5 fatos sobre o Céu que vão te deixar de boca aberta!
por: Antonio Júnior
ASSISTA NO YOUTUBE ► 5 fatos sobre o Céu que vão te deixar de boca aberta!
Como será a vida no céu? O que faremos lá? Encontraremos nossos familiares e amigos? Eu tenho certeza que você já fez essas perguntas pelo menos uma vez na vida, não é mesmo?
De acordo com a Bíblia, o céu é o destino daqueles que creram em Jesus como seu Salvador e obedeceram a Sua Palavra. E, para se ter uma ideia de como essas dúvidas a respeito do céu sempre existiram, eu vou te mostrar uma pergunta que Jó, um dos personagens mais conhecidos e mais antigos da Bíblia, fez quando estava passando pelo pior momento de sua vida. Ele disse:
“Quando um homem morre, acaso tornará a viver? Durante todos os dias do meu árduo trabalho esperarei pela meu descanso.” (Jó 14:14)
Jó tinha a esperança de que, após perder todos os seus bens, sua família, sua saúde e morrer, ele encontraria paz e descanso em algum lugar. E esse lugar era o céu. Sim, meus irmãos, o céu existe. Mas ele não se parece em nada com a visão que a maioria das pessoas tem sobre ele.
É muito comum vermos na televisão, seja em desenhos animados ou em qualquer outro tipo de programação, uma representação do céu cheia de pessoas vestidas de branco, passeando pelas nuvens ou por um jardim, sem nada para fazer. E, por causa disso, muitos ridicularizam a ideia de uma morada celestial ou simplesmente a tratam como algo que existe apenas no imaginário.
Por isso, neste vídeo, eu vou te apresentar 5 fatos sobre o céu que vão te deixar de boca aberta e, com certeza, vão inspirar a sua fé.
1) O céu é um lugar real para pessoas reais
Uma das promessas mais lindas e emocionantes que Jesus fez é encontrada em João 14. Ele disse:
"Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver. Vocês conhecem o caminho para onde vou". (João 14:1-4)
Se o próprio Cristo disse que nos prepararia um lugar na casa do Pai, imagine só como esse lugar deve ser! Você realmente acredita que o céu é apenas um monte de nuvens e de fumaça branca, com espíritos voando para lá e para cá, tocando uma música sem graça? É óbvio que não! O céu será um lugar lindo, cheio de cores, de alegria, com ruas de ouro e portões feitos com as pedras mais preciosas que possam existir. E eu vou falar um pouco mais sobre isso daqui a pouco.
Além do mais, nós não seremos como aquelas figuras que vemos na TV, que mais parecem fantasmas vestindo branco e com uma harpa nas mãos. Nós seremos reais! E quem nos prova isso também é o próprio Jesus. Quando Ele ressuscitou, Ele voltou com um corpo físico real, glorificado e imortal. Foi por isso que ele disse aos discípulos quando eles O viram pela primeira vez depois que Ele saiu do túmulo.
“Vejam as minhas mãos e os meus pés. Sou eu mesmo! Toquem-me e vejam; um espírito não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho" (Lucas 24:39)
Jesus não saiu do túmulo parecendo um fantasma. Ele tinha um corpo real e glorificado, e nós também teremos um corpo assim no céu no céu! A Bíblia também diz em Atos 10 que Ele também bebeu e comeu com seus amigos depois que deixou a sepultura (Atos 10:40,41). E nós também comeremos lá!
Resumindo: teremos um corpo físico que não está preso ao tempo, pois não se desgasta e nem envelhece; ele não está preso à matéria, pois pode tanto atravessar uma parede como encostar nela. E ele também não está preso ao espaço, pois pode se deslocar de um lugar para o outro independente da distância. Poderemos comer, andar e respirar, sem depender de alimento, gravidade ou oxigênio. Você consegue se imaginar em um corpo assim?
2) O céu será um lugar de beleza inimaginável
O apóstolo Paulo faz uma declaração sobre isso em sua primeira Carta aos Coríntios, no capítulo 2. Veja o que ele disse:
"Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam" (1 Coríntios 2:9)
Se a Terra, que foi criada em apenas 6 dias, já é um lugar maravilhoso, cheio de belezas naturais, imagine só o céu, que tem sido preparado por Jesus para a nossa chegada a milhares de anos! Como eu disse no tópico anterior, o céu está muito longe de ser apenas um lugar cheio de nuvem e fumaça.
Eu não tenho dúvida que os nossos 5 sentidos serão provados de uma forma inigualável quando estivermos ao lado de Jesus na eternidade. Sentiremos aromas, sabores e textura, ouviremos sons e veremos maravilhas que a nossa humanidade é incapaz de imaginar hoje. Eu fico imaginando que haverão cores que nunca tínhamos visto aqui, teremos sensações que este corpo mortal jamais sentiu, ouviremos sons extraordinários, que apenas ouvidos glorificados serão capazes de distinguir... Enfim, a nossa imaginação sempre será limitada ao tentar pensar nas coisas que existem na Casa do Pai.
Além de tudo isso, outra coisa que irá nos surpreender no céu são as coisas que faremos e veremos por lá. Ruas de ouro, portões e muralhas de pedras preciosas (Apocalipse 21) são apenas algumas das coisas do lugar onde Deus nos espera. E falando em Deus, a Bíblia também afirma que a glória Dele é tão grande, tão maravilhosa, que não precisaremos do sol para vivermos na luz o tempo todo (Apocalipse 21:23).
E tem mais: está escrito que, assim que chegarmos ao céu, receberemos o nosso galardão, ou seja, a recompensa pelas boas obras que realizamos enquanto vivemos aqui na Terra. Sim, a salvação nos foi dada pela graça, independente das nossas obras (Efésios 2:8-9). Mas o galardão será fruto do nosso trabalho para o Reino (1 Coríntios 3:8,11-15). Não sabemos como serão essas recompensas, mas conhecendo o poder e o amor de Deus por nós, podemos ter certeza de que serão coisas maravilhosas, que nem conseguimos imaginar.
3) Os habitantes do céu viverão experiências incríveis
Você já se imaginou conversando com Moisés sobre a experiência dele de abrir o Mar Vermelho, ver cair comida do céu ou de tirar água de uma pedra? Ou, então, de ouvir o profeta Elias contar como foi emocionante deixar tudo para trás e subir ao céu em uma carruagem de fogo?
Saiba que isso será totalmente possível quando estivermos no céu. E A Bíblia nos traz um exemplo disso no Novo Testamento, quando aconteceu a Transfiguração de Jesus no monte. Vamos ler o que está escrito em Marcos 9:
“Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e os levou a um alto monte, onde ficaram a sós. Ali ele foi transfigurado diante deles. Suas roupas se tornaram brancas, de um branco resplandecente, como nenhum lavandeiro no mundo seria capaz de branqueá-las. E apareceram diante deles Elias e Moisés, os quais conversavam com Jesus.” (Marcos 9:2-4)
A transfiguração de Jesus foi o momento em que Ele deixou, por alguns momentos, o Seu corpo humano e assumiu o Seu corpo glorificado. Foi ali que Ele teve contato e conversou com Moisés e Elias. E é exatamente esse processo que ocorrerá conosco no céu e, assim como Cristo, também teremos contato com todos os personagens da Bíblia. Jesus disse que nós nos sentaremos à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no Reino dos céus (Mateus 8:11). Além disso, teremos contato com todas as pessoas que já viveram neste mundo um dia e aceitaram a Jesus como o Seu salvador, inclusive nossos parentes e amigos que foram salvos.
Outra característica impressionante desse corpo glorificado é a forma como ele se deslocará de um lugar para o outro, bem diferente da forma como nos locomovemos aqui na Terra. Na Bíblia vemos que, depois de morto e ressurreto, Jesus simplesmente desapareceu da presença de dois discípulos (Lucas 24:31) e, pouco tempo depois, apareceu dentro de uma sala que estava com as portas trancadas (Lucas 24:36).
E não é só isso: você conseguiria imaginar um lugar onde um cordeiro pudesse se alimentar ao lado de um lobo ou de um leão? Ou, então, ver uma criança brincando com uma cobra? Aqui na Terra, isso é impossível. Mas no céu, será algo normal. Em Isaías 11 está escrito:
“O lobo viverá com o cordeiro, o leopardo se deitará com o bode, o bezerro, o leão e o novilho gordo pastarão juntos; e uma criança os guiará. A vaca se alimentará com o urso, seus filhotes se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi. A criancinha brincará perto do esconderijo da cobra, a criança colocará a mão no ninho da víbora.” (Isaías 11:6-8)
4) A nossa personalidade será mantida no céu
Se a Bíblia diz em Romanos 12 que somos membros diferentes de um mesmo Corpo, que é Cristo, o que poderia nos fazer pensar que no céu nós seríamos todos iguais, como aquelas imagens que conhecemos, de pessoas com asas, uma auréola na cabeça e uma harpa na mão?
Irmãos, Deus manterá a nossa própria personalidade no céu. Ele nos criou como somos por um motivo que nos torna únicos para Ele. E Ele não tiraria isso de nós quando chegássemos ao céu. Caso contrário, o céu seria um lugar chato, monótono e sem graça - e isso é tudo o que a Morada de Deus não vai ser!
E, diferente do que existe aqui na Terra, não haverá nenhum sentimento ruim, como inveja, rancor, raiva, mágoa, depressão, tristeza... Apenas as coisas boas da nossa personalidade serão levadas ao céu, porque lá não há espaço para a maldade e o pecado que habitavam o nosso antigo corpo não existirá mais.
5) A Nova Jerusalém descerá para a Terra
O Livro de Apocalipse nos mostra que Jesus voltará à Terra, derrotará o Anticristo e o falso profeta e aprisionará Satanás por mil anos. Durante esse período, Ele governará o mundo, que será cheio de paz. Ao fim desses mil anos, o inimigo será liberto e, ao tentar se levantar contra o Senhor, será derrotado de uma vez por todas e lançado no inferno. E será a partir daí que algo incrível irá acontecer. Vamos ver como foi a visão que o apóstolo João teve sobre esse momento. Em Apocalipse 21 está escrito:
“Então vi um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham passado; e o mar já não existia. Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido. Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: ‘Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus. Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou". (Apocalipse 21:1-4)
Assim como qualquer nação, o céu também tem uma cidade capital. E ela se chama “Nova Jerusalém”. João relata que viu essa cidade descendo do céu, indicando que ela já existia. Da mesma forma que uma criança une dois pedaços diferentes de massa de modelar, o céu e a Terra se unirão e se tornarão um lugar só. Será uma fusão cósmica impressionante, que só teremos a dimensão quando ela de fato acontecer.
Conclusão
E, para concluir, em um dos seus sermões mais conhecidos, Jesus disse:
"Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus. Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados. Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança.” (Mateus 5:3-5)
Hoje em dia milhões de pessoas vagam pelo mundo sem um lugar para chamar de lar. Eles estão cansados, desesperados em busca de um local tranquilo e pacífico para viver, longe do terror, da violência, das guerras, da miséria... Há também aqueles que até têm uma casa, têm comida na mesa e moram em lugares tranquilos, mas que, no fundo, sabem que o seu lugar não é ali. E pode ser que esse seja o seu caso.
A boa notícia para esses dois grupos é que há um lugar onde todas as nossas necessidades serão supridas, todas as lágrimas serão enxugadas, toda a esperança renascerá e toda a dor desaparecerá. Esse lugar é o céu. Então, se você deseja passar a eternidade ao lado de Jesus nesse lugar maravilhoso, cheio de vida e de felicidade, basta crer que Cristo morreu pelos seus pecados e ressuscitou para te salvar. Você precisa recebê-lo como Senhor e Salvador de sua vida e, a partir daí, obedecer a Sua Palavra. Eu te garanto que será a melhor decisão que você poderá tomar! Veja o que a Bíblia diz:
“Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação. Como diz a Escritura: ‘Todo o que nele confia jamais será envergonhado’. Não há diferença entre judeus e gentios, pois o mesmo Senhor é Senhor de todos e abençoa ricamente todos os que o invocam, porque ‘todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo." (Romanos 10:9-13)
Como ter paz no coração

O jejum que agrada a Deus

Nunca é tarde para voltar para Deus

Por que sentir saudade é tão ruim? Saiba como superar a saudade

Palavra de Deus para você hoje: Deus nunca se atrasa

Deus quer curar as feridas da sua alma - (História de Naamã)

Diga sempre a verdade

Fique sempre alerta

A Bíblia é a Palavra de Deus

Ensinamentos de Jesus Cristo - Oração do Pai nosso (Pai nosso que estais no céu)

Relaxe e confie em Deus

O amor de Deus transforma

As drogas estão destruindo a vida do meu neto

Mãos calejadas | Histórias para reflexão

Como usar a armadura de Deus e vencer a batalha espiritual

Podemos pecar em sonho? O que a Bíblia diz vai te surpreender!

Senhor, ensina-nos a orar

O seu milagre está chegando!!! (Não desista) -

Deus usa os problemas para testar minha fé?

Por que Jesus disse: "Tenham bom ânimo, eu venci o mundo"?

Uma palavra de Deus para você! (Seu sofrimento vai passar)

O que é santidade e santificação?

A batalha pertence ao Senhor

Não engane a si mesmo. Pratique a Palavra de Deus
