deitar durante a sua menstruação ficará impuro, e tudo sobre o que ela se sentar ficará impuro. Todo aquele que tocar em sua cama lavará as suas roupas e se banhará com água, e ficará impuro até à tarde. Quem tocar em alguma coisa sobre a qual ela se sentar lavará as suas roupas e se banhará com água, e estará impuro até à tarde.” (Levítico 15:19-22)
Nós sabemos que os conhecimentos da medicina se aprofundaram muito nos últimos dois séculos. Naquela época, uma mulher sangrando poderia significar alguma doença contagiosa, e Deus, visando proteger a saúde das pessoas, solicitou em seus ensinamentos que as mulheres fossem restringidas a algumas atividades durante o seu período de menstruação.
Um dos principais focos desta passagem é a higiene e saúde de todos. Deus, em sua infinita sabedoria, proibiu que pessoas entrassem em contato com locais em que mulheres menstruadas estavam, justamente por saber que o conhecimento da época era restrito.
Outro objetivo de Deus que podemos analisar é a vontade Dele de ajudar as mulheres, pois, naquela época, a menstruação era algo muito difícil para elas. Não existia, por exemplo, o absorvente e as mulheres passavam por constrangimentos por conta de seu ciclo menstrual. Isso ajudava a manter o controle de doenças e permitia que as mulheres não passassem por humilhações.
2ª Lei: Proibido comer morcegos
Levítico é um dos livros que mais trazem códigos de pureza e higiene ao povo de Israel em todo o Antigo Testamento. Ele contém uma longa lista do que era e não era aceitável para os israelitas comerem - e eles seguem essas regras até os dias de hoje. E entre esses alimentos, há um item um tanto quanto bizarro: morcegos. Os morcegos estão listados entre as aves proibidas, como corujas, águias e abutres.
Parece estranho para o nosso paladar moderno, mas os morcegos eram uma fonte de alimento de muitos povos nos tempos bíblicos. Veja o que Deus disse ao Seu povo sobre alguns animais que eles não deveriam comer:
"Estas são as aves que vocês considerarão impuras, das quais não poderão comer porque são proibidas: a águia, o urubu, a águia marinha, o milhafre, o falcão, qualquer espécie de corvo, a coruja-de-chifre, a coruja-de-orelha-pequena, a coruja-orelhuda, qualquer espécie de gavião, o mocho, a coruja-pescadora e o corujão, a coruja-branca, a coruja-do-deserto, o abutre, a cegonha, qualquer tipo de garça, a poupa e o morcego.” (Levítico 11:13-19)
Ao proibir o consumo de uma variedade de animais, Deus pode sim ter reduzido as fontes de alimento dos israelitas, porém, Ele os salvou de uma série de doenças. Isso porque o morcego é um grande portador e disseminador de enfermidades transmissíveis que podem até matar.
E isso é uma verdade tão grande que muitos cientistas afirmam que a covid-19, que já matou centenas de milhares de pessoas em todo o planeta pode ter surgido de um morcego, na China. Deu pra perceber como Deus é sábio e sempre cuida do Seu povo?
3ª Lei: Usar água sagrada para detectar mulheres adúlteras
Em Números 5, Deus dá uma orientação interessante a Moisés em relação ao trato com mulheres que eram suspeitas de terem traído o marido, mas que não havia nenhuma prova que comprovasse ou negasse aquela acusação.
De acordo com a lei, o marido deveria levar a mulher ao sacerdote juntamente com uma oferta de um jarro de farinha de cevada. Então, o sacerdote levava a mulher à presença do Senhor. Depois, ele pegava um pouco de água sagrada em um jarro de barro e colocaria nela um pouco de pó do chão do tabernáculo. Em seguida, o sacerdote soltava o cabelo da acusada e fazia jurar inocência.
Depois, a mulher tomava daquela água. Se ela fosse inocente, nada aconteceria à mulher e ela estava liberada para voltar a viver com o marido. Porém, se ela fosse culpada, aquela água entraria em seu corpo e lhe causaria um amargo sofrimento. Sua barriga incharia e ela nunca mais teria filhos. Por fim, seu marido a abandonaria e a mulher seria amaldiçoada no meio do seu povo. Veja o que a Bíblia diz no versículo 31:
“Se a suspeita não se confirmar, o marido estará inocente, do contrário a mulher sofrerá as consequências da sua iniquidade". (Números 5:31)
Perceba aqui que Deus intervinha em situações onde havia a dúvida em relação ao adultério. Como Ele não permitia a relação sexual fora do casamento, o Senhor mostrava ao sacerdote se a mulher era culpada ou inocente dessa acusação. Assim, não tivesse feito nada, poderia viver sua vida normalmente, porém, se tivesse pecado, teria que arcar com o peso da sua escolha. Deus sempre foi justo.
4ª Lei: Agir em legítima defesa somente à noite
De acordo com Êxodo 22, uma pessoa só poderia usar a força para matar um criminoso que invadiu a sua casa depois que o sol se posse. Se o ladrão viesse durante o dia, ele estaria protegido da morte, mas ainda teria que pagar por seu crime. Veja o que está escrito:
"Se o ladrão que for pego arrombando for ferido e morrer, quem o feriu não será culpado de homicídio, mas se isso acontecer depois do nascer do sol, será culpado de homicídio. ‘Um ladrão terá que restituir o que roubou, mas se não tiver nada, será vendido para pagar o roubo.” (Êxodo 22:2,3)
Essa lógica pode parecer estranha para nós nos dias de hoje, mas era muito importante no passado. Deus sabia que seria quase impossível para o homem identificar um ladrão que viesse no meio da noite para roubar e ele não seria punido pelo seu crime e nem repararia o dano que causou à vítima. Lembre-se que não havia luz nas casas e nas ruas como hoje!
Além disso, um ladrão que agia à noite também era visto como sendo mais propenso a ter más intenções ou uma intenção assassina. Por isso, matar um ladrão à noite seria visto como uma forma de autodefesa. Alguém que invadiu durante o dia, no entanto, pode ser identificado e levado a julgamento. Eles também eram considerados menos propensos a ser um assassino em potencial.
5ª Lei: Não fazer necessidades em qualquer lugar
Quem de nós não tem um ou mais banheiros dentro de casa, não é mesmo? É praticamente impossível imaginar um tempo em que as pessoas não tinham um local próprio para fazer as suas necessidades... Mas acredite: esse tempo existiu e ainda existe em alguns países subdesenvolvidos.
E pior: as pessoas costumavam jogar seus excrementos no meio das ruas ou, então, nos rios. Isso poluía as águas e contaminava o solo e os alimentos e, como consequência, gerava condições sanitárias ruins que contribuíam para uma alta taxa de mortalidade infantil e doenças.
Os antigos egípcios pegavam uma variedade de parasitas das águas contaminadas do rio Nilo e seus canais de irrigação. Além disso, muitos bebês no Egito morriam de diarreia e doenças similares causadas por alimentos contaminados.
Porém, isso não ocorria entre o povo de Israel, porque Deus deixou uma lei muito importante para eles nesse sentido. Vamos ver o que o Senhor disse em Deuteronômio 23:
“Determinem um local fora do acampamento onde se possa evacuar. Como parte do seu equipamento, tenham algo com que cavar, e quando evacuarem, façam um buraco e cubram as fezes. Pois o Senhor, o seu Deus, anda pelo seu acampamento para protegê-los e entregar-lhes os seus inimigos. O acampamento terá que ser santo, para que ele não veja no meio de vocês alguma coisa desagradável e se afaste de vocês” (Deuteronômio 23:12-14).
Você consegue perceber o cuidado de Deus até nisso? Os israelitas tinham a saúde melhor do que qualquer outro povo no mundo antigo porque eles seguiam a lei de Deus!
Da mesma forma, meu irmão, o Novo Testamento traz para nós as leis de Jesus, que são “amar a Deus sobre todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmos”. Se formos obedientes e seguirmos esses mandamentos à risca, nossa vida será abençoada e o Pai nos manterá longe de tudo aquilo que pode nos fazer mal. Que Deus te abençoe!
Os sonhos de Deus jamais vão morrer

Oração em línguas estranhas - Tudo o que você precisa saber sobre falar em línguas

O pecado atrapalha nossas orações

Saiba se você tem deixado o coração de Jesus triste - Oração da manhã

Deus quer transformar a sua vida

Veja a grandeza de Deus

5 coisas incríveis que Jesus está fazendo no céu por você hoje!

Como amar ao próximo como a si mesmo

Como escolher a igreja certa (5 características)

3 razões para você não ler a Bíblia

Parábolas de Jesus | Pérola preciosa

O incêndio da Catedral de Notre Dame tem algo a nos dizer? - Pastor Antonio Junior

Por que eu sempre caio no mesmo erro?

Descubra a causa dos seus problemas e mude de vida!

Como se livrar da paralisia do sono - Oração para dormir bem e em paz

Idolatria é pecado - História de Sadraque, Mesaque e Abede-nego (fornalha ardente de fogo)

O privilégio de ser pai

Venha conhecer Jesus sem preconceito

O que eu faço para ter mais paciência?

5 atitudes para ter uma vida vitoriosa

Lembre-se do que Deus já fez na sua vida e renove sua esperança!

Bom samaritano

4 sinais de que o espírito de Jezabel está na sua igreja - Alerta aos cristãos!!!

A dor que não passa
