4 dicas para não ser enganado por falsas amizades (de acordo com a Bíblia)

ASSISTA ESTE VÍDEO NO YOUTUBE! CLIQUE AQUI ► 4 dicas para não ser enganado por falsas amizades

Uma das coisas mais importantes na vida de qualquer ser humano é a amizade. Quem não gosta de ter bons amigos, não é mesmo? Nós fomos criados por Deus para nos relacionarmos uns com os outros, e por isso, um amigo de verdade pode ser uma bênção nas nossas vidas, pois nos ajuda a suportar os dias difíceis (Eclesiastes 4:9,10) .

Mas, infelizmente, nem todas as pessoas que surgem em nosso caminho querem o nosso bem. Há muitas que aparecem apenas para nos prejudicar. No início elas até parecem ser boazinhas e fazem de tudo para demonstrar que podemos contar com elas em qualquer situação. Mas, a verdade é que elas são falsas e estão apenas esperando uma oportunidade de mostrar quem elas realmente são. Por isso devemos tomar muito cuidado com quem consideramos nossos amigos! Veja o que o rei Salomão escreveu:

“Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal.” (Provérbios 13:20)

Então, para que a sua vida não seja prejudicada por esse tipo de pessoa, eu vou te dar 4 conselhos que estão na Bíblia para você ficar bem longe das falsas amizades:

1º conselho) Não queira ser amigo de todo mundo

Poucos homens da Bíblia falaram tanto de amizade quanto o rei Salomão. Em Provérbios 18:24, ele diz que “quem tem muitos amigos pode chegar à ruína” e isso acontece porque nem todas as pessoas são boas e algumas delas podem se aproveitar dessa amizade para tirar algum proveito e nos prejudicar.

E você pode estar se perguntando: “Mas, pastor, Jesus não disse que nós devemos amar todas as pessoas, inclusive os nossos inimigos?”. Sim, Ele disse! Mas uma coisa é amar alguém, outra coisa é ser amigo dela. Uma relação de amizade tem a ver com intimidade, com confiança. E é somente com um amigo de verdade que podemos falar sobre os nossos sonhos, desejos e medos.

Se prestarmos atenção nos Evangelhos, veremos que Jesus era seguido por multidões, mas tinha poucos amigos de verdade. Além dos 12 que Ele escolheu para O acompanhar durante todo o Seu ministério, Ele tinha poucas pessoas em que podia confiar verdadeiramente, como, por exemplo, os irmãos Lázaro, Marta e Maria. A grande maioria das pessoas só permanecia ao Seu lado por algum tipo de interesse - elas queriam ver e receber milagres.

Então, tome muito cuidado com quem está ao seu lado e tente ver qual é a intenção de cada pessoa que diz ser sua amiga. Como ela reage quando você passa por um momento difícil? Ela se entristece com você? E quando algo bom acontece? Ela fica feliz ao seu lado? Se você conseguir avaliar o comportamento das pessoas que estão perto de você, conseguirá eliminar muita gente ruim da sua vida.

2º conselho) Seja mais seletivo

Você sabia que as os falsos amigos podem nos influenciar a fazer coisas que nos afastam da presença de Deus? É exatamente isso que o apóstolo Paulo escreveu em 1 Coríntios 15. Veja o que ele disse:

“Não se deixem enganar: ‘as más companhias corrompem os bons costumes". (1 Coríntios 15:33)

Algumas pessoas têm um poder muito grande de convencimento e podem muito bem nos influenciar a fazer coisas que não são boas, sem que percebamos. Falsos amigos podem nos levar a mentir para nossos pais, trair a confiança de nossos cônjuges, fazer algo ilícito no trabalho, prejudicar pessoas... Entre outras coisas que desagradam ao Senhor. Por isso,é tão importante saber escolher muito bem os nossos amigos, caso contrário, sofreremos as consequências de andar com pessoas que não querem obedecer a Palavra de Deus.

Mas, isso não significa que você tenha que “dar as costas” para essas pessoas, nem as tratar mal. A Bíblia diz que nós devemos orar por elas e aconselhá-las a mudarem os seus caminhos. Como eu disse no início do vídeo: nós precisamos amá-las, mesmo não tendo uma relação de amizade com elas. O fato de não ser amigo de alguém, não significa que você é inimigo, mas que você não vai abrir a sua vida para essa pessoa nem confiar nela.

3º conselho) Desconfie das pessoas que se aproximam de você

Eu sei que isso pode parecer chato, mas não podemos confiar em todo mundo que surge em nossas vidas. Como eu disse, algumas pessoas se aproximam de nós com a intenção de nos fazer mal. Veja o que Jesus disse em Mateus 10:

“Eu os estou enviando como ovelhas entre lobos. Portanto, sejam prudentes como as serpentes e simples como as pombas.” (Mateus 10:16)

Por causa do pecado, nós vivemos em um mundo corrompido e, por isso, uma hora ou outra iremos conviver com pessoas que são como “lobos”, ou seja, que são oportunistas e que sempre tentam encontrar uma forma de se aproveitarem das “ovelhas”. Mas isso não é uma desculpa para nos afastarmos das pessoas.

Quando Jesus disse que devemos ser “prudentes como as serpentes”, Ele quis dizer que devemos ficar atentos em relação àqueles que se aproximam de nós com “segundas intenções”. Ao mesmo tempo, Ele nos pede que sejamos “simples como as pombas”, ou seja, que tenhamos serenidade para lidar com essas pessoas. Jesus não deixava que as pessoas se aproveitassem dEle, mas também não as maltratava, porque sabia que elas poderiam ser transformadas com Seus ensinamentos. Então olhe para as pessoas que vão aparecendo na sua vida e aprenda a se “distanciar” emocionalmente daquelas que têm a intenção de te prejudicar; porém, não as trate mal ou com desprezo, pois o seu testemunho pode abrir os olhos e o coração delas.

4º conselho) Observe como a pessoa se relaciona com os outros

Se você desconfia das intenções de alguma pessoa que diz ser sua amiga, a melhor coisa que você tem a fazer é observar como ela se relaciona com os outros. Se ela vive falando mal dos outros para você, é muito provável que também fale mal de você para as outras pessoas. E isso também vale para informações sigilosas: se ela conta os segredos dos outros para você, quem te garante que ela também não guarda os seus segredos? O salmista sabia muito bem os riscos que esse tipo de amizade trazia, pois isso orou a Deus:

“Senhor, livra-me dos lábios mentirosos e da língua traiçoeira!” (Salmos 120:2).

Eu gostaria de trazer uma reflexão que também irá te ajudar a identificar se a amizade que você tem com determinada pessoa é verdadeira ou falsa. Pare por um instante e pense em algum amigo ou amiga, e responda estas perguntas: Essa pessoa te aproxima de Deus? Você se sente bem ao lado dela? Ela fica feliz com as suas conquistas e te conforta nos momentos difíceis? Se a resposta para essas perguntas foi “Não”, a melhor coisa a se fazer é se afastar dessa pessoa e não confiar nela, caso contrário, você acabará sofrendo.

Eu espero que este vídeo tenha te ajudado a identificar as falsas amizades que existem em sua vida e, também, a valorizar aquelas que são verdadeiras e que fazem de você uma pessoa melhor. Que Deus te abençoe.

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados