Impossível não mudar de vida com esta pregação impactante

ASSISTA NO YOUTUBE ► Impossível não mudar de vida com esta pregação impactante

Em Gênesis 17:1 Deus diz a Abraão: “Ande na Minha presença e seja perfeito”. Ou seja, Deus estava dizendo que se Abraão andasse com Ele, seria perfeito. Mas será que isso é possível?

Vamos ler Mateus 5:43-48:

"Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’. Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos. Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa receberão? Até os publicanos fazem isso! E se vocês saudarem apenas os seus irmãos, o que estarão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso! Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês" (Mateus 5:43-48)

Antes de tudo, vamos ver o que NÃO é ser perfeito:

Ser perfeito não significa que você nunca irá pecar, pois a Bíblia diz que “se dissermos que não temos pecado, enganamos a nós mesmos e fazemos de Deus um mentiroso” (1 João 1:8-10).

A “perfeição” que Cristo se refere é você agir com amor, mesmo com seus inimigos. Assim como Deus faz conosco! Ele disse: “Sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês".

Em Colossenses 1:28, Paulo disse: “Nós o proclamamos, advertindo e ensinando a cada um com toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo.”

Em Tiago 3:2 está escrito: “Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo.”

Isso mostra que, na Bíblia, sempre que você ler a palavra “perfeito”, significa “maduro, íntegro”.

Sabemos que as pessoas julgam a perfeição pelas coisas externas, mas Deus julga as motivações do coração. Por exemplo: quando Deus foi escolher um rei para Israel, o profeta Samuel foi até a casa de Jessé. Veja como foi:

“Quando chegaram, Samuel viu Eliabe e pensou: ‘Com certeza este aqui é o que o Senhor quer ungir’. O Senhor, contudo, disse a Samuel: ‘Não considere a sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração” (1 Samuel 16:6,7).

Depois todos os irmãos serem rejeitados, o profeta mandou chamar Davi e o ungiu para ser rei. O tempo passou e, quando finalmente Davi se tornou rei, provavelmente foi neste momento que ele escreveu o Salmo 101. Vamos ler o salmo inteiro:

“Cantarei a lealdade e a justiça. A ti, Senhor, cantarei louvores! Seguirei o caminho da integridade; quando virás ao meu encontro? Em minha casa viverei de coração íntegro. Repudiarei todo mal. Odeio a conduta dos infiéis; jamais me dominará! Longe estou dos perversos de coração; não quero envolver-me com o mal. Farei calar ao que difama o próximo às ocultas. Não vou tolerar o homem de olhos arrogantes e de coração orgulhoso. Meus olhos aprovam os fiéis da terra, e eles habitarão comigo. Somente quem tem vida íntegra me servirá. Quem pratica a fraude não habitará no meu santuário; o mentiroso não permanecerá na minha presença. Cada manhã fiz calar todos os ímpios desta terra; eliminei todos os malfeitores da cidade do Senhor” (Salmos 101:1-8).

Neste Salmo Davi mostra que queria viver uma vida de total obediência a Deus, mas, infelizmente, ele acabou cometendo o adultério com uma mulher chamada Bate-Seba e mandou assassinar seu esposo Urias.

(Você também já fez promessas a Deus que não cumpriu? Eu já...

Do relacionamento de Davi com Bate-Seba, nasceu um menino que veio a morrer poucos dias depois do seu nascimento. Davi sofreu muito e Deus foi misericordioso ao lhe dar outro filho chamado Salomão, que futuramente se tornou rei de Israel. Porém, Salomão se corrompeu. Vamos ler 1 Reis 11:1-4:

“O rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha do faraó. Eram mulheres moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hititas. Elas eram das nações sobre as quais o Senhor tinha dito aos israelitas: ‘Vocês não poderão tomar mulheres dentre essas nações, porque elas os farão desviar-se para seguir os seus deuses’. No entanto, Salomão apegou-se amorosamente a elas. Casou com setecentas princesas e trezentas concubinas, e as suas mulheres o levaram a desviar-se. À medida que Salomão foi envelhecendo, suas mulheres o induziram a voltar-se para outros deuses, e o seu coração já não era totalmente dedicado ao Senhor, o seu Deus, como fora o coração do seu pai Davi” (1 Reis 11:1-4).

Perceba uma coisa: mesmo depois daqueles pecados graves que Davi cometeu, ele continuou com o coração perfeito aos olhos de Deus. Como pode isso?

É que Davi se arrependeu profundamente e voltou para os caminhos do Senhor. Vamos ler o Salmo 51 inteiro (lembrando que os salmos da Bíblia não foram escritos em ordem cronológica):

“Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões. Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado. Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue. Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me. Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe. Sei que desejas a verdade no íntimo; e no coração me ensinas a sabedoria. Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei. Faze-me ouvir de novo júbilo e alegria; e os ossos que esmagaste exultarão. Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniqüidades. Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável. Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu Santo Espírito. Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer. Então ensinarei os teus caminhos aos transgressores, para que os pecadores se voltem para ti. Livra-me da culpa dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação! E a minha língua aclamará à tua justiça. Ó Senhor, dá palavras aos meus lábios, e a minha boca anunciará o teu louvor. Não te deleitas em sacrifícios nem te agradas em holocaustos, se não eu os traria. Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás. Por tua boa vontade faze Sião prosperar; ergue os muros de Jerusalém. Então te agradarás dos sacrifícios sinceros, das ofertas queimadas e dos holocaustos; e novilhos serão oferecidos sobre o teu altar.” (Salmos 51:1-19)

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados