5 alertas finais do profeta Isaías antes da volta de Jesus - Veja o que ainda vai acontecer!
por: Antonio Júnior
ASSISTA NO YOUTUBE ► 5 alertas finais do profeta Isaías antes da volta de Jesus
O profeta Isaías é considerado um dos maiores homens de Deus que já andou por esta Terra. Seu nome significa “o Senhor é salvação” e talvez, por isso, ele tenha sido um dos profetas que mais falaram a respeito da importância da fidelidade ao Senhor, com mensagens duras, mas ao mesmo tempo, que traziam conforto e esperança por causa das promessas de restauração.
Outro assunto muito constante nas pregações de Isaías durante o seu ministério foi sobre o Messias. Mesmo tendo vivido 700 anos antes do nascimento de Jesus, ele trouxe profecias muito detalhadas a respeito da vinda do Filho de Deus a este mundo. Porém, o que nem todo mundo sabe é que o profeta também falou sobre o fim dos tempos e a volta de Jesus, que virá para estabelecer um novo céu e uma nova terra. Veja o que ele disse:
"’Assim como os novos céus e a nova terra que vou criar serão duradouros diante de mim’, declara o Senhor, ‘assim serão duradouros os descendentes de vocês e o seu nome. ‘De uma lua nova a outra e de um sábado a outro, toda a humanidade virá e se inclinará diante de mim’, diz o Senhor”. (Isaías 66:22,23)
E é exatamente sobre essas revelações de Deus através do profeta Isaías que eu quero conversar com você hoje. No livro dele, existem 66 capítulos com profecias e alertas sobre os nossos dias.
1º Alerta: Os ímpios serão tomados pelas trevas
Vamos ler o que está escrito nos primeiros versículos de Isaías, capítulo 60:
"Levante-se, refulja! Porque chegou a sua luz, e a glória do Senhor raia sobre você. Olhe! A escuridão cobre a terra, densas trevas envolvem os povos, mas sobre você raia o Senhor, é sobre você que se vê a sua glória”. (Isaías 60:1,2)
Neste capítulo inteiro, Deus mostra ao profeta a grandeza e a glória da Jerusalém celestial e o triunfo da Igreja. A visão de Isaías é muito semelhante à visão que o apóstolo João teve, em Apocalipse 21 e 22, séculos depois. Isso confirma a veracidade e coerência da Palavra de Deus.
Ali haverá paz para sempre. Toda dor, gemido e lágrimas serão consolados. Os terrores do passado não mais nos afligirão, porque agora todo o domínio pertence ao Senhor. E isso é maravilhoso, não é mesmo? Eu nem consigo imaginar a grandeza de tudo isso.
Porém, há alguns trechos desta passagem que mostram que a situação será bem diferente para quem decidir continuar no pecado e não se arrepender de suas obras más. Isaías diz que as trevas cobrirão essas pessoas, pois o sol e a lua não existirão mais, e a luz que iluminará os filhos de Deus virá diretamente do Espírito Santo.
É por isso que esse aviso é tão importante, irmãos. Nós não sabemos o dia e nem a hora em que Jesus voltará, por isso devemos fazer a vontade de Deus, lutar contra o pecado e não nos entregar às tentações do diabo porque, mais cedo ou mais tarde, as trombetas irão soar e quem não estiver ao lado de Cristo será envolvido pelas trevas, assim como aconteceu com os egípcios durante as 10 pragas do Egito. Veja o que a Bíblia diz sobre isso:
“O Senhor disse a Moisés: ‘Estenda a mão para o céu, e trevas cobrirão o Egito, trevas tais que poderão ser apalpadas’. Moisés estendeu a mão para o céu, e por três dias houve densas trevas em todo o Egito. Ninguém pôde ver ninguém, nem sair do seu lugar durante três dias. Todavia, todos os israelitas tinham luz nos locais em que habitavam.” (Êxodo 10:21-23)
Quando as trevas caíram sobre o Egito, ninguém conseguiu fazer nada durante três dias. Tudo parou. A escuridão tomou conta de todos os egípcios por causa de sua desobediência e teimosia. E será exatamente isso que acontecerá no fim dos tempos, de acordo com o profeta Isaías, só que com um agravante: as trevas durarão para sempre. Deus é e sempre será a luz daqueles que O amam, mas quem o rejeita viverá eternamente na escuridão.
2º Alerta: Quem não discernir entre o certo e o errado pagará um alto preço
Agora, vamos até o capítulo 5 do Livro de Isaías, onde ele nos avisa que todos aqueles que não sabem diferenciar o bem do mal e que se consideram sábios aos próprios olhos não ficarão livres do juízo no final dos tempos. Diz assim a Palavra do Senhor:
“Ai dos que chamam ao mal, bem e ao bem, mal, que fazem das trevas luz e da luz, trevas, do amargo, doce e do doce, amargo. Ai dos que são sábios aos seus próprios olhos e inteligentes em sua própria opinião.” (Isaías 5:20,21)
