Devemos chorar ao ver o sofrimento de Jesus?
por: Antonio Júnior
Estamos nos aproximando da Páscoa, época maravilhosa em que celebramos a ressurreição de Jesus, que se entregou à morte para que fôssemos salvos. É nessa época também que muitas emissoras de televisão costumam exibir filmes que retratam esse acontecimento bíblico e, entre os mais conhecidos está: "A paixão de Cristo", que mostra com muita realidade o sofrimento de Jesus no Calvário.
As cenas desse filme são tão fortes que dificilmente alguém não fica chocada ao assistí-lo. Eu mesmo conheço pessoas que choram todas as vezes em que veem Jesus sendo chicoteado e humilhado pelos soldados romanos. Elas sentem pena por Ele ter sofrido daquele jeito, mesmo nunca tendo cometido um pecado sequer. Se uma representação da morte de Jesus já faz muita gente chorar, imagine o que sentiram as pessoas que presenciaram tudo acontecer de verdade! A Bíblia traz um relato interessante sobre esse momento:
"Um grande número de pessoas o seguia, inclusive mulheres que lamentavam e choravam por ele. Jesus voltou-se e disse-lhes: ‘Filhas de Jerusalém, não chorem por mim, chorem por vocês mesmas e por seus filhos!’" (Lucas 23:27-28).
Jesus estava a caminho da morte. Em poucas horas o Filho de Deus deixaria a Terra da forma mais cruel possível. Sobre seus ombros pesava a cruz, símbolo do vexame com que eram tratados os condenados. Diante dos açoites e do peso que carregava, Jesus estava completamente debilitado, até que, durante seu trajeto ao Calvário, ele viu algumas mulheres lamentando e chorando por Ele. Elas não estavam chorando por causa dos pecados dos governantes que o condenaram à morte, nem pela multidão que exigia sua crucificação, nem pelos seus próprios pecados. Elas estavam chorando ao ver o sofrimento de Jesus, um inocente que nada fez para merecer aquilo.
Jesus, porém, chamou a atenção daquelas mulheres! Ele não queria o sentimentalismo delas, pois, na verdade, elas é que precisavam da misericórdia de Deus. Jesus não tinha pecados. Ele não estava indo para a cruz porque merecia; Ele estava entregando sua vida como pagamento pelos pecados delas e de todas as pessoas do mundo. E se aquelas mulheres não se arrependessem, morreriam sem receber a salvação. É por isso que a Bíblia diz:
"Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido. Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados" (Isaías 53:4-5).
Devemos chorar por nós mesmos, pelos erros que insistimos em cometer dia após dia. Jesus não precisa que sintamos pena Dele, porque Ele não é digno de pena; mas nós somos. Ser sentimental com o sofrimento de Jesus não resolve o nosso problema. É preciso bem mais do que isso. É necessário reconhecer que os nossos pecados levaram Jesus para a cruz. Precisamos reconhecer a nossa condição de pecador e crer de todo o coração no perdão que Ele conquistou naquele momento.
Jesus estava morrendo pelos pecados daquelas mulheres e de seus filhos. É por isso que ele disse: "Não chorem por mim, chorem por vocês mesmas e por seus filhos". Da mesma forma Ele diz a nós hoje: Não chore por mim, pois Eu vendi a morte e ressuscitei. Chore em arrependimento pelos seus pecados, pois só assim você poderá ressuscitar no último dia e morar na Eternidade comigo!
LEIA TAMBÉM:
O verdadeiro sentido da páscoa
Cristo ou Barrabas
O que significa aceitar Jesus?
Aceitei Jesus e agora?
Como ser discípulo de Jesus