Como vencer o ciúmes?
por: Antonio Júnior
"…Vocês ainda são carnais. Porque, visto que há ciumes e divisão entre vocês, não estão sendo carnais e agindo como mundanos?" (1 Coríntios 3:3)
Conta-se a história de dois lojistas que eram muito rivais. Todos os dias eles ficavam de olho no serviço do outro e se um deles atendia um cliente, na hora já sorria para o outro com aquele olhar de deboche. Então certa noite, um anjo apareceu a um deles em sonho e disse: "Eu te darei o que você me pedir, mas aquilo que você receber, seu concorrente receberá em dobro. E então? Qual será o seu pedido?” O homem franziu a testa, analisou bem e respondeu: "Me deixe cego de um olho!"
Veja que ciúme terrível esse homem tinha no coração! Mas não podemos esquecer que nós também não estamos livres deste sentimento tão destrutivo! Devemos refletir: Como nos sentimos ao ver o nosso irmão sendo abençoado? E quando tal pessoa começa a ganhar mais do que nós, ou é promovida e nós não?
Na igreja de Corinto, o ciúme teve o poder de provocar uma divisão na igreja, causando muitas contendas. Aqueles cristãos tinham recebido o Evangelho e Deus os havia abençoado com muitos dons espirituais, mas eles não deixaram que o Espírito Santo transformasse seus corações. Com isso, sentiram ciúmes uns dos outros ao invés de se alegrarem juntos, e isso dividiu toda a comunidade. Podemos entender com isso, que quando uma pessoa entrega sua vida a Jesus, ela não deixa automaticamente de ser uma pessoa carnal e imatura. Ela precisa deixar o poder transformador do Evangelho mudar seu coração, senão ela continuará agindo como os mundanos. Por isso Paulo os repreendeu, pois agora as pessoas daquela igreja deveriam abandonar a carne e honrarem o compromisso com Cristo.
"Qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado, nisto conhecemos que estamos nele. Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou." (1 João 2:5-6)
Eu e você somos desafiados todos os dias a desejar o melhor para as pessoas, como diz este versículo: "Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se alegram, e chorai com os que choram". (Romanos 12:14,15) Talvez, chorar com os que choram pode ser mais fácil, mas devemos também nos alegrar quando os outros estiverem felizes! Devemos ser gratos por aquilo que já temos e confiar que Deus nunca deixará nada nos faltar. A gratidão é o melhor remédio para o ciúme e é um dos maiores indicadores de que o Espírito Santo está agindo em nossas vidas. Por isso, em vez de sentir ciúmes, vamos agradecer pelos dons que temos e nos alegrar com as bênçãos dos outros, para que Deus se alegre conosco!
LEIA TAMBÉM:
Como lidar com a decepção
Lidando com os problemas da igreja
Cria em mim ó Deus um coração puro