7 trombetas do Apocalipse - Descubra o que vai acontecer quando os anjos tocarem as trombetas

ASSISTA NO YOUTUBE ► 7 trombetas do Apocalipse - Descubra o que acontecerá quando os anjos tocarem as trombetas

No livro de Apocalipse, o apóstolo João teve uma visão do fim dos tempos em que Deus derrama sua ira como julgamento pelos pecados do mundo.

Serão sete anos que irão começar com a assinatura de um tratado de paz mundial proposto pelo anticristo. Nos primeiros três anos e meio, o mundo desfrutará uma falsa paz, apenas para controle social. Mas, nos últimos três anos e meio, virá um tempo de grande juízo sobre toda a terra, não só para provar aqueles que rejeitaram o evangelho de Cristo, como também para salvar a nação de Israel, que finalmente reconhecerá Jesus como o Messias - o enviado de Deus.

E talvez você esteja se perguntando: “Mas por que haverá tanta destruição no fim dos tempos?”  É que a Bíblia diz que Deus é amor (1 João 4:8), mas Ele também ama a justiça e a retidão (Salmos 33:5; Salmos 89:14), por isso, o Senhor não deixará o pecado sem consequências. Como as pessoas O desprezaram e rejeitaram o seu Filho Jesus, elas passarão por esse momento de muito sofrimento, no entanto, todas terão a oportunidade de se arrependerem de seus pecados e serem salvas das garras de Satanás. 

A Bíblia mostra que esse julgamento de Deus sobre as nações será dividido em três séries de 7: os sete selos, as sete trombetas e as sete taças. Hoje vamos tratar das sete trombetas, que estão descritas nos capítulos 8 a 11 do Livro de Apocalipse.  De acordo com a Bíblia, as sete trombetas do Apocalipse surgem quando Jesus abre o sétimo selo. Vamos ver o que está escrito:  

“Quando ele abriu o sétimo selo, houve silêncio no céu por volta de meia hora. Vi os sete anjos que se acham em pé diante de Deus; a eles foram dadas sete trombetas. (...) Então os sete anjos, que tinham as sete trombetas, prepararam-se para tocá-las.” (Apocalipse 8:1,2;6).

E você pode estar se perguntando: mas por que a trombeta? Qual o significado desse instrumento para Deus? Tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, as trombetas eram tocadas pelos sacerdotes para avisar o povo sempre que um evento importante, de origem divina, estava prestes a acontecer. Agora que você sabe disso, vamos ver o que aconteceu na Terra cada vez que um anjo do Senhor tocava uma das sete trombetas do Apocalipse:

1ª Trombeta

Assim que o primeiro anjo tocou a sua trombeta, granizo e fogo misturados com sangue cairam do céu, queimando um terço da Terra, um terço das árvores e todas as plantas verdes existentes (Apocalipse 8:7). E, como consequência disso, milhares de pessoas e animais perderam sua vida, seja pelo fogo e pela violência da queda do granizo ou pela falta de alimentos que a chuva trará.

Segundo estudiosos da Bíblia, essa é uma descrição simbólica para se referir aos diversos desastres que afligirão a terra para castigar o pecado dos ímpios, e avisar que não se pode perseguir a Igreja de Cristo sem que haja consequências.

2ª Trombeta

Logo que o segundo anjo tocou sua trombeta, um meteoro invadiu a atmosfera terrestre e, ao cair sobre o mar, destruiu um terço dos animais marinhos e um terço das embarcações (Apocalipse 8:8,9). Provavelmente, tsunamis arrasem centenas de cidades costeiras.

Isso mostra a grandeza da ira do Senhor com aqueles que não O seguem, pois acontecerão desastres naturais e econômicos jamais vistos em toda a humanidade.

3ª Trombeta

Assim que o terceiro anjo tocou a sua trombeta, mais um asteroide caiu sobre a terra, só que agora, cairá sobre o continente, afetando rios e lagos e prejudicando o abastecimento de água, pois elas se tornarão amargas e muitas pessoas morrerão por causa disso (Apocalipse 8:10,11).

Quando essas catástrofes acontecerem, provavelmente as pessoas se revoltarão contra Deus, e aí percebemos como será difícil se arrepender durante a grande tribulação. Como eu disse, haverá oportunidade de salvação, mas, a maioria vai se voltar contra o Criador e rejeitar a Jesus.

4ª Trombeta

Quando o quarto anjo tocou sua trombeta, um terço do sol, da lua e das estrelas foram atingidos por Deus para que parte do dia e da noite ficassem completamente escuros (Apocalipse 8:12).

Além de deixar parte da Terra na escuridão, podemos deduzir que a temperatura média do ar diminuirá; as plantações e as lavouras secarão e a fome matará pessoas em todos os lugares. Com tudo isso, Deus prova mais uma vez, que Ele tem todo o poder e que somente aqueles que se rendem a Ele serão salvos do Seu juízo.

5ª Trombeta

Pouco antes de a quinta trombeta tocar, João vê e ouve um anjo voando pelo meio do céu, dizendo em alta voz:

“Ai, ai, ai dos que habitam na terra, por causa do toque das trombetas que está prestes a ser dado pelos três outros anjos" (Apocalipse 8:13)

Ele estava querendo mostrar às pessoas que as três trombetas que ainda serão tocadas, representarão juízos ainda piores da parte de Deus.

E quando o anjo toca a quinta trombeta, João vê uma estrela que havia caído na Terra (Apocalipse 9:1). Essa queda está relacionada à queda de Satanás, quando Jesus disse que o viu caindo do céu como um relâmpago (Lucas 10:18). Isso significa que Satanás e seus demônios são anjos caídos que estão na Terra e têm a permissão para atacar as pessoas com suas obras malignas.

Depois dessa queda, a Bíblia diz que um abismo foi aberto e dele saíram gafanhotos (Apocalipse 9:2-12), que invadiram a terra para perseguir e causar danos terríveis aos seres humanos durante cinco meses, deixando-os tão aflitos a ponto de buscarem a morte para aliviar seu sofrimento, mas não a encontrarão, pois nem mesmo a morte pode livrá-los desse tormento. Esses gafanhotos atingiram apenas os ímpios, que não tinham o selo de Deus na testa.

6ª Trombeta

Após o toque da sexta trombeta, foram libertos quatro anjos caídos que estavam presos no rio Eufrates, a fim de liderar um grande número de tropas na batalha para matar um terço da humanidade (Apocalipse 9:15). Eles montam cavalos e usam couraças vermelhas, azuis e amarelas, simbolizando as pragas que infligem à humanidade: fogo, fumaça e enxofre. Esse é o exército de 200 milhões de soldados (Apocalipse 9:16) que atravessarão o rio Eufrates para tentar destruir Israel no vale do Armagedom.

7ª Trombeta

Assim que a última trombeta foi tocada pelo anjo, vozes no céu começaram a cantar:  “O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre." (Apocalipse 11:15)  

Então, os 24 anciãos que estavam assentados em seus tronos diante de Deus, se prostraram e adoraram ao Senhor (Apocalipse 11:16,17). Enquanto isso, as pessoas que morreram por causa da Palavra de Deus receberão os seus galardões, enquanto seus perseguidores serão destruídos (Apocalipse 11:18).

Depois disso, foi aberto o santuário de Deus no céu, e ali foi vista a arca da aliança (Apocalipse 11:19). Haverá muitos relâmpagos e trovões e as pessoas no céu se alegrarão por saber que Jesus em breve derrotará Satanás e colocará um fim ao mal na Terra, estabelecendo Seu reino eterno.

Agora, já não há mais tempo para arrependimento e os ímpios não poderão escapar da ira de Deus, que começará a derramar as sete taças do Apocalipse sobre eles.

Conclusão

Mesmo depois da abertura dos sete selos e do toque dessas sete trombetas, muitas pessoas não se arrependerão de seus pecados, e continuarão vivendo longe da presença do Senhor. Assim como o coração dos egípcios se endureceu quando Deus usou Moisés para trazer pragas ao Egito, o coração deles se endureceu contra Deus.

Então, meu irmão, se você ainda não entregou a sua vida para Jesus, não deixe isso para depois. O tempo de tudo isso acontecer está cada vez mais próximo e você não precisa passar por todas essas aflições que virão; basta que você reconheça Cristo como o Senhor e Salvador de sua vida e obedeça a Sua Palavra.  Deus te abençoe. 

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados