Compreendendo as tentações
por: Antonio Júnior

"Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca" (Mateus 26:41).
Muitos de nós sofremos desnecessariamente por causa de ideias erradas que temos sobre as tentações. E a principal delas é esperar que as tentações acabem, ou, pelo menos, diminuam com o passar do tempo.
Quando os israelitas entraram na Terra Prometida, eles tinham essa mesma expectativa, porém, ficaram surpresos quando perceberam que os cananeus ainda habitavam lá. Desanimados, eles chegaram a pensar que haviam chegado ao território errado: "Certamente esta não poderia ser a terra que o Senhor nos prometeu", podem ter pensado. No entanto, a Palavra de Deus deixa claro que a nossa vida cristã, do início ao fim, é uma verdadeira guerra! Paulo diz que devemos lutar "(...) contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais" (Efésios 6:12).
E o nível de tentações do cristão aumenta à medida que ele se aproxima de Deus. Perceba que quando o povo de Israel deixou o Egito, Deus não os levou à Canaã pelo território os filisteus, embora o caminho fosse mais curto. Porque Deus disse: "Se eles se defrontarem com a guerra, talvez se arrependam e voltem para o Egito" (Êxodo 13:17).
Deus sabia que a fé do povo não era suficiente e, por isso, o protegeu de seus inimigos. Porém, depois que a fé do povo cresceu, o Senhor permitiu que Israel enfrentasse muitas nações muito poderosas. Da mesma forma, Deus exige que você lute até vencer as tentações para conquistar a vida prometida por Ele. Na verdade, o ataque inimigo provou que Israel estava na Terra Prometida, ou seja, estava exatamente no lugar que Deus queria. Então, enfrentar as tentações prova que você está realmente firme com Cristo!