Muitas vezes, quando pensamos em batalha espiritual, logo imaginamos anjos lutando contra demônios. Mas, na maioria das vezes, essas batalhas acontecem diante dos nossos olhos, quando surgem em nosso caminho escolhas certas e erradas, boas e más, e que vão nos fazer tomar decisões de vida ou morte. Foi por isso que Jesus disse o seguinte:
"Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram". (Mateus 7:13,14)
E é exatamente essa disputa entre o bem e o mal que a nossa sociedade tem vivido ultimamente. Seremos fiéis no casamento, ou trairemos o nosso cônjuge? Agiremos com honestidade no trabalho, ou daremos um “jeitinho” para ter algum lucro desonesto? Ficaremos do lado dos que buscam a verdade, ou nos uniremos aos corruptos esperando algum benefício em troca?
E sabe o que é pior? Escolher o lado errado e ainda justificar a decisão com a frase: “Não tem nada de mais!”. É isso que significa ser sábio aos próprios olhos, é ignorar o que a Palavra de Deus define como certo e errado e agir de acordo com o que o seu coração te pede para fazer.
Mas, a Bíblia diz que o coração do homem é mais enganoso do que todas as coisas e desesperadamente corrupto. Por isso, antes de tomar decisões, vamos consultar a Deus e sempre ficar do lado do bem, caso contrário, pagaremos um alto preço quando Jesus voltar.
3º Alerta: Deus está permitindo que coisas ruins aconteçam para nos despertar
Deus ama a Sua criação? Sim, muito! Porém, o mundo foi tomado pelo pecado e, agora que estamos no fim dos tempos, Ele está permitindo que coisas ruins aconteçam na Terra para nos avisar daquilo que ainda está por vir. Vamos ler o que o profeta Isaías escreveu no capítulo 26:
“A minha alma suspira por ti durante a noite; e logo cedo o meu espírito por ti anseia, pois, quando se veem na terra as tuas ordenanças, os habitantes do mundo aprendem justiça.” (Isaías 26:9)
Nesta passagem, as “ordenanças” são as catástrofes, as tragédias e as coisas ruins que ocorrem na Terra. A Covid-19, por exemplo, é uma ordenança que está causando dor e medo em todo o planeta. Já foram milhões de mortos em todo mundo em menos de dois anos e nós ainda não descobrimos uma cura efetiva para esta doença.
Isso significa que o Coronavírus foi enviado por Deus para nos castigar? Não, mas Ele permitiu que isso acontecesse, para que aprendêssemos a depender do Seu poder e misericórdia para nos salvar, antes que coisas piores comecem a acontecer aqui na Terra.
Em Apocalipse 16, o apóstolo João narra a visão que ele teve sobre as 7 taças da ira de Deus que serão derramadas sobre os seguidores do Anticristo, depois que a sétima trombeta tocar. Em cada taça, uma desgraça virá. A primeira causará feridas nos corpos das pessoas, a segunda matará todos os animais marinhos, a terceira transformará o mar em sangue, a quarta fará com que o calor do sol mate as pessoas, a quinta causará um dor insuportável aos sobreviventes, a sexta simbolizará a morte do Anticristo e a sétima trará o maior terror de todos os ímpios: o juízo final, que os mandará para a eternidade no inferno.
Por que o profeta Isaías nos faz esse alerta? Para que entreguemos as nossas vidas a Jesus o quanto antes e andemos de acordo com a Sua Palavra.
4º Alerta: Deus é bom, mas Ele também é justo
Quem nunca ouviu a frase “Deus é bom o tempo todo” pelo menos uma vez na vida? E isso é verdade! O Senhor é tão bom que deu a vida do próprio Filho para que pudéssemos ser libertos do pecado e nos reconciliarmos com Ele através do sangue de Cristo. Porém, Ele não será bom com todos no fim dos tempos. Em Isaías 24, o profeta disse:
“A terra foi despedaçada, está destruída, totalmente abalada! A terra cambaleia como um bêbado, balança como uma cabana ao vento; tão pesada sobre ela é a culpa de sua rebelião que cai para nunca mais se levantar! Naquele dia o Senhor castigará os poderes em cima nos céus e os reis em baixo na terra. Eles serão arrebanhados como prisioneiros numa masmorra, trancados numa prisão e castigados depois de muitos dias.” (Isaías 24:19-22)
Como pudemos ver no 3º aviso, aqueles que preferiram servir ao diabo em vez de seguir Jesus serão punidos com os julgamentos que virão com as sete taças. E tudo isso não vai acontecer porque Deus é mal, mas sim porque Cristo é santo e não pode viver em meio ao pecado. No capítulo 13, o profeta Isaías no avisa:
“Vejam! O dia do Senhor está perto, dia cruel, de ira e grande furor, para devastar a terra e destruir os seus pecadores. As estrelas do céu e as suas constelações não mostrarão a sua luz. O sol nascente escurecerá, e a lua não fará brilhar a sua luz. Castigarei o mundo por causa da sua maldade, os ímpios pela sua iniquidade. Darei fim à arrogância dos altivos e humilharei o orgulho dos cruéis.” (Isaías 13:9-11)
Então, se você não quer fazer parte desse grupo de pessoas que serão condenadas ao inferno, creia na morte e ressurreição de Jesus e viva de acordo com os Seus ensinamentos. Aceite esse amor tão grande de Deus por você, pois na eternidade com Ele não haverá mais dor ou sofrimento.
5º Alerta: Busque o Senhor enquanto há tempo
Quem pode nos garantir que acordaremos vivos amanhã? A Bíblia diz que a nossa vida é como um sopro e que nossos dias são como uma sombra passageira (Salmos 144:4). É por isso que o profeta Isaías nos avisou que devemos entregar a nossa vida ao Senhor o quanto antes, porque não sabemos se teremos outra oportunidade amanhã. Veja o que ele disse no capítulo 55:
“Busquem o Senhor enquanto se pode achá-lo; clamem por ele enquanto está perto. Que o ímpio abandone seu caminho, e o homem mau, os seus pensamentos. Volte-se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus, pois ele perdoará de bom grado.” (Isaías 55:6,7)
Não importam os erros que você cometeu no passado. Deus não está preocupado como você conduziu a sua vida até hoje. O que Ele quer é que você se arrependa dos seus pecados e entregue a sua vida a Ele agora mesmo. Para isso, você precisa dar 3 passos importantes que eu vou te mostrar agora:
1º passo: Confesse seus pecados a Deus
A Bíblia diz: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1 João 1:9)
Como podemos ver, o perdão de Deus é uma promessa para todos nós, mas a decisão tem que partir de cada um de nós. Então, confesse os seus pecados ao Senhor e creia que já foi perdoado.
2º passo: Escolha andar na luz
Na Bíblia está escrito: “Deus é luz; nele não há treva alguma. Se afirmarmos que temos comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se andamos na luz como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.” (1 João 1:5-7)
Andar na luz significa abandonar a vida de pecado e deixar que Jesus transforme a nossa mente e coração. Quando fazemos isso, damos liberdade para que Ele nos transforme diariamente, e assim encontramos forças para vencer o pecado.
3º passo: Não fique se culpando
Se você confessou os seus pecados a Cristo, Ele já te perdoou e agora você não deve ficar se culpando mais. O inimigo tentará te acusar ao dizer que você é muito pecador(a) e que Deus não poderá te perdoar. Por isso, ainda que você se sinta sujo(a) e não merecedor das bênçãos de Deus, tome posse do perdão pela fé. Amém?
Conclusão
Irmãos, Jesus está prestes a voltar. E o profeta Isaías foi usado pelo Senhor para nos dar avisos importantes a respeito do que fazer e o que não fazer nos dias de hoje. Cristo pagou um alto preço pelas nossas vidas e não podemos desperdiçar a oportunidade de sermos salvos por Ele. Os últimos dias serão terríveis e você não precisa sofrer junto com os ímpios. Mas, para isso, você tem que atender ao chamado que Deus está te fazendo hoje!
Cristãos intolerantes, acusadores e mal educados

Você não está sozinho. Jesus está com você

Deus revela sua grandeza nas pequenas coisas

Descubra quem são as duas bestas do Apocalipse - (Quem elas representam)

As 10 pragas do Egito - A verdade que poucos conhecem

Cristo ou Barrabás?

O paralítico do tanque de Betesda

Aprenda a ver com a visão de Deus

Palavra de Deus para hoje: Jesus pode salvar sua família - (Falando ao Coração)

Deus pode nos mandar praticar o erro alguma vez?

Olhe para o céu e tenha esperança

O jejum que agrada a Deus

Vamos reconhecer as pessoas no céu? (familiares e amigos) - Pastor Antonio Junior

Viva pela fé e Deus te honrará -

Cuidado com a falta de perdão - (Quem não perdoa não é perdoado) -

O encontro de Zaqueu com Jesus

Apenas louve a Deus

Conheça os efeitos da pornografia na vida do cristão

Face a Face com Deus

Caminhe com Deus pela fé

Como ter a certeza da salvação (Vida eterna com Jesus Cristo)

A semente da verdade | Histórias para reflexão

Valorize quem te ama | Histórias para reflexão

Pare de ser egoísta e pense nos outros
